A Faculdade Ideal Trends oferece um dos melhores cursos de Gestão de Empreendimentos de Saúde disponíveis no momento. Com profissionais de ensino, mestres e doutores na área de gestão e saúde, a faculdade oferece uma formação com conteúdo de qualidade e uma experiência 100% eficaz no ambiente online.

Gestão hospitalar

Nesse sentido, a formação de qualidade pode te diferenciar no mercado. Navegue pelos tópicos para acessar informações completas e encontrar tudo o que precisa para escolher se formar pela Faculdade Ideal Trends:

Conheça mais sobre a área de Gestão de Empreendimentos de Saúde, ou gestão hospitalar e por que escolher a Faculdade Ideal Trends para sua formação.

O que é o curso de Gestão de Empreendimentos de Saúde? 

Hospitais, clínicas odontológicas, estéticas ou convênios têm diversas funções nos setores de administração e gestão, afinal, empreendimentos de saúde ainda são empreendimentos e precisam de profissionais especializados no controle de gastos, inventários, questões burocráticas imediatas, RH, assessoria e comunicação.

Então, para conseguir compilar tantas possíveis responsabilidades e informações, o curso de Gestão de Empreendimentos de Saúde, ou Gestão Hospitalar, foi criado com uma grade de aulas completa.

O intuito do curso de Gestão de Empreendimentos de Saúde é formar profissionais com experiência e expertise, ensinados e treinados para analisar tendências e oportunidades.

Essa capacidade fornece as ferramentas necessárias para o crescimento empresarial na área da saúde, utilizando-se de meios tecnológicos e técnicas modernas, criadas para colocar o empreendimento adiante da concorrência.

Dentro do curso de Gestão de Empreendimento de Saúde, o estudante passa a saber como gerenciar toda a questão administrativa no âmbito hospitalar, podendo agir em diversas pontas com informações privilegiadas fornecidas por um corpo docente especializado.

O estudante de Gestão de Empreendimento de Saúde passa a entender os fluxos de funcionamento do hospital, clínica ou empresa. Tendo as instruções corretas, todas as demandas podem ser resolvidas.

O gestor pode estar a frente de peças importantes, não necessariamente ligadas ao curso de administração, mas que recebem a devida atenção no curso de gestão. Por exemplo: comitês de crise, assessoria de imprensa, burocracia jurídica básica, financeiro e Recursos Humanos.

De forma sucinta, no futuro profissional, o gestor(a) poderá trabalhar com planejamento administrativo da instituição, controle e avaliação no gerenciamento (tomando como fio condutor os indicadores de sucesso usados), organização de processos envolvendo recursos do ambiente clínico, resolvendo problemas técnico-administrativos. 

Além do mais, como um dos focos do Faculdade Ideal Trends é promover uma liderança consciente e eficiente, os estudantes são ensinados a como liderar equipes multidisciplinares com competência.

Onde um profissional formado em gestão de empreendimentos de saúde pode trabalhar?

Primeiramente, ao se formar em Gestão de Empreendimentos de Saúde, o profissional poderá atuar nas seguintes áreas:

  • Hospitais (públicos ou privados);
  • Maternidades;
  • Clínicas;
  • Centros de Saúde;
  • Unidades básicas de saúde;
  • Laboratórios de análises clínicas e diagnósticos;
  • Órgãos públicos de saneamento básico;
  • Empresas prestadoras de serviços de saúde;
  • Secretarias de saúde;
  • Empresas de consultoria ligadas às áreas saúde (estética, odontológica ou geral);
  • Companhias farmacêuticas;
  • Drogarias (usando o conhecimento na parte de gestão e administração);
  • Operadoras de planos de saúde;
  • Consultórios médicos particulares;
  • Casas de saúde, repouso ou reabilitação;
  • Empresas de seguro de vida ou hospitalar;

Por conta disso, o curso de empreendimentos de saúde da Faculdade Ideal Trends conta com módulos de administração e gestão nos mais diversos ramos da saúde, mas as informações podem ser aplicadas em outras instituições. Logo, a formação obtida pode ser levada a áreas paralelas ou completamente fora da tangente de saúde.

Sendo assim, o profissional estará apto com os conhecimentos específicos para lidar com a burocracia hospitalar, mas também com uma grade que pode ser útil em outros empreendimentos.

Seja um profissional completo nas áreas de gestão para assumir grandes cargos corporativos. Clique e conheça o curso adequado para sua carreira.

Como é o mercado de trabalho para Gestão de Empreendimentos de Saúde?

Primeiramente, o profissional de Gestão de Empreendimentos de Saúde terá em sua alçada diversos possíveis cargos, dentro das possíveis instituições mencionadas no item acima.

Logo, suas competências são amplas o suficiente para garantir alguns dos seguintes cargos de destaque:

gestão de saúde e administração hospitalar

Chefe de Serviços de Saúde

Antes de tudo, responsável por elaborar estudos de viabilidade técnica e econômica, administrar serviços de assistência de saúde, analisar indicadores sociodemográficos da região atendida, levantar custos de departamentos, monitorar cumprimentos de normas técnicas, administrativas e legais, são algumas de suas funções.

Diretor de Serviços de Saúde

Primeiramente, esse profissional tem como algumas de suas funções:

  • Avaliar o desempenho dos equipamentos de saúde;
  • Coordenar projetos e programas de saúde;
  • Viabilizar captação de recursos;
  • Realizar convênios e parcerias para a instituição.

Além disso, implementar ações de saúde e segurança do trabalhador, integrar a elaboração de campanhas de promoção e divulgação dos serviços de saúde (vacinações, exames, etc), acompanhar resultados de ações de saúde, entre outros possíveis encargos a serem desempenhados neste importante cargo.

Diretor de Unidade Assistencial

Em primeiro lugar, Possui como algumas de suas funções estabelecer normas técnicas de funcionamento da unidade assistencial, gerenciar riscos na unidade, avaliar ações de vigilância de saúde, acertar a capacidade operacional, definir padrões de qualidade do serviço de saúde, avaliar resultado de campanhas e a necessidade de novas;

Gerente de Enfermagem

A princípio tem como algumas de suas funções: avaliar o desempenho dos equipamentos de saúde, gerenciar riscos, operacionalizar ações e normas de autoridades sanitárias, organizar fluxos de atendimentos aos usuários, analisar indicadores de saúde, levantar custos da prestação de serviços e dimensionar a rede própria ou credenciada de serviços de saúde.

Diretor Técnico de Unidade Hospitalar

Esse profissional possui como algumas de suas funções:

  • Estabelecer metas administrativas, técnicas e financeiras;
  • Aprovar normas de funcionamento das unidades assistenciais;
  • Aplicar as normas de funcionamento das unidades assistenciais;
  • Aplicar normas legais referentes ao funcionamento das unidades assistenciais ou de atenção à saúde (casas de apoio, drogarias…).

Além disso, acompanhar os processos de ação de saúde, definir aquisição de equipamentos, materiais e insumos, analisar estudos de custos de saúde, definir instruções de serviços internos, avaliar resultados e representar a instituição junto à sociedade.

Administrador de Ambulatório

Acima de tudo tem como algumas de suas funções monitorar cumprimento de normas técnicas, administrativas e legais, avaliar ações de vigilância de saúde, estabelecer metas administrativas, técnicas e financeiras, dimensionar necessidade de contratação, gerenciar serviços de assistência à saúde e estabelecer critérios de avaliação.

Gerente da Área de Saúde Mental

Possui como algumas de suas funções acompanhar processos e resultados de ações de saúde, viabilizar a captação de recursos, identificar perfis profissionais de acordo com as necessidades, estabelecer metas administrativas, técnicas e financeiras, avaliar ações de vigilância de saúde, gerenciar riscos, promover programas de qualidade de vida no trabalho e estabelecer critérios de avaliação.

Diretor de Divisão Médica

Primeiramente, tem como algumas de suas funções a implementação de ações de saúde e segurança do trabalhador, avaliar resultados financeiros, conciliar interesses dos usuários de serviços de saúde, adequar funcionamento da unidade assistencial às normas.

Entre outras funções estão estabelecer normas técnicas de funcionamento, acompanhar resultados de ação de saúde, analisar indicadores de saúde, realizar convênios e parcerias, participar da elaboração de campanhas de promoção e divulgação de serviços de saúde e, acima de tudo, liderar.

Gerente de Programas de Saúde

Tem como algumas de suas funções elaborar estudos de viabilidade técnica e econômica, definir instruções de serviços interno, levantar custos da prestação de serviços, avaliar desempenho dos equipamentos, promover programas de qualidade de vida no trabalho, acompanhar processos de ações de saúde e operacionalizar ações e normas de autoridades sanitárias.

Diretor de Departamento Médico

Primeiramente, tem como algumas de suas funções avaliar resultados financeiros, definir público-alvo de atendimento, gerenciar serviços de assistência à saúde, gerenciar riscos em farmacovigilância, aprovar mudanças em questões salariais e acompanhar o fluxo financeiro.

Além disso, ele ajuda a definir instalações físicas em função dos serviços, adequar o funcionamento da unidade assistencial às normas, definir investimentos e custeios, além de analisar demandas dos serviços de saúde.

Diretor de Unidade Hospitalar

Sobretudo, esse profissional possui como algumas de suas funções:

  • Gerenciar riscos;
  • Definir estratégias de avaliação;
  • Definir padrões de qualidade dos serviços de saúde;
  • Acompanhar processos de assistência à saúde;
  • Adequar o funcionamento da unidade assistencial às normas;
  • Realizar convênios e parcerias;
  • Implementar ações de saúde e segurança do trabalhador;
  • Analisar demandas dos serviços de saúde;
  • Promover estudos de custo dos serviços de saúde;
  • Estabelecer critérios de avaliação.

Do mesmo modo, um candidato graduado em gestão de empreendimentos de saúde pode também atuar como coordenador, supervisor ou chefe de administração hospitalar, farmacêutico hospitalar, assistente de administração hospitalar, entre outros cargos dentro do âmbito de administrador e gestor.

Sendo assim, o diploma e as informações obtidas através da formação dentro de uma faculdade competente, oferecem a oportunidade de crescer dentro das empresas e instituições hospitalares. Com conhecimento e perspicácia, o candidato consegue subir cada degrau na carreira com maior eficiência.

Financeiramente, compensa?

Antes de tudo um gestor de empreendimentos de saúde lida com questões dentro de segmentos diversos na instituição, logo a remuneração precisa estar de acordo com as multi-funções.

Sendo assim, a análise elaborada pelo portal “salario.com.br” ao lado do Novo CAGED, eSocial e Empregador Web, chegaram a uma remuneração média para o cargo.

Com isso, o piso salarial para os profissionais de Gestão de Empreendimentos de Saúde fica entre R$3.400,00 e R$10.068,80, podendo variar em ambos os casos. A média geral fica em R$3.978,89 na análise de 2021, contando com informações de regimes CLT em todo o solo nacional.

Sobre o curso de Gestão de Empreendimentos de Saúde da Faculdade Ideal Trends

Logo depois de entender bem o mercado de trabalho e a área de atuação do gestor de empreendimentos de saúde, entenda as especificações que tornam o curso de Gestão de Empreendimentos de Saúde da Faculdade Ideal Trends um dos mais completos. 

especialização em administração hospitalar

Em seguida, conheça a grade de aulas e o corpo docente, além dos diferenciais da instituição:

Como são ministradas as aulas?

Primeiramente, todo o material didático exclusivo da Faculdade Ideal Trends é fornecido no sistema de educação à distância (EAD), com aulas realizadas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).

Igualmente unindo a praticidade de poder completar a formação sem precisar sair de casa, economizando o tempo e dinheiro do transporte.

Nesse sentido são efetuados alguns encontros presenciais duas vezes ao mês, por 4 horas cada. Tudo é realizado nos Polos de Apoio Presencial para início e conclusão de atividades e trabalhos, assim oferecendo a experiência acadêmica completa e interação entre os estudantes.

Nesse ínterim a troca de experiências é uma parte importante da vida acadêmica, logo as aulas online e presenciais se tornam um detalhe importante.

Por fim, cada estudante tem a oferecer para os encontros os depoimentos pessoais com o material ou possivelmente de campo, gerindo situações e administrando empresas.

Qual a grade de aulas do curso?

Antes de mais nada o curso de graduação em Gestão de Empreendimentos de Saúde da Faculdade Ideal Trends tem a duração de dois anos, ou quatro semestres letivos.

Do mesmo modo, nesse período são ministradas aulas em disciplinas desenvolvidas para oferecer informações, treinar e qualificar profissionais em todas as demandas da área.

Cada matéria foi planejada e será ministrada por especialistas na área com materiais inéditos, explicações completas e suporte para assegurar que o aluno termine a graduação com todo o conhecimento necessário para adquirir experiências satisfatórias. 

Além disso, o intuito do curso é formar bons gestores com conhecimentos cruciais para auxiliar no crescimento da empresa em paralelo ao profissional.

Confira a grade completa de aulas e a soma total das horas para cada matéria:

  • Administração Financeira – 80h;
  • Antropologia – 60h;
  • Atividades Complementares – 100h;
  • Comunicação – 60h;
  • Contabilidade Geral – 80h;
  • Desafios Contemporâneos – 60h;
  • Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação – 80h;
  • Projeto Integrador I – 60h;
  • Empreendedorismo – 60h;
  • Gestão da Qualidade – 80h;
  • Estatística – 80h;
  • Gestão de Pessoas – 80h;
  • Estratégia de Preço – 80h;
  • Gestão de Plano de Saúde – 80h;
  • Estratégia Empresarial – 80h;
  • Projeto Integrador II – 60h;
  • Gestão de Projetos – 80h;
  • Ética e Responsabilidade Socioambiental – 60h;
  • Gestão Estratégica da Inovação – 80h;
  • Fundamentos da Administração – 80h;
  • Introdução ao Marketing – 60h;
  • Negociação e Resolução de Conflito – 60h;
  • Optativa – 60h;
  • Projeto Integrador III – 60h;
  • Sistema Único de Saúde: estruturas, princípios e funcionamento – 80h;

Como é composto o corpo docente?

Antes de tudo, o corpo docente do curso de Gestão de Empreendimentos de Saúde da Faculdade Ideal Trends é coordenado pelo Drº Profº Roberto Gentil Bellot. O profissional é formado em Biomedicina, Mestre e Doutor em Farmacologia, pela Universidade Federal de São Paulo (UFSP).

Além disso, seu currículo contém uma extensa experiência na docência, coordenação, mas também especializações e cursos sobre liderança e gestão de crises. O currículo lattes completo do coordenador Drº Profº Roberto Gentil Bellot pode ser acessado por aqui.

Com sua profunda experiência dentro da coordenação de cursos, o docente traz informações e soluções para um ensino completo e de qualidade.

Sendo assim, cada módulo elaborado tem como intuito formar uma série de profissionais responsáveis e aptos para conseguirem fazer o mercado crescer com empreendimentos de saúde bem administrados.

Bem como cada turma tem 100 vagas, permitindo que os alunos recebam instruções e explicações personalizadas, esclarecendo possíveis dúvidas com competência.

Para maior transparência, a Faculdade Ideal Trends fornece links para o currículo latte completo de cada docente, atestando suas formações e profissionalizações.

Além disso, a prioridade da instituição é assegurar ao aluno que todos os mestres e doutores estão aptos e são capazes de oferecer as informações mais atuais e técnicas mais modernas para uma gestão e rendimento produtivos.

Ainda assim, caso ainda haja quaisquer dúvidas, os docentes e a coordenação estarão dispostos a oferecer informações complementares ao longo de todos os semestres.

Ao mesmo tempo, para questões financeiras ou não ligadas ao curso de Gestão de Empreendimentos de Saúde em si, existe o número da ouvidoria e atendimento personalizado da instituição.

Por fim, a excelência no ensino é a marca registrada da Faculdade Ideal Trends, guiando cada estudante para um futuro profissional brilhante.

Qual o investimento que estarei fazendo para estudar na Faculdade Ideal Trends?

O curso de Gestão de Empreendimentos de Saúde é, de fato, um investimento a ser feito. Logo, os valores despendidos em mensalidades e materiais não devem ser pensados como gastos, mas sim uma aplicação feita no maior patrimônio pessoal de cada um: o futuro.

Conhecimento não é um gasto, mas uma forma de aproveitamento e dedicação, demonstrando que acredita na própria capacidade e potencial.

Dúvidas? Confira o FAQ

Antes de tudo uma boa formação requer pesquisas, logo é comum que restem algumas dúvidas sobre o curso, docentes, contatos com a instituição, área de atuação, entre outros.

Então, a Faculdade Ideal Trends abriu um FAQ personalizado contendo algumas das questões mais comuns levantadas por candidatos, estudantes e profissionais.

gestão hospitalar ead

Quais os diferenciais do curso de Gestão de Empreendimentos de Saúde da Faculdade Ideal Trends?

Sobretudo, o curso de Gestão de Empreendimentos de Saúde da FTrends é inovador, trazendo a visão empreendedora para quem atua ou deseja integrar a área da saúde.

Além disso, o planejamento integrado dos diferentes serviços é feito com uso de tecnologia, para maior interatividade entre o aluno e a instituição.

Sendo assim, a coerência e compreensão é explorada dentro da grade curricular e nos processos internos em instituições de saúde, além de trabalhar com eficiência as questões éticas importantes, pela relevância e constância dos empreendimentos de saúde.

Com isso, quando falamos da Faculdade Ideal Trends esses são somente alguns dos diferenciais oferecidos.

Quais os benefícios da faculdade EAD?

A modernização da internet e computadores trouxe consigo diversas formas práticas de aprendizagem; entre elas, o sistema de Educação à Distância (EAD).

Nesse sentido, essa nova forma de procurar conhecimento e obter formação técnica ou graduações e bacharelados tem diversos benefícios e vantagens:

  • Flexibilização de horários para estudo;
  • Otimização do tempo investido na educação;
  • Comodidade;
  • Suporte para dúvidas remoto;
  • Inclusão;
  • Aulas reproduzíveis mais de uma vez, logo tem melhor aproveitamento;
  • Autonomia para gerir o tempo usado nas atividades;
  • Menores mensalidade.

E o melhor disso tudo é que atualmente a modalidade EAD é reconhecida no mercado de trabalho como uma formação paralela à tradicional.

Além disso, no sistema de reconhecimento do MEC (Ministério da Educação), a educação à distância pode ser equiparada com a presencial e deve ser enxergada dessa forma pelo mercado de trabalho.

Quem pode ingressar no curso de Gestão de Empreendimento de Saúde?

Antes de tudo aprender uma nova especialidade e obter uma graduação é um investimento que qualquer um pode fazer. Tendo concluído o ensino médio, para iniciar uma graduação, e tendo concluído a graduação para iniciar a especialização.

Ainda assim, existe um estigma muito grande sobre a idade ideal para começar uma formação acadêmica. Contudo, nunca é cedo ou tarde demais para procurar conhecimento e educação.

Depois que essa noção limitadora de que existe um momento fixo para se especializar em algo é perdida, se torna possível ir mais longe e alcançar novos horizontes profissionais.

Estar sempre atualizado é uma forma de garantir que continue se destacando dentro de empresas, além de assegurar sua posição no mercado de trabalho e possivelmente alcançar novas e melhores oportunidades.

Além do mais, o curso de Gestão de Empreendimentos de Saúde é sobretudo um curso de administração, onde hospitais e clínicas aplicam algumas das matérias.

Quais são as vantagens de se formar em Gestão de Empreendimentos de Saúde?

Administração de empreendimentos e instituições na saúde são algumas das áreas mais viáveis para se conseguir emprego e crescer no mercado de trabalho.

Sendo assim, obter conhecimentos e um diploma em gestão trazem grandes benefícios, como:

  • Capacitação profissional na área administrativa da saúde (hospitais, clínicas, planos de saúde);
  • Alta demanda no mercado;
  • Possibilidades de atuação quase ilimitadas;
  • Desenvolvimento do pensamento estratégico;
  • Aprimoramento das habilidades de liderança;

Por fim, os conhecimentos para lidar com a comunicação e contabilidades será passado para o candidato, onde todas essas vantagens irão ser somadas às habilidades de multitarefa.