A alta demanda por educação no Brasil proporcionou um crescimento na quantidade de Instituições de Ensino Superior – IES no país sendo, a maior parte, instituições privadas, consideradas por muitos, somente como negócio com fins lucrativos.

Neste contexto, a rotatividade de pessoas acontece muito frequentemente, pois estas pessoas procuram por:

  • Novas oportunidades;
  • Melhores salários;
  • Melhor qualidade de vida.

Sendo assim, para manter os colaboradores motivados é necessário que haja valorização da mão de obra, programas de oportunidades e uma boa liderança fazem toda a diferença.

O que desmotiva um colaborador?

As questões que desmotivam os colaboradores podem ser as mais diversas possíveis, como a desvalorização, longa jornada de trabalho, falta de incentivo, entre outros.

Por todas essas questões cada dia mais as empresas procuram profissionais competentes para liderar suas equipes de forma coerente e alinhadas com os objetivos propostos.

A pessoa no papel de líder exerce uma importante função e influência particularmente no desenvolvimento da sua equipe, que está diretamente ligada com a habilidade de construir bons relacionamentos.

Cabe ao líder incentivar sua equipe para enfrentar os desafios e determinar os caminhos a serem seguidos, logo, exige um trabalho constante e em conjunto, praticando assim uma liderança capaz de solucionar todos os problemas de forma tranquila com a participação de todos.

Instituições de Ensino Superior

Neste processo de liderança é muito importante ouvir e discutir de forma positiva todas as questões do dia a dia. Desta maneira a equipe se sente importante, valorizada e motivada. 

Sendo assim, isto deve ser um processo constante, um bom líder sabe se colocar no lugar do outro, oferece todo seu apoio em momentos difíceis, é firme quando precisa ser, mas sempre sendo o mais humano possível. Para o sucesso de uma boa liderança a empatia é fundamental.

Por fim, compreender os benefícios de uma boa liderança certamente irá trazer muitos resultados positivos para todas as partes.

Os colaboradores produzem mais, o líder se desenvolve melhor e a instituição ganha com a qualidade dos serviços prestados, consequentemente, ocorre o aumento do faturamento e desta forma é possível proporcionar melhores oportunidades para toda equipe.