A capacidade de incentivar, impulsionar e motivar pessoas são requisitos cada vez mais exigidos no mercado de trabalho.

Isso porque, uma boa gestão de pessoas e uma liderança comprometida é a garantia de que os colaboradores estejam sempre inspirados e em busca de ótimos resultados, bem como focados em realizarem suas funções com a maior perfeição.

Neste sentido, o curso de gestão de pessoas possui todos os requisitos necessários para quem busca todos os conhecimentos já citados e muitos outros, já que conta com uma metodologia composta pelo que há de mais atual no mercado de trabalho.

Pessoas sorrindo e olhando para um computador.

Ficou interessado no curso de gestão de pessoas? Então continue a leitura, navegando pelos tópicos abaixo, para conhecer todos os detalhes sobre esses profissionais que são cada vez mais necessários no mercado.

Afinal, o que é o curso de gestão de pessoas?

O curso de gestão de pessoas promove toda a bagagem necessária para a formação dos profissionais, de modo a garantir uma capacitação de nível superior para o mercado.

O principal objetivo do curso de gestão de pessoas EAD, que é o ministrado pela Faculdade Ideal Trends, é tornar o profissional habilitado e capaz de liderar equipes, gerir relacionamentos profissionais e agir no departamento pessoal de uma instituição. 

O conjunto de habilidades desenvolvidas no curso de gestão de pessoas é capaz de ampliar e fortalecer habilidades como: liderança, motivação de equipes, capacidade analítica de cenários, gestão de crise, relacionamento interpessoal, além de estimular o trabalho em equipe e a boa comunicação entre a organização e os colaboradores. 

Durante os dois anos de curso de gestão de pessoas, são ministrados conhecimentos técnicos que tornarão o futuro profissional capacitado para liderar equipes de alto desempenho, legislação e rotinas trabalhistas, administração de pessoal e benefícios, comunicação organizacional, remuneração estratégica gestão por competência e muitos outros conteúdos que o vão transformá-lo em um profissional altamente qualificado para o mercado atual.

Para quem o curso de gestão de pessoas é destinado?

Todos que buscam por conhecimento e desenvolvimento profissional na área administrativa, condução de negócios próprios e melhor performance na execução de tarefas podem adquirir o curso de gestão de pessoas na faculdade, pois se trata de um conjunto de fundamentos que tornam o aluno capaz de executar todas as funções com maior propriedade.

Cada vez mais, as empresas têm buscado colaboradores altamente capacitados em gestão de pessoas EAD, e é por esta razão  que a procura por este tipo de curso vem crescendo nos últimos anos. 

Uma equipe bem motivada e feliz é uma das bases para obter o crescimento de uma empresa. Por esse e inúmeros outros motivos, o curso de gestão de pessoas tem sido uma excelente escolha para quem deseja crescer profissionalmente.

A vontade de se tornar um grande líder e ter a capacidade nata de gerir equipes são alguns dos elementos principais que levam à escolha do curso de gestão de pessoas EAD. Outra qualidade essencial para um bom especialista em gestão de pessoas é o poder de mediação, sendo ele um dos pilares essenciais para manter um ambiente de trabalho sempre harmônico. 

Como o mercado de trabalho está sempre em constante mudança, se faz necessário que o profissional de gestão de pessoas tenha a vontade de aprender aguçada, além de estar constantemente aberto para novos conhecimentos, o que o torna um profissional versátil. 

Então, se você possui um perfil que se encaixa ao descrito, o curso de gestão de pessoas online é para você!

Como é o mercado de trabalho para o profissional formado no curso de gestão de pessoas?

Como já foi mencionado, o mercado para o especialista em gestão de pessoas está em ascensão, já que cada vez mais empresas precisam de colaboradores organizados e com alta capacidade de liderança. Por isso, são muitas as oportunidades oferecidas para quem deseja se inserir nesta área. 

Quem opta pelo curso de gestão de pessoas online encontra um espaço amplo para exercer diversas funções, podendo atuar em instituições públicas e privadas de todos os portes e setores da economia. 

Além disso, o profissional pode exercer cargos diversos como:  gerenciamento de folhas de pagamento, relações trabalhistas, avaliação de desempenho dos funcionários, entre outras funções que visam com que todos estejam comprometidos com o crescimento da corporação. 

Também é possível encontrar especialistas em gestão de pessoas à distância atuando em cargos como: coordenador de recursos humanos, supervisor de recursos humanos, analista de departamento de pessoal ou analista/assistente de recursos humanos. Tudo dependerá do nível de experiência do profissional.

Uma das características mais marcantes do profissional formado pelo curso de gestão de pessoas EAD é o cuidado com o bem-estar dos colaboradores, o que permite que eles estejam sempre motivados e satisfeitos com o ambiente de trabalho e funções a serem desempenhadas.

Por conter um ótimo conhecimento do que se passa em uma empresa, os futuros graduados do curso de gestão de pessoas também podem atuar realizando palestras motivacionais e workshops, de modo a levar seus conhecimentos para pessoas que desejam aprender mais sobre o funcionamento das corporações e principalmente como ser um bom líder.

Uma das áreas de atuação mais conhecidas do profissional de gestão de pessoas é a gestão de Recursos Humanos (RH). Para saber mais a respeito de como é o dia a dia deste especialista e como ele atua no mercado, acompanhe a seguir:

Gestão de RH no curso de gestão de pessoas

Por ser um dos principais setores de uma empresa, a gestão de RH é uma das carreiras mais escolhidas por quem opta pelo curso de gestão de pessoas. Por essa razão, abordar sobre o que é a gestão de RH e todas as suas funções se faz tão importante.

História do RH

A área de recursos humanos é muito mais antiga do que se imagina. Surgindo durante a Revolução Industrial, a área profissional de recursos humanos, também conhecida como RH, foi criada para garantir uma estrutura confortável entre empregador e empregado, permitindo que o relacionamento seja saudável e benéfico para ambos.

A principal preocupação do especialista do setor daquela época era o salário, porque tudo girava em torno da recompensa pelo trabalho realizado.

Por conta do exercício repetitivo e principalmente pela exaustão da função, que consistia no manuseio de máquinas e em seguir padrões de fabricação, a motivação dos colaboradores era diretamente afetada, o que causava uma queda na produtividade.

Pensando nisso, percebeu-se a necessidade de se ter profissionais mais inteirados do que acontece com os colaboradores de forma geral. Com um contato maior com os conhecimentos administrativos e também da psicologia, foi possível entender a necessidade das relações humanas para obter melhores resultados.

Anos após os primeiros estudos sobre o assunto, trocou-se o termo relações humanas e outros quesitos começaram a ser considerados, utilizando o termo comportamental para definir o novo modelo de trabalho do RH.

A partir deste momento, os setores de RH começaram a executar processos menos burocráticos e mais humanizados, nascendo assim um departamento especializado em recrutamento, avaliação, seleção e treinamento.

Com a chegada da era digital, o setor de RH e gestão de pessoas ficou cada vez mais difundido, abrangendo diversos tipos de gestão. Tudo isso até chegar aos mais recentes procedimentos utilizados pelos profissionais da área, que se baseiam em planejar e projetar melhores modelos de gestão de pessoas.

O zelo com os profissionais se tornou a principal preocupação dos especialistas de recursos humanos, sendo a área de RH considerada como um dos setores mais importantes de uma empresa. Principalmente porque essa área garante o bem-estar e a satisfação dos colaboradores durante a sua jornada na corporação. 

As principais funções do RH nos dias atuais

Usado estrategicamente por diversas empresas, a gestão de RH é um dos pilares mais importantes de uma instituição, executando funções extremamente essenciais para o fluxo de funcionamento. É tarefa deste departamento desenvolver condições para recrutamento, seleção, avaliação e treinamento de pessoal. 

Por se tratar de uma área abrangente, o profissional de gestão de pessoas EAD que trabalha com Recursos Humanos também participa da aplicação do salário dos funcionários da organização.

As funções a serem desempenhadas pelos responsáveis pelo RH variam de acordo com cada empresa e também de sua cultura. Contudo, confira abaixo algumas tarefas executadas de maneira geral em todas as empresas:

  • gerenciamento de benefícios;
  • estruturação e definição de cargos;
  • atração e seleção de novos colaboradores;
  • organização e agendamento de exames admissionais/demissionais;
  • controle de frequência dos colaboradores;
  • cálculo de folha de pagamento;
  • elaboração e administração de estratégias de Endomarketing;
  • Entre outros.

Funções exercidas no departamento de RH

Geralmente, um setor de RH formado por profissionais que atuam com diferentes funções que prezam pela excelência na jornada dos colaboradores de uma corporação.

Veja abaixo algumas competências exercidas pelo profissional de gestão de pessoas EAD voltadas aos recursos humanos.

Segurança do trabalho: 

Por ser encarregado por intermediar e estreitar a comunicação entre colaborador e contratante, o RH consegue implantar e monitorar as soluções com maior propriedade. Isso porque possui uma visão geral dos funcionários, bem como das tarefas realizadas e desgastes que podem acontecer no dia a dia. 

O profissional de RH deve ser capaz de diagnosticar, fiscalizar e encontrar a melhor forma de garantir que todas as normas estejam sendo cumpridas, resultando na saúde e no bem-estar de todos.

Recrutamento:

O recrutamento é uma das principais aulas do curso de gestão de pessoas e liderança EAD e, no âmbito profissional, essa função é exercida pelo especialista de RH. Isso porque ele possui o conhecimento necessário para selecionar candidatos com um perfil adequado à cultura da empresa, além de identificar habilidades técnicas necessárias para a vaga em questão.

Escolher pessoas qualificadas e que estejam alinhadas aos conceitos são algumas diretrizes principais para recrutar. Para isso, é indispensável contar com um grupo de colaboradores que entendem de processo seletivo, os quais apenas aqueles que fizeram o curso gestão de pessoas e liderança e/ou cursos superiores vinculados à função possuem.

Avaliação de desempenho:

A tarefa de avaliar o desempenho dos colaboradores também é realizada pelo profissional de Recursos Humanos e se trata de uma das funções mais importantes de uma empresa, pois é capaz de, por exemplo, garantir maior conhecimento sobre o desenvolvimento do colaborador, seus anseios profissionais e, principalmente, se ele está alinhado com a proposta e à cultura da organização. 

A realização correta da avaliação de desempenho também é capaz de encontrar talentos ainda desconhecidos, podendo ser um fator crucial para o crescimento do funcionário e das contribuições exercidas.

Utilizar a avaliação de desempenho como ferramenta é uma boa termômetro para compreender a evolução do colaborador na empresa, bem como entender o impacto deste dado no crescimento da organização.

Executar ações motivacionais:

Outra responsabilidade do graduado no curso gestão de pessoas à distância é criar estratégias para motivar todos os colaboradores de uma corporação; uma tarefa que parece simples, mas que requer uma expertise que apenas um profissional qualificado possui.

A falta de motivação de muitos colaboradores pode ser resultado de uma equipe de RH mal preparada e sem repertório para proporcionar uma experiência de trabalho mais qualificada. Em muitos casos, essa dificuldade de comunicação prejudica o rendimento e impede o crescimento das empresas.

A solução para os problemas de motivação é um conjunto de estratégias e conhecimentos, muitas vezes adquiridos no curso de gestão de pessoas, que facilitam a comunicação e a sensação de pertencimento ao grupo.

Integrar programas de qualidade de vida:

Aliado às ações motivacionais, os programas de qualidade de vida visam promover um ambiente de trabalho mais humanizado e menos burocrático, com o objetivo de diminuir a pressão que do dia a dia. 

O conjunto de atitudes adotadas pela empresa contribuem para que os colaboradores se sintam importantes como indivíduos, assim como funcionários. Com tudo isso, é possível construir uma jornada em que o colaborador esteja mais motivado durante o todo o seu tempo na empresa.

As ações mais comuns encontradas em instituições, são: a contratação de profissionais massagistas, construção de espaços de descompressão, rotina de exercícios laborais, adoção de incentivos ao lazer fora do ambiente de trabalho e outras atividades que contribuem para a saúde física e mental.

A escolha de quais programas serão aplicados pode variar devido a diversos motivos, tudo irá depender de fatores como: cultura organizacional, porte da empresa, bem como do preparo da equipe de Recursos Humanos ao escolher opções que melhor se encaixem nas necessidades dos colaboradores.

Como foi visto anteriormente, são diversas as incumbências que um profissional de gestão de pessoas EAD que decide trabalhar com Recursos Humanos pode realizar. Isso apenas reforça a ideia de que o mercado tem muito espaço para o aluno que opta pelo curso tecnólogo de gestão de pessoas à distância. 

Todo o conhecimento necessário para que as funções sejam realizadas com maestria são ministrados no curso de gestão de pessoas da Faculdade Ideal Trends, que conta com uma matriz curricular completa e cheia de caminhos para quem deseja uma formação.

Venha conhecer a grade curricular do curso de gestão de pessoas da Faculdade Ideal Trends

A grade curricular é um fator essencial na hora de escolher um curso, pois contém todas as informações a respeito das matérias que serão ministradas ao longo da graduação.

Na hora de escolher um curso de gestão de pessoas EAD, tenha certeza de que as aulas disponibilizadas na grade estejam de acordo com o que você procura, considerando também o mercado de trabalho. Ter a certeza de que está adquirindo um curso de qualidade é a primeira etapa para construir uma excelente carreira profissional.

A grade curricular do curso de gestão de pessoas da Faculdade Ideal Trends reúne todas as características necessárias que contribuem para que o estudante alcance  os seus objetivos. Isso porque se trata de um conjunto de ensinamentos que se complementam para proporcionar uma experiência única de aprendizado.

Ao garantir o curso de gestão de pessoas online da Faculdade Ideal Trends, você obtém todo o conhecimento fundamental, teórico e prático, que auxiliará na hora de realizar as tarefas de gestão de pessoas à distância.

Conheça melhor os detalhes técnicos do curso de gestão de pessoas

O curso de gestão de pessoas da Faculdade Ideal Trends será realizado em formato EaD, o que garante toda a comodidade necessária para que os alunos possam realizar as aulas no conforto de suas casas ou no lugar que desejarem.

Por se tratar de uma graduação, o curso tem a duração de 2 anos, ou seja, serão 4 semestres letivos nos quais os educandos serão treinados para agirem no mercado de trabalho.

Acompanhe abaixo a ficha técnica do Curso de Gestão de Pessoas:

Ficha técnica

TIPO | MODALIDADE

Tipo: Graduação

Modalidade: Educação à Distância (EaD)

DURAÇÃO | LOCAL | NÚMERO DE VAGAS

Duração: 2 anos

Semestres: 4 semestres letivos

COORDENAÇÃO

Márcio de Moraes

Pós-Doutor pela Faculdade de Educação da USP

Doutor pela Universidade de Barcelona

Graduado em pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Acesse aqui o currículo lattes completo

MATRIZ CURRICULAR

  • Administração de Pessoas e Rotinas Trabalhistas – 80h
  • Antropologia – 60h
  • Avaliação e Desempenho e Planejamento de Carreira – 80h
  • Captação e Seleção de Pessoas – 80h
  • Coaching – 60h
  • Comportamento Organizacional – 60h
  • Comunicação – 60h
  • Contabilidade Geral – 80h
  • Desafios Contemporâneos – 60h
  • Empreendedorismo – 60h
  • Estratégia Empresarial – 80h
  • Ética e Responsabilidade Socioambiental – 60h
  • Fundamentos da administração – 80h
  • Gestão de Pessoas – 80h
  • Gestão Estratégica da Inovação – 80h
  • Gestão por Competência – 80h
  • Liderança – 80h
  • Negociação e Resolução de Conflitos – 60h
  • Optativa – 60h
  • Projeto Integrador I – 60h
  • Projeto Integrador II – 60h
  • Projeto Integrador III – 60h 
  • Remuneração Estratégica e Cargos e Salários – 80h
  • Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas – 80h
  • Atividades Complementares – 100h

ATIVIDADES PRESENCIAIS NOS POLOS 

3 pessoas reunidas mexendo no computador e sorrindo.

Os encontros nos Polos de Apoio Presencial ocorrem duas vezes por mês, durante 4h para realização de atividades e trabalhos.

Agora que você já possui todas as informações técnicas do curso de gestão de pessoas da Faculdade Ideal Trends, já pode ter a certeza de que é o mais completo do mercado.

Compreenda os diferenciais de ensino de curso de gestão de pessoas da Faculdade Ideal Trends

Um bom curso de gestão de pessoas EAD deve apresentar um conjunto de estratégias para a formação de profissionais competentes para o mercado de trabalho. Com o curso oferecido pela Faculdade Ideal Trends não seria diferente. Contudo, é possível dizer que o curso de gestão de pessoas online da Faculdade Ideal Trends vai muito além do que ministrar aulas sobre as tarefas que devem ser executadas nas empresas. 

A faculdade se compromete em formar profissionais inovadores e empreendedores para liderar equipes e processos relacionados à relação profissional, tornando-os capazes de atuar no papel estratégico do departamento pessoal de uma corporação. 

Além disso, todos os requisitos exigidos pelo mercado como essenciais para a formação de um bom especialista em gestão de pessoas EAD estão presentes no curso da Faculdade Ideal Trends, principalmente a ampliação de habilidades como a liderança, motivação de equipes de diversos setores e a capacidade de analisar um cenário de forma ampla para o gerenciamento de crises.

Outro diferencial positivo que o curso de gestão de pessoas Faculdade Ideal Trends disponibiliza é a uma excelente base para a administração de pessoal e seus benefícios.

A capacidade de comunicação organizacional também é uma função muito importante para o especialista em gestão de pessoas e que é ministrada com muita excelência pela faculdade.

Os dois anos de graduação no curso de gestão de pessoas são o suficientes para garantirem uma performance eficiente do profissional, pois cada aula contida na grade foi devidamente pensada considerando o mercado atual, bem como estruturada para o aprendizado do que é necessário para formar um especialista capacitado para o exercício de qualquer função no meio desta área.

O curso de gestão de pessoas disponibilizado pela Faculdade Ideal Trend tem todas as características que os futuros profissionais buscam para serem excelentes gestores de pessoal, bem como para os que desejam seguir um longo caminho profissional e de crescimento sem limites em uma área que está em crescimento no mercado.