Uma boa gestão de pessoas e uma liderança comprometida é a garantia de que os colaboradores estejam sempre inspirados e em busca de ótimos resultados, assim como focados em realizarem suas funções com a maior perfeição.

Nesse sentido, os requisitos mais exigidos pelo mercado de trabalho são a capacidade de incentivar, impulsionar e motivar pessoas.

curso de Gestão de pessoas

Portanto, o curso de gestão de pessoas possui todos os requisitos necessários para quem busca todos os conhecimentos já citados e muitos outros.

Isso porque, ele conta com uma metodologia composta pelo que há de mais atual no mercado de trabalho.

Ficou interessado na gestão de pessoas curso? Então, continue a leitura navegando pelos tópicos abaixo e saiba a razão desses profissionais serem cada vez mais necessários no mercado.

Afinal, o que é o curso de gestão de pessoas?

Primeiramente, a gestão de pessoas curso promove toda a bagagem necessária para a formação dos profissionais, de modo a garantir uma capacitação de nível superior para o mercado.

O principal objetivo da gestão de pessoas curso EAD, que é o ministrado pela Faculdade Ideal Trends, é tornar o profissional habilitado e capaz de liderar equipes, além de gerir relacionamentos profissionais e agir no departamento pessoal de uma instituição.

Sendo assim, o conjunto de habilidades desenvolvidas no curso de gestão de pessoas é capaz de ampliar e fortalecer algumas habilidades, como:

  • Liderança;
  • Motivação de equipes;
  • Capacidade analítica de cenários;
  • Gestão de crise;
  • Relacionamento interpessoal;
  • Trabalho em equipe;
  • Boa comunicação entre a organização e os colaboradores. 

Durante os dois anos de curso de gestão de pessoas, o profissional será capacitado pois irá aplicar conhecimentos técnicos ministrados pelos professores, como:

  • Liderar equipes de alto desempenho;
  • Lidar com legislação e rotinas trabalhistas;
  • Administrar pessoas e benefícios;
  • Cuidar da comunicação organizacional;
  • Organizar remuneração estratégica;
  • Gestão por competência.

Além disso, irá aprender muitos outros conteúdos que o vão transformá-lo em um profissional altamente qualificado para o mercado atual.

Vale ressaltar também que uma outra forma de aprender sobre esses conteúdos é também através de uma faculdade de gestão, também ministrada pela Faculdade Ideal Trends.

5 pilares para uma boa gestão de pessoas? 

Assim como já visto, a gestão de pessoas é uma área que tem como foco cuidar de todo o capital humano das empresas, ou seja, as pessoas. 

Portanto, ela usa de diversas técnicas que são ensinadas em uma gestão de pessoas curso para conseguir administrar o desejo dos colaboradores com todas as metas que uma corporação possui. 

Para isso, a empresa procura achar funcionários que estejam de alguma forma alinhados com a cultura que ela possui, para que eles estejam em completa sintonia com o ambiente empresarial que o colaborador está inserido. 

Entretanto, para conseguir valorizar o capital humano da sua empresa de uma forma adequada, é preciso seguir alguns pilares que servem como uma base para uma boa gestão de pessoas. 

Além disso, pode ser realizado uma gestão de pessoas curso para aprender mais desses pontos. 

Dessa maneira, veja alguns dos pilares que uma faculdade de gestão ensina para uma boa administração de todos os colaboradores: 

  • Motivação;
  • Liderança;
  • Comunicação;
  • Cooperação;
  • Capacitação.

Ao ver cada um desses pilares, entenda mais sobre eles para conseguir aplicá-los de uma maneira correta. 

Motivação

Todas as pessoas são movidas por alguma motivação. Quando se trata de um ambiente corporativo, isso não é diferente. 

Portanto, para realizar uma boa gestão de pessoas, é preciso trazer motivação para cada funcionário. Vale lembrar que ela serve como um incentivo e um engajamento para que ele consiga se desenvolver melhor. 

Porém, cada colaborador se sente motivado de uma forma muito particular, por isso é importante entender qual o ponto que deve ser trabalhado para que ele possa se engajar melhor. 

Alguns pontos importantes que valem ser mencionados que ajudam a motivar as pessoas, são os feedbacks, estabelecimento de metas e igualdade de condições dentro do ambiente. 

Liderança

Uma boa liderança é a base para todo o processo operacional dentro de qualquer organização. A partir do momento em que se tem bons líderes, é possível encontrar colaboradores mais motivados e alinhados com o trabalho. 

Vale ressaltar que uma boa dica para todos os líderes é que seja realizado uma faculdade de gestão para que ele desenvolva melhor o relacionamento com os colaboradores. 

Comunicação

A comunicação é fundamental em qualquer relação. Quando se trata de um ambiente corporativo, ela se torna ainda mais importante. 

Desse modo, é essencial que todas as informações sejam passadas para todos os colaboradores de uma forma clara e objetiva. 

Cooperação

Em qualquer empresa, existe um espírito de competitividade entre os colaboradores. Apesar de parecer algo negativo, isso pode ser muito bom para uma empresa se houver um incentivo do trabalho em equipe em conjunto com a competição. 

Com isso, é possível gerar um ambiente saudável com trabalho em equipe, em que todos os funcionários desejam crescer, mas sempre cooperando uns com os outros. 

Capacitação

Em uma gestão de pessoas curso, é muito ensinado a importância de capacitar todos os colaboradores que estão lá dentro. 

Ao investir em treinamentos, palestras e cursos sobre determinados assuntos que o seu negócio trabalha, é possível ver as pessoas mais motivadas para crescer lá dentro. 

Para descobrir como colocar esses pilares em prática de uma maneira correta, invista agora mesmo em uma faculdade de gestão. 

Para quem o curso de gestão de pessoas é destinado?

Primeiramente, todos que buscam por conhecimento e desenvolvimento profissional na área administrativa, condução de negócios próprios e melhor performance na execução de tarefas podem adquirir tudo isso por uma gestão de pessoas curso na faculdade.

Isso ocorre pois se trata de um conjunto de fundamentos que tornam o aluno capaz de executar todas as funções com maior propriedade.

Então cada vez mais, as empresas têm buscado colaboradores altamente capacitados em gestão de pessoas EAD, e é por esta razão que a procura por este tipo de curso vem crescendo nos últimos anos.

Isso ocorre pois uma equipe bem motivada e feliz é uma das bases para obter o crescimento de uma empresa.

Por esse e inúmeros outros motivos, o curso de gestão de pessoas tem sido uma excelente escolha para quem deseja crescer profissionalmente.

Além disso, a vontade de se tornar um grande líder e ter a capacidade nata de gerir equipes são alguns dos elementos principais que levam à escolha da faculdade de gestão EAD.

Outra qualidade essencial para um bom especialista em gestão de pessoas é o poder de mediação, sendo ele um dos pilares essenciais para manter um ambiente de trabalho sempre harmônico.

Então, como o mercado de trabalho está sempre em constante mudança, se faz necessário que o profissional de gestão de pessoas tenha a vontade de aprender aguçada.

Além disso, esse profissional precisa estar constantemente aberto para novos conhecimentos, o que torna ele, alguém versátil.

Então, se você possui um perfil que se encaixa ao descrito, a faculdade de gestão online é para você!

Como é o mercado de trabalho para o profissional formado no curso de gestão de pessoas?

Como já foi mencionado, para o especialista em gestão de pessoas o mercado está em ascensão, já que cada vez mais as empresas procuram colaboradores organizados e com alta capacidade de liderança

Por isso, são muitas as oportunidades oferecidas por este curso para aqueles que desejam se inserir nesta área e seguir uma carreira de sucesso.

Quem opta pelo curso de gestão de pessoas online encontra um espaço amplo para exercer diversas funções, além de atuar em instituições públicas e privadas de todos os portes e setores da economia.

Além disso, o profissional pode exercer cargos diversos que visam com que todos estejam comprometidos com o crescimento da corporação. como:

  • Gerenciamento de folhas de pagamento;
  • Relações trabalhistas;
  • Avaliação de desempenho dos funcionários;
  • Entre outras funções. 

Também é possível encontrar especialistas em gestão de pessoas à distância atuando em cargos como: coordenador de recursos humanos, supervisor de recursos humanos, analista de departamento de pessoal ou analista/assistente de recursos humanos.

Uma das características mais marcantes do profissional formado pela gestão de pessoas curso EAD é o cuidado com o bem-estar dos colaboradores.

Isso permite que eles estejam sempre motivados e satisfeitos com o ambiente de trabalho e funções que serão desempenhadas.

Por conter um ótimo conhecimento do que se passa em uma empresa, os futuros graduados do curso de gestão de pessoas também podem atuar realizando palestras motivacionais e workshops.

De modo a levar seus conhecimentos para pessoas que desejam aprender mais sobre o funcionamento das corporações e principalmente como ser um bom líder.

Uma das áreas de atuação mais conhecidas do profissional de gestão de pessoas é a gestão de Recursos Humanos (RH).

Para saber mais a respeito de como é o dia a dia deste especialista e como ele atua no mercado, acompanhe a seguir:

Gestão de RH no curso de gestão de pessoas

graduação em gestão de pessoas

Antes de mais nada, por ser um dos principais setores de uma empresa, a gestão de RH é uma das carreiras mais escolhidas por quem opta por uma faculdade de gestão.

Sendo assim, abordar sobre o que é a gestão de RH e todas as suas funções se faz tão importante.

História do RH

A área de recursos humanos é muito mais antiga do que se imagina. Surgindo durante a Revolução Industrial, a área profissional de recursos humanos, conhecida como RH, foi criada para garantir uma estrutura confortável entre empregador e o empregado, permitindo que o relacionamento seja saudável e benéfico para ambos.

A principal preocupação do especialista do setor daquela época era o salário, porque tudo girava em torno da recompensa pelo trabalho realizado.

Por conta do exercício repetitivo e principalmente pela exaustão da função, que consistia no manuseio de máquinas e em seguir padrões de fabricação, a motivação dos colaboradores era diretamente afetada, o que causava uma queda na produtividade.

Pensando nisso, percebeu-se a necessidade de se ter profissionais mais inteirados do que acontece com os colaboradores de forma geral.

Com um contato maior com os conhecimentos administrativos e também da psicologia, foi possível entender a necessidade das relações humanas para obter melhores resultados.

O termo relações humanas foi trocado anos após os primeiros estudos sobre o assunto e outros quesitos começaram a ser considerados, utilizando o termo comportamental para definir o novo modelo de trabalho do RH.

A partir deste momento, os setores de RH começaram a executar processos menos burocráticos e mais humanizados, nascendo assim um departamento especializado em recrutamento, avaliação, seleção e treinamento.

Com a chegada da era digital, o setor de RH e gestão de pessoas ficou cada vez mais difundido, abrangendo diversos tipos de gestão.

Tudo isso até chegar aos mais recentes procedimentos utilizados pelos profissionais da área, baseados em planejar e projetar melhores modelos de gestão de pessoas.

O zelo com os profissionais se tornou a principal preocupação dos especialistas de recursos humanos, sendo a área de RH considerada como um dos setores mais importantes de uma empresa, por cuidar do bem-estar dos colaboradores.

As principais funções do RH nos dias atuais

Sobretudo, usado estrategicamente por diversas empresas, a gestão de RH é um dos pilares mais importantes de uma instituição, executando funções extremamente essenciais para o fluxo de funcionamento.

Sendo assim, essa é a tarefa deste departamento para desenvolver condições para o recrutamento, seleção, avaliação e treinamento do pessoal.

Por se tratar de uma área abrangente, o profissional de gestão de pessoas EAD que trabalha com Recursos Humanos também participa da aplicação do salário dos funcionários da organização.

As funções que são desempenhadas pelos responsáveis pelo RH variam de acordo com cada empresa e também de sua cultura.

Contudo, confira abaixo algumas tarefas executadas de maneira geral em todas as empresas:

  • Gerenciamento de benefícios;
  • Estruturação e definição de cargos;
  • Atração e seleção de novos colaboradores;
  • Organização e agendamento de exames admissionais/demissionais;
  • Controle de frequência dos colaboradores;
  • Cálculo de folha de pagamento;
  • Elaboração e administração de estratégias de Endomarketing;
  • Entre outros.

Ao seguir todas essas funções em conjunto com uma faculdade de gestão, é possível então, encontrar êxito em todas as tarefas pertencentes ao RH.

Funções exercidas no departamento de RH

Geralmente, um setor de RH é formado por profissionais  essayswriting.org que atuam com diferentes funções que prezam pela excelência na jornada dos colaboradores de uma corporação.

Dessa forma, veja abaixo algumas competências exercidas pelo profissional de gestão de pessoas EAD voltadas aos recursos humanos.

Segurança do trabalho 

Primeiramente, por ser encarregado por intermediar e estreitar a comunicação entre colaborador e contratante, o RH consegue implantar e monitorar as soluções com maior propriedade.

Isso porque, ele possui uma visão geral dos funcionários, bem como das tarefas realizadas e desgastes que podem acontecer no dia a dia.

O profissional de RH deve ser capaz de diagnosticar, fiscalizar e encontrar a melhor forma de garantir que todas as normas estejam sendo cumpridas, resultando na saúde e no bem-estar de todos.

Recrutamento

Antes de mais nada, o recrutamento é uma das principais aulas do curso de gestão de pessoas e liderança EAD e, no âmbito profissional, o especialista de RH exerce essa função.

Isso porque ele possui o conhecimento necessário para selecionar candidatos com um perfil adequado à cultura da empresa, além de identificar habilidades técnicas necessárias para a vaga em questão.

Escolher pessoas qualificadas e que estejam alinhadas aos conceitos são algumas diretrizes principais para recrutar.

Para isso, é indispensável contar com um grupo de colaboradores que entendem de processo seletivo, os quais apenas aqueles que fizeram o curso gestão de pessoas e liderança e/ou cursos superiores vinculados à função possuem.

Avaliação de desempenho

O profissional de Recursos Humanos realiza a tarefa de avaliar o desempenho dos colaboradores, sendo uma das funções mais importantes de uma empresa.

Isso ocorre pois é capaz de, por exemplo, garantir maior conhecimento sobre o desenvolvimento do colaborador, seus anseios profissionais e, principalmente, se ele está alinhado com a proposta e à cultura da organização.

Sendo assim, a realização correta da avaliação de desempenho torna capaz a descoberta de novos talentos, um fator crucial para o crescimento do funcionário e das contribuições exercidas.

Utilizar a avaliação de desempenho como ferramenta é um bom termômetro para compreender a evolução do colaborador na empresa, bem como entender o impacto deste dado no crescimento da organização.

Executar ações motivacionais

Outra responsabilidade do graduado no curso gestão de pessoas à distância é criar estratégias para motivar todos os colaboradores de uma corporação.

Essa pode parecer uma tarefa simples, mas que requer uma expertise que apenas um profissional qualificado possui.

A falta de motivação de muitos colaboradores pode ser resultado de uma equipe de RH mal preparada e sem repertório para proporcionar uma experiência de trabalho mais qualificada.

Em muitos casos, essa dificuldade de comunicação prejudica o rendimento e impede o crescimento das empresas.

Então, a solução para os problemas de motivação é um conjunto de estratégias e conhecimentos, muitas vezes adquiridos em uma gestão de pessoas curso, que facilitam a comunicação e a sensação de pertencimento ao grupo.

Integrar programas de qualidade de vida

Aliado às ações motivacionais, os programas de qualidade de vida visam promover um ambiente de trabalho mais humanizado e menos burocrático, com o objetivo de diminuir a pressão do dia a dia.

O conjunto de atitudes adotadas pela empresa contribuem para que os colaboradores se sintam importantes como indivíduos, assim como os funcionários.

Do mesmo modo, é possível construir uma jornada em que o colaborador esteja mais motivado durante o todo o seu tempo na empresa.

As ações mais comuns encontradas em instituições que possam contribuir para a saúde física e mental dos colaboradores, são:

  • Contratação de profissionais massagistas;
  • Construção de espaços de descompressão;
  • Rotina de exercícios laborais;
  • Adoção de incentivos ao lazer fora do ambiente de trabalho. 

A escolha de quais programas serão aplicados pode variar devido a diversos motivos, mas tudo depende de fatores como: cultura organizacional e porte da empresa.

Além disso, o preparo da equipe de Recursos Humanos ao escolher opções que melhor se encaixem nas necessidades dos colaboradores também irá influenciar.

Como foi visto anteriormente, são diversas as incumbências que um profissional de gestão de pessoas EAD que decide trabalhar com Recursos Humanos pode realizar.

Isso apenas reforça a ideia de que o mercado tem muito espaço para o aluno que opta pelo curso tecnólogo de gestão de pessoas à distância. Além disso, existe também a faculdade de gestão que pode agregar no conhecimento sobre esse assunto no geral.

Sendo assim, na faculdade de gestão da Faculdade Ideal Trends é ensinado todo o conhecimento necessário para a realização das funções necessárias com maestria.

Ele conta com uma matriz curricular completa e cheia de caminhos para quem deseja uma formação.

curso gestão de pessoas e liderança

Venha conhecer a grade curricular do curso de gestão de pessoas da Faculdade Ideal Trends

A grade curricular é um fator essencial na hora de escolher um curso, pois contém todas as informações a respeito das matérias que serão ministradas ao longo da graduação.

Assim, na hora de escolher gestão de pessoas curso EAD, tenha certeza de que as aulas disponibilizadas na grade estejam de acordo com o que você procura, considerando também o mercado de trabalho.

Pois, ter a certeza de que está adquirindo um curso de qualidade é a primeira etapa para construir uma excelente carreira profissional.

A grade curricular da gestão de pessoas curso da Faculdade Ideal Trends reúne todas as características necessárias que contribuem para que o estudante alcance os seus objetivos.

Isso porque se trata de um conjunto de ensinamentos que se complementam para proporcionar uma experiência única de aprendizado.

Por fim, ao garantir a faculdade de gestão online da Faculdade Ideal Trends, você obtém todo o conhecimento fundamental, teórico e prático, que auxiliará na hora de realizar as tarefas de gestão de pessoas à distância.

Conheça melhor os detalhes técnicos do curso de gestão de pessoas

A gestão de pessoas curso da Faculdade Ideal Trends será realizado em formato EaD, o que garante toda a comodidade necessária para que os alunos realizem as aulas no conforto de suas casas ou no lugar que desejarem.

Por se tratar de uma graduação, o curso tem a duração de 2 anos, ou seja, serão 4 semestres letivos nos quais os educandos irão aprender e ser treinados para agirem no mercado de trabalho.

Em seguida, acompanhe abaixo a ficha técnica do Curso de Gestão de Pessoas:

Ficha técnica

TIPO | MODALIDADE

Tipo: Graduação

Modalidade: Educação à Distância (EaD)

DURAÇÃO | LOCAL | NÚMERO DE VAGAS

Duração: 2 anos

Semestres: 4 semestres letivos

COORDENAÇÃO

Márcio de Moraes

Pós-Doutor pela Faculdade de Educação da USP

Doutor pela Universidade de Barcelona

Graduado em pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Acesse aqui o currículo lattes completo

MATRIZ CURRICULAR

  • Administração de Pessoas e Rotinas Trabalhistas – 80h
  • Antropologia – 60h
  • Avaliação e Desempenho e Planejamento de Carreira – 80h
  • Captação e Seleção de Pessoas – 80h
  • Coaching – 60h
  • Comportamento Organizacional – 60h
  • Gestão de Pessoas – 80h
  • Comunicação – 60h
  • Contabilidade Geral – 80h
  • Projeto Integrador I – 60h
  • Desafios Contemporâneos – 60h
  • Empreendedorismo – 60h
  • Estratégia Empresarial – 80h
  • Projeto Integrador II – 60h
  • Ética e Responsabilidade Socioambiental – 60h
  • Fundamentos da administração – 80h
  • Gestão Estratégica da Inovação – 80h
  • Gestão por Competência – 80h
  • Liderança – 80h
  • Negociação e Resolução de Conflitos – 60h
  • Optativa – 60h
  • Projeto Integrador III – 60h 
  • Remuneração Estratégica e Cargos e Salários – 80h
  • Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas – 80h
  • Atividades Complementares – 100h

ATIVIDADES PRESENCIAIS NOS POLOS 

gestão de pessoas a distancia

Os encontros nos Polos de Apoio Presencial ocorrem duas vezes por mês, durante 4h para realização de atividades e trabalhos.

Agora que você já possui todas as informações técnicas do curso de gestão de pessoas da Faculdade Ideal Trends, já pode ter a certeza de que é o mais completo do mercado.

Compreenda os diferenciais de ensino de curso de gestão de pessoas da Faculdade Ideal Trends

Um bom curso de gestão de pessoas EAD deve apresentar um conjunto de estratégias para a formação de profissionais competentes para o mercado de trabalho.

Com o curso oferecido pela Faculdade Ideal Trends não seria diferente.

Contudo, é possível dizer que o curso de gestão de pessoas online da Faculdade Ideal Trends vai muito além do que aulas sobre as tarefas que são executadas nas empresas. 

A faculdade se compromete em formar profissionais inovadores e empreendedores para liderar equipes e processos, tornando-os capazes de atuar no papel estratégico do departamento pessoal de uma corporação. 

Além disso, todos os requisitos exigidos pelo mercado como essenciais para a formação de um bom especialista em gestão de pessoas EAD estão presentes no curso da Faculdade Ideal Trends.

O principal é a ampliação de habilidades como a liderança, motivação de equipes de diversos setores e a capacidade de analisar um cenário de forma ampla para o gerenciamento de crises.

Outro diferencial positivo que o curso de gestão de pessoas Faculdade Ideal Trends disponibiliza é a uma excelente base para a administração de pessoal e seus benefícios.

A capacidade de comunicação organizacional é uma função muito importante para o especialista em gestão de pessoas, sendo  ministrada com muita excelência pela faculdade.

Os dois anos de graduação no curso de gestão de pessoas são o suficientes para garantirem uma performance eficiente do profissional, pois cada aula contida na grade foi devidamente pensada considerando o mercado atual.

Além disso, ela é estruturada para o aprendizado do que é necessário para formar um especialista capacitado para o exercício de qualquer função no meio desta área.

O curso de gestão de pessoas disponibilizado pela Faculdade Ideal Trend tem todas as características que os futuros profissionais buscam para serem excelentes gestores de pessoal.