ConhDA cromoterapia trabalha nas células do corpo, quando qualquer cor aparece para o ser humano, ela vai ativar esses organismos corporais e, assim, contribuir para o equilíbrio da mente e do corpo consequentemente, porém, cada cor tem a sua função terapêutica.

A cromoterapia é um recurso utilizado para melhorar a dor, a ansiedade. Cada cor da natureza, dentro do arco-íris tem o seu significado e tem uma influência no seu cérebro. Então, se alguém mostrar um pano branco, você entra em um estado de paz.

Essa é uma prática milenar de utilização energética das cores para estabelecer o equilíbrio e a harmonia do corpo na mente e nas emoções. Essa parte que irá promover uma grande sensação de bem-estar, fazendo com que as cores atuem em cada órgão do corpo.

Essa é uma técnica reconhecida desde 1976 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e traz muitos benefícios, principalmente sendo terapias complementares existentes, e vários lugares do mundo já utilizam a cromoterapia até em bebês.

Benefícios da terapia das cores

Entretanto, todos podem se beneficiar da cromoterapia de diversas formas. Cada corpo possui uma vibração energética diferente. Essas energias são propagadas em um ambiente no qual trazem efeitos relaxantes e de bem-estar.

Para que sejamos beneficiados com seus efeitos, várias técnicas são utilizadas. Algumas delas incluem a exposição sobre a luz do sol, lâmpadas coloridas vírgulas, janelas multicolores, metalização ou iluminação colorida em ambientes como os quartos.

Vale ressaltar que não só a visão absorve a energia de uma cor. Todo o organismo possui capacidade de perceber e receber os efeitos da cromoterapia. Essa técnica poderá até mesmo ser utilizada em colchões, para que o paciente consiga dormir melhor.

Essa terapia irá ajudar muito as pessoas, podendo reduzir o cansaço físico, melhorando a circulação sanguínea e podendo, até mesmo, intervir em pacientes que sofrem com a enxaqueca. E, como foi dito, ela irá estimular o sistema nervoso central, melhorando o sono.

Como é feita a cromoterapia?

A sessão de cromoterapia pode ser feita de várias maneiras, com o bastão que é como se fosse uma caneta de cores, e o profissional troca as pastilhas de cores. Essa caneta é aplicada em cada local de necessidade do paciente.

Hoje em dia existem também os chuveiros cromáticos para que o paciente possa tomar banho que já é considerado um momento relaxante.

No tratamento infantil, os especialistas colocam a luz durante cinco segundos na criança. Então, às vezes o bebê está com insônia e não consegue dormir direito ou tem bastante refluxo, por 5 segundos a caneta pode ser utilizada.

Já em um adulto pode ser utilizado de 15 a 30 segundos local necessário. A influência das cores influenciam no dia a dia, e até mesmo nos ambientes que os pacientes frequentam.

O profissional tem que ter muito domínio sobre as cores, é contraindicado usar certas cores em determinadas patologias.

Essa é uma terapia complementar, se ela já está fazendo um tratamento, não é adequado que ela deixe esse tratamento para fazer somente a cromoterapia não, essa terapia irá ajudá-la a desenvolver o seu tratamento, mas não deve ser substituída.

Cromoterapia: Significado das cores

Existem inúmeros benefícios da cromoterapia, tantos benefícios para ajudar a equilibrar a saúde, quanto para o bem-estar. Entenda um pouquinho sobre as cores e os seus benefícios na parte da terapia e da saúde. As cores são:

  • Vermelho;
  • Laranja;
  • Amarelo;
  • Verde; 
  • Azul;
  • Violeta.

O vermelho, por exemplo, é uma cor estimulante e ativa os cinco sentidos do nosso corpo, que é visão, audição, paladar, olfato e tato, ele também trabalha no sistema nervoso central, trazendo o equilíbrio e estimulando esse sistema a trabalhar.

A cor laranja é da mesma forma, também é uma cor estimulante e ela produz energia para o nosso corpo, aumentando os níveis energéticos dos nossos órgãos, sendo eles, fígado, coração, entre outros.

Então, algum órgão que tem déficit de energia metabólica a cor laranja pode ser repetida.

O amarelo ativa não só a parte emocional, mas também conseguirá ajudar com a depressão, tratando contra o desânimo fisiologicamente, usando essa cor e a girando em dores musculares e tensões.

Já o verde, trabalha em cima do alívio da tensão dos músculos, seja por trabalho exaustivo ou, até mesmo, postura.

A cor azul, consegue trazer o equilíbrio e elimina as citocinas do seu corpo através da respiração e auxilia na remoção de irritações.

Enquanto o tratamento de cromoterapia usando luzes violetas ajudam na purificação do sangue. 

Essa forma de terapia pode ser praticada e estudada através do Curso Livre de Cromoterapia, com especialistas no segmento.