Você já ouviu falar em Comissões Hospitalares? Essas nada mais são do que comissões com o objetivo de melhorar processos internos adotados nos hospitais. Para isso, muitas pessoas realizam Cursos Livres de Comissões Hospitalares, com o propósito de integrar esses tipos de comissões.
Vale a pena destacar quando o assunto é hospital e saúde, é necessário instaurar órgãos e organizações que possam avaliar os processos e buscar melhorá-los. Essas companhias contam com um público-alvo doente, bem como pessoas fragilizadas, que muitas vezes estão passando por seus piores momentos.
Confira a seguir tudo o que você precisa saber a respeito dessas comissões, sua importância para o mercado hospitalar. Além de aprender as práticas adotadas no ambiente e as comissões. Entenda também como e por que acabam sendo criadas.
Quais são as melhores práticas de gestão hospitalar?
Não tem como falar das comissões hospitalares sem falar sobre boas práticas de gestão hospitalar. Área extremamente relevante, pois um hospital é uma espécie de empresa que pode oferecer atendimento ruim e chegar a falir, em casos de instituições particulares. Por isso é importante investir em conhecimentos de gestão e administração.
Portanto, confira a seguir algumas dessas boas práticas que são essenciais.
1. Promova uma comunicação transparente
Assim como já mencionado anteriormente, o hospital é uma espécie de empresa, onde médicos e enfermeiros são os colaboradores.
Dessa forma, como administração, é importante que esses funcionários, bem como os pacientes, consigam entender quais são os objetivos e metas do hospital e as ações adotadas para alcançá-los.
Para conseguir esse feito, é preciso que o hospital esteja ciente que é necessário criar um veículo de comunicação com esses públicos e investir em ações de comunicação estratégica para garantir que essa comunicação seja compreendida.
Entre as estratégias para que isso ocorra, está a implementação de ferramentas relevantes que consigam atender aos aspectos relacionados à comunicação, que permite o compartilhamento de informações, arquivos e avisos importantes que não podem deixar de ser transmitidos para toda a equipe, por exemplo.
2. Conceda feedback
Em qualquer área ou tipo de gestão de empresa, a cultura do feedback se faz necessária, detalhe que não deixa sua relevância para trás na área da gestão hospitalar.
Portanto, nunca se esqueça que passar suas considerações (como gestor) para a equipe é fundamental para alinhar as ações dos colaboradores e melhorá-las.
3. Identifique as habilidades dos colaboradores
Por último, mas definitivamente não menos importante, é preciso exercer um trabalho de observação minucioso quanto a sua equipe, com o objetivo de identificar as qualidades de cada profissional.
Através deste catálogo será possível fazer com que os processos e atividades sejam executados com qualidade e de forma produtiva.
Para isso, é possível buscar passar tempo com cada colaborador de maneira individual para entender suas preferências e em quais atividades eles poderiam mostrar o seu melhor, e assim poderá identificar vocações de funcionários e instaurar programas de formação, como oferecer bolsas para cursos de gestão de recursos humanos ead, por exemplo.
O que são comissões hospitalares e quais os seus tipos?
Essas comissões são formadas com o objetivo de garantir maior segurança ao paciente nos serviços de saúde.
Ela é formada por profissionais técnicos, como médicos e enfermeiros, e vão exercer o papel de servir supervisionar processos internos, bem como alterá-los e melhorar a gestão e diretoria de um hospital.
Sendo assim, quando um hospital instaura uma comissão, o papel desta é gerenciar alguns riscos e promover a orientação para a implantação de protocolos, além de traduzir resultados que reflitam positivamente na imagem institucional do hospital.
Em suma, esse tipo de comissão tem ampla importância por promover significativas melhorias administrativas, essenciais para os processos de acreditação hospitalar.
Uma vez que foi possível entender o que é uma comissão hospitalar, confira a seguir seus diferentes tipos:
- Comissão de Óbitos;
- Comissão de Revisão de Prontuários;
- Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA);
- Comissão de Ética Multidisciplinar;
- Comissão da Farmácia e Terapêutica;
- Comissão Multidisciplinar de Terapia Enteral e Parenteral;
- Comissão Intra–Hospitalar e Transplante de Órgão;
- Comitê Transfusional;
- Comissão de Controle de Infecção Hospitalar;
- Comissão Interna de Biossegurança;
- Comissão de Mortalidade Materna e Neonatal;
- Comissão de Processamento de Produtos para a Saúde;
- Comissão de Documentação Médica e Estatística.
Devido a sua tamanha importância para a administração de um hospital, é importante buscar conhecimento para instaurar esse tipo de comissão com propriedade, focando nos aspectos realmente necessários na rotina de seu hospital, para que seja possível conquistar os benefícios desse tipo de comissão.
Deixar um comentário