Você já ouviu falar no curso de avaliação imobiliária? Esse nada mais é do que um tipo de especialização de imóveis, que permite com que o analista consiga precificar melhor o valor de um imóvel. Isso é feito através da identificação dos pontos positivos e negativos, para que vendedores possam fazer bons negócios e compradores encontrem o melhor imóvel possível.

Nesse cenário, é importante destacar que a avaliação de imóveis não é uma questão fácil e exige um processo para a venda e compra de casas e apartamentos. Através dele, é definido o valor fidedigno do imóvel, com precisão e seguindo as normas, condições e critérios.

Sendo assim, confira a seguir tudo o que você precisa saber a respeito do que é uma avaliação imobiliária, quando é possível e necessário fazer esse tipo de avaliação.

Entenda também os motivos pelos quais é uma boa opção escolher estudar cursos de avaliação imobiliária, passando a ser um profissional atuante no mercado imobiliário.

O que é avaliação Imobiliária? 

Assim como já mencionado, a avaliação imobiliária consiste em avaliar o estado de um imóvel para determinar várias questões, sendo a principal delas o valor.

Essa avaliação consiste em uma espécie de relatório que abrange conhecimentos técnicos e científicos para avaliar bens.

Dessa forma, essa avaliação sempre é realizada por um profissional, que por sua vez faz toda essa avaliação se baseando em conhecimentos. Precisa-se seguir uma série de procedimentos com o objetivo de gerar um laudo.

Esse relatório deve estar em conformidade com a finalidade da avaliação, determinando o valor de uma propriedade de acordo com as suas caracteristicas, como a presença de piscina, sistema de som residencial e até churrasqueira.

Em suma, para realizar essa avaliação, além de ter especialização na área, o profissional deve ser um engenheiro, arquiteto ou agrônomo, devidamente registrados no CREA/CAU. Prefere-se também que seja associado do Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia (IBAPE), incluindo nesses critérios um curso de especialização.

Além disso, também é importante saber que o processo de avaliação de um imóvel conta com outros pré-requisitos, como a vistoria de imóveis e seus entornos, uma procura completa por propriedades próximas dentro da região e, claro, o cálculo de avaliações mais precisas, de acordo com a metodologia e normas.

Quando fazer uma avaliação imobiliária? 

A avaliação imobiliária é extremamente necessária no mercado imobiliário e tem diversas finalidades, como por exemplo:

  • Criar negociações com embasamento;
  • Respeitar as legislação contábeis;
  • Estudar a viabilidade técnico-econômica;
  • Providenciar segurança pensada para as instituições financeiras;
  • Aprender a como evitar conflitos em negociações;
  • Definir o valor locativo de um imóvel;
  • Encontrar o valor justo para indenização caso haja desapropriação;
  • Atualizar valores e criar inventários;
  • Realizar a revisão de cálculos dos impostos.

Uma vez que foi possível entender as finalidades dessa avaliação, fica mais fácil compreender que essa avaliação sempre é necessária em todos os processos de compra e venda de imóveis, financiamento, construção ou, até mesmo, partilha de bens de uma herança.

Isso acontece porque as negociações só podem ser finalizadas após a realização desse documento. O principal objetivo é buscar evitar possíveis prejuízos que possam ser gerados para bancos em casos de financiamentos, ou até mesmo para quem deseja comprar o imóvel, por exemplo.

Por que cursar Avaliação Imobiliária?

Assim como já mencionado anteriormente, a avaliação imobiliária é uma questão necessária para a compra e venda de qualquer imóvel.

Sendo assim, é possível concluir que há espaço e necessidade desse mercado, de ter profissionais capacitados para a preparação e conclusão desses laudos.

Através desse tipo de curso é possível se especializar no mercado imobiliário e se capacitar para realizar a avaliação do valor real de mercado na venda de imóveis.

No fim, além do processo de análise e levantamento de dados técnicos do patrimônio, o aluno aprenderá sobre como realizar o PTAM (Parecer Técnico de Avaliação Mercadológica do Imóvel).

Em suma, ao entrar nesta área, é possível contar com oportunidades de crescimento. Além de poder conquistar independência financeira, entrando numa área que requer colaboradores competentes.

Sendo capaz de analisar um imóvel com propriedade, estará sendo garantido que os residentes estarão seguros, mas também satisfeitos com a aquisição.

Por isso, para entrar nessa área e atuar como um profissional que avalia imóveis é mais do que necessário buscar formações, como o Curso Livre de Avaliação Imobiliária, disponível em diversas instituições de ensino.