Você já ouviu falar em reflexologia? Esse termo nomeia uma técnica de massagem que usa uma determinada pressão em pontos específicos dos pés, correspondentes a partes e órgãos diferentes do corpo humano. Utilizada para curar e amenizar dores em diversas partes do corpo.

Em suma, é muito importante passar a conhecer essa técnica, uma vez que além de ser um tipo de terapia complementar relevante para alguns casos, é fácil de ser ensinada e aprendida. 

Tendo esse contexto em mente, confira a seguir tudo o que você precisa saber a respeito da reflexologia, entendendo melhor o que é essa técnica e quais os seus principais benefícios. Além de entender o porquê é interessante investir em aprender sobre a reflexologia, até mesmo para atuar como um profissional da área.

O que é reflexologia podal?

A reflexologia podal é uma das mais usada, consistindo na aplicação de pressão em pontos do pé. O objetivo dela é buscar equilibrar a energia do corpo e evitar o surgimento de doenças. Vale a pena destacar que a reflexologia é um tipo de terapia complementar.

Assim, ela só pode ser realizada por profissionaisl. No caso da reflexologia vai ser o reflexoterapeuta, responsável por estudar os pontos de reflexo e terminações nervosas nos pés, rosto e orelhas, por exemplo.

Normalmente, a terapia de reflexologia é realizada através da pressão aplicada em algumas regiões do pé. Ela busca por possíveis desequilíbrios de energia que podem se manifestar por sensibilidade onde a técnica foi aplicada, mas também como sensação arenosa por baixo da pele.

Dessa forma, uma vez que o terapeuta consegue encontrar esses pontos, ele realiza uma pequena massagem que estimula os processos curativos naturais do local afetado.

É importante saber que todo esse processo é capaz de favorecer o processo de autocura do corpo, além de levar ao aumento da produção de óxido nítrico, que é um de extrema importância para o equilíbrio do organismo, pois contém propriedades analgésicas e, claro, vasodilatadoras.

Ou seja, através desse tipo de técnica é possível contar com um bem-estar e relaxamento, uma vez que ele proporciona a liberação de toxinas do organismo.

Justamente por isso, é possível encontrar essa técnica sendo utilizada para prevenir e tratar doenças e outras condições de saúde, como a insônia, estresse, problemas de circulação sanguínea, problemas hormonais, respiratórios e intestinais, labirintite, pedra nos rins,  dores na coluna e rinite.

Conheça os benefícios da reflexologia 

Esse tipo de terapia pode ajudar, mesmo que de maneira simples, os pacientes a tratarem de dores, principalmente de crônicas, de maneira super acessível, podendo eles mesmos buscarem essa formação para aplicarem a técnica em si mesmos e em membros de suas famílias.

Dessa forma, como ela é um tipo de terapia complementar, deve ser associada à medicina tradicional. Portanto, a combinação das duas pode resultar em uma interdisciplinaridade, com práticas meditativas e de reflexologia, por exemplo.

Vale a pena ressaltar que a reflexologia não substitui nenhum tratamento, mas sim auxilia no cuidado. Quando a técnica é realizada junto com a medicina tradicional, ela é capaz de diminuir dores corporais, eliminar inflamações, controlar problemas gastrointestinais, melhorar o estresse, ansiedade e, até mesmo, a depressão.

A reflexologia é um tratamento indicado para pessoas independentemente de gênero ou faixa etária. Contudo, sua aplicação não é recomendada para indivíduos com marca-passo. Isso acontece pois determinados pontos a serem estimulados aceleram levemente os batimentos cardiovasculares, levando à complicações para o paciente.

Sabendo disso, confira a seguir os principais benefícios oferecidos por esse tipo de terapia complementar.

  • Alívio de dores musculares e articulares;
  • Equilíbrio corporal;
  • Estímulo da circulação sanguínea;
  • Sensação de bem-estar e relaxamento físico;
  • Melhora da ansiedade e do estresse;
  • Melhora da imunidade;
  • Melhora de problemas intestinais e digestivos;
  • Melhora da enxaqueca.

O tempo de tratamento será definido pelo profissional em reflexologia, assim como a intensidade da pressão e quais pontos serão pressionados.

Por que estudar reflexologia?

Assim como já mencionado anteriormente, essa é uma área de atuação muito frutífera, já que muitas pessoas estão em busca de tratamentos alternativos.

Além disso, esse é um conhecimento que só tem a trazer benefícios para a vida pessoal e profissional, já que ele pode ser usado para tratar pessoas próximas e até você mesmo, trazendo assim uma melhor qualidade de vida.