Antes de mais nada, é de comum acordo que saber administrar uma empresa determina não apenas o sucesso. Isso também reflete o funcionamento correto de grandes negócios. Em busca deste conhecimento, uma das variadas opções para aplicar esse conhecimento na carreira ou empresa é o curso livre de teorias da administração.
O ponto chave, a princípio, é que as teorias da administração podem determinar não apenas o rumo e planejamento. Em outras palavras, como irá se dar o funcionamento da empresa.
Isso ocorre, no entanto, porque atua organizando a companhia através de diferentes padrões hierárquicos. Além, claro, da divisão de tarefas e distribuições de recursos.
Com essas teorias, também é possível compreender como se deve administrar e alcançar os melhores resultados dentro de uma organização, ou mesmo dentro da sua carreira profissional, tornando possível alcançar resultados que sem essa cartilha seriam muito mais complicados de se atingir.
Quais são as principais teorias da administração?
Como dito antes, possuir uma boa administração é fundamental e podemos dizer que é o principal ponto de partida para qualquer empresa ou empregado que deseja alcançar o status de bem sucedido. Afinal, tudo começa pela gestão e administração.
Tendo dito isso, fica óbvio que entender os fundamentos e teorias da administração são importantes para esse processo.
Não apenas o processo de gestão, mas também o de evolução das empresas. Principalmente por conta das mudanças que foram acontecendo com o avanço tecnológico.
Esse ponto inclusive faz com que apenas uma teoria não seja capaz de lidar com tantas metamorfoses. Por conta disto, a própria administração desenvolveu-se em diversas teorias, aplicadas em determinadas situações. Entre as principais teorias desenvolvidas estão:
- Administração Científica;
- Administração Burocrática;
- Administração Clássica;
- Administração das Relações Humanas;
- Administração Estruturalista.
Apesar de todas possuírem grande importância, entre as mais relevantes, podemos destacar a administração científica, que foca totalmente na produtividade, ou seja, dentro deste sistema o comprometimento do funcionário é somente com a função que exerce.
Analisando de uma maneira mais fria, podemos colocar que o indivíduo só vale o que produz, tendo como incentivo apenas o salário. O que pode trazer a respeito dos colaboradores a visão de que eles são como máquinas.
Ações de administração burocrática
Já quando falamos sobre administração burocrática, a eficácia e a eficiência acabam protagonizando o modelo. Sendo que dentro dele, três características se destacam: a formalidade, a hierarquia, a divisão de trabalho e a impessoalidade.
A administração de relações humanas foca-se na equipe, como o nome dá a entender. Por trabalhar com base na relação interpessoal, a motivação é o principal cerne.
Outra característica é que as lideranças buscam fazer com que seus colaboradores se sintam importantes, consequentemente aumentando o rendimento. Também é importante lembrar que os processos passam a ser menos mecânicos e tudo menos formal.
A administração clássica favorece uma estrutura organizacional, onde tudo é perfeitamente separado, desde a divisão de trabalho à hierarquia de comando. Essa é uma teoria baseada nas ideias de Jules Henri Fayol.
Por fim, não podemos deixar de fora a administração estruturalista. Fruto de um conjunto de ideologias, ela busca alinhar os pensamentos das teorias clássica, burocrática e das relações humanas. Nesse pensamento, a organização por si só é vista como uma unidade social. Até mesmo as bonificações são baseadas em questões sociais.
Qual impacto trazido por essas teorias?
Primeiramente é importante se apontar que não somente empresa, mas também a carreira do colaborador é extremamente afetada a partir do momento que uma organização passa a aplicar alguma das teorias ditas ou mesmo existentes na área de administração.
Isso pode ser notado principalmente porque diversas delas afetam diretamente o modus operandi da empresa, ou seja, a maneira de atuação e produção pode ser alterada devido a escolha de aplicação de determinada ideia. Se pegarmos o exemplo da teoria das relações humanas, onde tudo passa pelas relações sociais e pela motivação.
Para um funcionário vale uma nova perspectiva de uma rotina que poderia estar se tornando maçante.
Já para a empresa, além de aumentar consideravelmente sua produtividade, afinal uma pessoa motivada tende a trabalhar mais, ela cria uma nova cultura para si. O que fará com que indivíduos que vêem a empresa de longe possam ou não se identificar com a marca.
Por fim, também é importante ressaltar que para colocar tais conceitos em prática é necessário estudo e conhecimento da área, ou os resultados podem acabar sendo negativos ou aqueles que não se esperavam. Uma boa opção é começar pelo curso de gestão financeira ead.
Deixar um comentário