Conheça mais sobre a importância da análise do discurso e como vai ajudar na sua carreira
A análise de discurso é uma ciência da linguagem que estuda a produção dos sentidos, que acontecem em uma relação entre a língua, o sujeito e a história.
Um dos seus principais objetivos é compreender as ideologias no interior dos discursos. Para fazer essa tarefa, é necessário ter em mente uma análise de discurso.
A análise do discurso deve muito aos primeiros estudiosos que se dedicaram e estudaram o fenômeno da exposição, como por exemplo, o grande filósofo Mikhail Bakhtin. Porém, a discussão sobre o conceito de discurso não parou por aí.
Então, vários filósofos e estudiosos se dedicaram a conceituar esse fenômeno, pensando no que é comum entre as diferentes perspectivas.
Portanto, é possível dizer que o discurso é o efeito do sentido que ocorre entre os interlocutores, ou seja, entre os sujeitos que se comunicam.
Quando paramos pra pensar entre a diferença do discurso e do texto, ele passa a ser uma manifestação da língua.
Já o discurso, são os princípios, valores e significados que estão por trás de um conteúdo. Então, é possível dizer que os discursos são um dos níveis que dão sentido para um texto.
Qual a importância da análise do discurso?
O discurso é o espaço em que se pode identificar as relações entre o texto e um contexto produzido. Então, por exemplo, vamos imaginar uma situação em que você pergunte para uma pessoa qual igreja ela frequenta, no sentido da localização.
A primeira pessoa, vai dar a seguinte resposta, “eu frequento a comunidade de Santa Lúcia”. Já um outro indivíduo vai responder “Eu congrego na Vila Alpina”.
Com isso, perceba que pelo uso dos termos usados, é possível dizer, em uma primeira observação que uma pessoa é católica e a segunda evangélica.
Mesmo elas não dizendo o nome das suas denominações religiosas, é possível escolher uma palavra que indique o local socioideológico daqueles que empregam.
Porém, não devemos olhar apenas os termos. Existem diversos aspectos que devem ser levados em consideração.
Com uma complexidade dessas, a análise do discurso utiliza diversas outras disciplinas para ajudar a desenvolver a sua análise, como:
- Sociologia;
- Psicologia;
- Estudos culturais;
- Utilize algumas questões.
Ao fazer uma análise de discurso, é possível investigar os processos no sentido que ocorrem entre diversos participantes.
Basta imaginar o seguinte exemplo: No caso de uma justiça do jornal, essa relação irá ocorrer entre a notícia, o veículo de comunicação e os leitores. Para isso, pode-se observar a frequência em que determinados termos aparecem para chegar em uma conclusão.
Como melhorar o discurso?
De início, é importante você tomar cuidado com as tonalidades utilizadas no meio de uma conversa.
Então, poderá começar com um tom para finalizar a frase, de uma forma mais aguda. Isso trará a impressão que se está querendo buscar a aprovação de outras pessoas e ser mais amigáveis.
Em contrapartida, se usarmos os tons mais graves, damos um ar de seriedade à frase, e é possível transmitir também uma maior autoridade sobre o assunto.
Além disso, as pessoas tendem a acreditar mais em indivíduos que fazem uso desse tipo de comunicação, dando a impressão de uma maior confiança.
É difícil generalizar e falar qual é a melhor forma. Tudo depende de quais são os seus objetivos, se quer transmitir autoridade ou passar informação.
A partir do momento em que se tem consciência sobre esses três tons, é possível começar a usar todos eles da forma em achar melhor.
Além disso, é importante tomar cuidado com a linguagem corporal, na fala e na imagem que deseja passar.
A sua linguagem corporal faz parte da sua comunicação e coloca na maioria das pessoas e te leva para um patamar ainda mais elevado. Então, comunique-se sorrindo e transmita entusiasmo. Não se esqueça também de articular as suas mãos.
Quais os impactos que isso terá na carreira?
Todos querem ser bons comunicadores, apresentando o trabalho na escola com maestria, nos dando bem em entrevistas de empresa, mostrar um novo produto ou ideia dentro do emprego.
Até mesmo em algo mais simples de tudo isso, ser um bom comunicador é o bastante para pedir em namoro uma pessoa que amamos.
Isso pode fazer você ser um mestre em relacionamentos ou fazer mal. Isso faz vender mais ou pensar que não nasceu pra isso.
A primeira dica é para aqueles que sentem que têm dificuldades em se fazer ouvido ou de ganhar respeito pelas pessoas em uma roda de conversa.
Muitas dessas dificuldades vêm em tons que usamos nas nossas conversas, e dependendo do que for, as pessoas vão te tratar de maneira diferente.
Isso poderá trazer um bom impacto em sua carreira profissional. Por isso, é muito importante sempre procurar investir em cursos de oratória, para que a comunicação seja sempre eloquente e na ponta da língua.
Por onde começar a estudar análise de discurso?
O principal objetivo da análise do discurso é mostrar as relações entre a linguagem, história e a sociedade. Então, ela faz isso através dos efeitos de sentido. No entanto, muitas vezes esses sentidos não estão no que é dito, e sim no que não é dito.
O que deve ser estudado é o interdiscurso, pois ele revela como as identidades se estruturam a partir da relação com outras identidades.
Portanto, os discursos nascem justamente da rede interdiscursiva. O analista deve ter em mente qual a visão de discurso que irá utilizar.
Existem diferentes perspectivas discursivas e nunca é a primeira visão. Existem discursos que seguem convenções, mas parecem naturais à primeira vista. Porém, são normatizados por colonização ideológicas.
É necessário analisar todas as reações da pessoa que está sendo observada, principalmente sua fala e linguagem corporal.
Além de todo contexto utilizado e a forma em que é colocado o assunto abordado. Com base nessas dicas, é possível chegar e estudar em uma boa análise de discurso.
Deixar um comentário