A gestão comercial é a área de vendas que transita por praticamente todos os departamentos de uma empresa, é aquele profissional que consegue ajudar e que precisa atuar na parte de marketing, planejamento, de relacionamento com o cliente e, lógico, na parte de vendas.
Este é um profissional essencial para empresas que precisam melhorar sua competitividade, uma necessidade crescer e expandir sem perder a sua essência e sabendo dar passos firmes e sólidos.
O profissional que atua com gestão comercial, precisa ter tranquilidade para transitar em todos os departamentos. Isso porque, é muito importante você ter ali o jogo de cintura com experiência e saber lidar com as pessoas e os desafios. Esse é um dos maiores detalhes que se pode adquirir no curso tecnólogo.
É importante que construa uma base analítica para você ser um bom gestor comercial. Isso pode ser aprendido quando consegue analisar números e interpretar as informações de uma forma positiva, podendo refletir nos resultados de qualquer empresa.
Qual é o objetivo do curso de Gestão Comercial?
O curso de gestão comercial tem como principal objetivo capacitar o aluno para organizar o trabalho em uma empresa, basicamente, o sistema registra informações referentes a clientes, fornecedores, compras e pagamentos.
O conhecimento técnico em gestão comercial faz muito mais pela organização. Por exemplo, manter todos os dados e transações registradas, com base nessas transmissões que o empreendedor pode trabalhar informações mais abrangentes e refinadas.
Além de todos esses objetivos, as oportunidades depois de formados vão englobar algumas circunstâncias, como:
- Comércio em geral;
- Empresas;
- Capacitação;
- Treinamento de pessoal;
- Apoio pessoal a finanças.
Hoje, a gestão comercial dentro do mercado não é mais um diferencial é fundamental. A pessoa que administrava uma empresa há 10 anos atrás, hoje a gente já vê dificuldade nessa pessoa em estar tocando um negócio sem um curso de gestão comercial.
Outra parte benéfica é a questão do custo-benefício, dentro do mercado de cursos universitários, pela gama de matérias do custo de gestão comercial que oferece, se torna a melhor vantagem que tem.
Uma grande vantagem para quem está pensando em entrar nessa área, é porque o mercado está carente. Desta forma, muitas empresas precisam de um bom gestor comercial e não acham no mercado. Esse também é um objetivo, formar grandes profissionais para o mercado escasso.
Quais são as principais matérias da faculdade de Gestão Comercial?
Dentro do curso de gestão comercial, a matéria que mais chama atenção dos estudantes, e diferencia o curso, é a matéria de negociação. Nela os alunos irão aprender a como chegar no “sim” e atingir os seus objetivos profissionais.
Outras matérias que são extremamente importantes e abordadas no curso são:
- Administração;
- Economia;
- Matemática;
- Gestão.
Durante todo o curso, e com essa base de matérias, é possível formar um profissional extremamente capacitado e apto a gerir algum tipo de organização. Por conta disso, o curso de gestão comercial é considerado um tecnólogo. No fim, o profissional sai com seu conhecimento amplo.
Esse tipo de curso, em suma, tem uma média de duração de 3 anos, correspondendo a carga horária de 1600 horas. Ao final do curso, o estudante poderá ser classificado com um bacharelado em gestão comercial.
É importante observar que precisa gostar de estudar. Não tem como você ser um excelente profissional, se não está disposto a evoluir sempre. Caso queira seguir carreira como gestor comercial precisará estudar muito ao longo da sua carreira.
Estratégia empresarial e negociação na gestão comercial
Essa é uma disciplina extremamente importante e, com a estratégia empresarial e a negociação, você pode obter muitos resultados. A negociação empresarial é uma habilidade nata. A negociação é uma comunicação bidirecional.
Você já se deu conta sobre a linguagem verbal? Já pensou sobre a sua linguagem não verbal? O corpo fala, as suas expressões podem estar te condenando dentro de uma negociação ou estar te favorecendo.
Com isso, é importante você ter esse olhar de uma comunicação interpessoal. O olhar do seu interlocutor para saber as expressões dele também e para trazer a favor da sua negociação.
Pense também sobre os interesses que são aqueles que favorecem a negociação.
Durante todo o curso, essas técnicas poderão ser absorvidas, você conseguirá observar quais interesses são divergentes e os ocultos, diante disso, conseguirá identificar que as estratégias de negociação é uma solução conjunta de problemas e você conseguirá administrar da melhor forma a sua gestão comercial.
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