curso de gestão financeira da Faculdade Ideal Trends vai te surpreender de muitas formas, isso porque o ensino oferecido proporciona uma formação rápida e completa, por meio de um programa de ensino inovador, ministrado pelos melhores mestres do mercado.

 

Navegue pelos tópicos abaixo e encontre tudo o que você precisa sobre o melhor curso de gestão financeira.

Este curso de gestão, também conhecido como curso de gestão financeira empresarial, é uma graduação de nível tecnológico e que tem como objetivo preparar o aluno que será responsável por cuidar de todas as finanças das organizações. Diariamente, os profissionais dessa área possuem múltiplas funções, por isso, é importante que o ingressante seja ensinado com excelência.

Desde a primeira aula do curso de gestão financeira empresarial, o aluno terá um contato próximo com a área e conhecerá diferentes conceitos de contabilidade, estatística, matemática, economia, planejamento estratégico e muito mais, tudo para prepará-lo da melhor forma para que ele consiga sair da faculdade e já ingressar no mercado com facilidade.

Para quem deseja iniciar sua carreira no setor financeiro, deve saber que existe uma grande procura por estes profissionais, pois é uma área de extrema relevância que tem crescido de modo exponencial nos últimos anos.

Um bom motivo para isso, é que todas as empresas, sejam elas de pequeno ou grande porte, necessitam desenvolver estratégias de captação de investimentos e recursos, além de muitos outros meios.

Mercado de trabalho em gestão financeira: um mar de possibilidades

O mercado financeiro está em constante evolução e, com isso, a procura e a valorização pelo curso de gestão financeira não para de crescer, isso porque os profissionais estão conhecendo cada vez mais todos os benefícios oferecidos por esse mercado.

O profissional do curso técnico de gestão financeira, assim que formado, recebe o diploma de tecnólogo, onde terá o direito de obter o registro no Conselho Regional de Administração (CRA), e, assim, contribuir para o crescimento perene e sustentável das organizações, bem como, por consequência, do país.

É sempre importante ressaltar que esse profissional é, e sempre será muito valorizado por diversos fatores, principalmente em épocas de instabilidade econômica. Durante uma crise ou recuperação econômica de um país, é importante estudar e planejar bem as finanças, para saber aplicar todos os recursos em investimentos rentáveis.

No mercado de trabalho, o gestor financeiro pode atuar  em cargos operacionais, táticos e estratégicos. Excelentes opções para este profissional, são: instituições financeiras públicas e privadas, startups, médias e grandes empresas, além de poder atuar diretamente com orçamento e gestão de custos, análises econômicas, controladorias, precificações, gestão de finanças sustentáveis, gestão de pessoas e gestão de crise institucional.

Os gestores financeiros que decidirem trabalhar por conta própria, podem escolher atuar como consultores de finanças para empresas, auxiliando na análise de custos, montagem, acompanhamentos de relatórios e muito mais, tudo de maneira terceirizada. Esse profissional também pode ser procurado para orientar na abertura de novos empreendimentos.

Áreas de atuação da gestão financeira

O gestor financeiro é a peça-chave de uma organização, seja ela de pequeno ou médio porte; isso porque esse profissional é responsável por todos os recursos financeiros da instituição, desde o planejamento de gastos e orçamentos, até o balanço de receitas e despesas. Por essa razão, as oportunidades para essa área sempre estão em crescimento, e as empresas dão muito valor ao conhecimento deste tipo de profissional.

Dentro da área da administração financeira, existem muitos cargos de atuação.Dentre eles, podemos citar:

  • Analista Financeiro: Profissional responsável por planejar, gerir e analisar os recursos financeiros de uma organização, a fim de garantir rentabilidade nas contas e investimentos, bem como verificar a necessidade de gastos;
  • Analista de Crédito: Responsável por atuar no levantamento e análise de informações econômico-financeiras de clientes, para assim definir limites de crédito conforme os padrões exigidos pela empresa;
  • Analista de Investimentos: Profissional que atua fornecendo suportes que auxiliam investidores, gestores de fundos e corretores de valores em suas decisões de investimentos, sugerindo as melhores ideias e estratégias;
  • Assistente Financeiro: Este profissional pode ter muitas atribuições diárias, o que pode envolver o controle das contas e das transações bancárias, fiscalização e controle do fluxo de caixa, cálculos de impostos, lançamento de notas fiscais, entre outros;
  • Consultor Financeiro: Especialista em realizar estudos, análises e apontar tendências, tendo como referência os dados orçamentários de uma organização;
  • Controller: Profissional que atua na área de controladoria de uma organização, sendo responsável por gerar melhores resultados para a empresa através da gestão financeira, fiscal e orçamentária;
  • Gerente de Contas: Vai atuar diretamente na organização, acompanhamento, planejamento, gestão das atividades, fluxos e processos que afetam diretamente as finanças da empresa;
  • Gerente de Finanças: Profissional com habilidades para gerenciar pessoas (supervisores) e informações de fluxo de caixa, desenvolver o planejamento financeiro e elaborar planos para melhoria do desempenho econômico-financeiro de uma empresa;
  • Orçamentista: Realiza todo o levantamento quantitativo e cotações de materiais de uma empresa, elabora planilhas orçamentárias e composições de preços unitários;
  • Supervisor de Operações Financeiras: Responsável por liderar analistas, assistentes e estagiários do setor, bem como elaborar orçamentos e demonstrativos financeiros e econômicos, projetar receitas, coletar dados da empresa, analisar objetivos e metas definidas e administrar todos os recursos financeiros.

Como está a área financeira atualmente?

Todos sabemos que em tempos de crise qualquer empresa pode sofrer alguma instabilidade, e diante disso, as incertezas da economia podem surgir. Mas uma coisa é fato: o mercado financeiro seguirá abrindo muitas oportunidades de trabalho nesse e nos próximos anos.  

Segundo informações do relatório de guia salarial, do site Exame (publicado em Janeiro de 2021), as razões para ficar otimista com a área são muitas. Isso porque o profissional terá uma grande responsabilidade em mãos, pois fará as análises e gestões de toda a organização, logo ele será totalmente responsável por traçar estratégias de captação de investimentos e recursos, a fim de manter as finanças em equilíbrio.

Para quem deseja entrar nessa área, é indicado investir em cursos ou graduações tecnológicas, que são disponibilizadas e ministradas por muitas instituições sérias, assim como a Faculdade Ideal Trends.

O que é ensinado no curso de gestão financeira?

O curso tecnológico de gestão financeira da Faculdade Ideal Trends tem duração de 2 anos, que totalizam 4 semestres, e oferece todo o suporte para que o aluno desenvolva habilidades e competências para trabalhar na área desejada. Além de tudo, são realizados estudos de caso reais e os estudantes são desafiados diariamente para desenvolverem projetos de finanças, sob a orientação dos professores.

As aulas são ministradas pela modalidade EAD, online e por professores mestres e especialistas, que contribuirão para um ensino único e de qualidade.

Ao longo do curso de gestão financeira, o aluno terá acesso a uma grade curricular de excelência que conta com  matérias divididas entre ciências exatas e humanas. São elas:

  • Administração Financeira – 80h;
  • Administração Financeira Avançada – 60h;
  • Análise da Viabilidade Econômica e Financeira – 60h;
  • Antropologia – 60h;
  • Comunicação – 80h;
  • Contabilidade Geral – 80h;
  • Custo e Orçamento Empresarial – 80h;
  • Desafios Contemporâneos – 60h;
  • Empreendedorismo – 60h;
  • Estatística – 80h;
  • Estratégia Empresarial – 80h;
  • Ética e Responsabilidade Socioambiental – 60h;
  • Fundamentos da Administração – 80h;
  • Fundamentos da Economia – 80h;
  • Gestão de Crédito, Cobrança e Risco – 80h;
  • Gestão de Operações e Qualidade – 80h;
  • Gestão de Pessoas – 80h;
  • Gestão de Projetos – 80h;
  • Matemática Financeira – 80h;
  • Negociação e Resolução de Conflitos – 60h;
  • Optativa – 60h;
  • Projeto Integrador I – 60h;
  • Projeto Integrador II – 60h;
  • Projeto Integrador III – 60h;
  • Atividades Complementares – 100h.

As disciplinas serão aplicadas semestralmente, de modo a agregar conhecimento ao estudante em toda sua jornada até o final do curso.

Ao término deste ciclo, o aluno estará apto a analisar, planejar e gerenciar todas as funções de controle financeiro, estando totalmente preparado para o mercado de trabalho.

Quais os diferenciais do curso de gestão financeira?

Existem inúmeros motivos para você ingressar em um curso de gestão financeira empresarial, principalmente porque a área financeira está em constante evolução e é absolutamente necessária em todas as organizações, independente do seu porte ou sua especialidade no mercado.

Mas além do motivo já mencionado, existem muitos outros para você estudar e aprender mais sobre essa área.

Confira:

  1. Garante a qualificação profissional: É uma carreira que te ajudará a ter um maior networking e vai te proporcionar muitas oportunidades, pois trata-se de uma área flexível e que é requerida por todos os setores, tanto industriais quanto de serviços;
  2. Melhora a habilidade interpessoal: Por se tratar de uma área que abrange todas as finanças e investimentos de um estabelecimento, a atuação desse profissional vai ser conectada de forma mais direta com diferentes setores da organização;
  3. Ensina boas práticas para investimento pessoal: Com o aprendizado de todas as técnicas principais, os profissionais também vão aprender a administrar melhor seu próprio dinheiro, e com isso, as despesas mensais serão pré-estabelecidas e melhor controladas.

Qual o corpo docente do nosso curso de gestão financeira?

Todos sabemos que antes de ingressar em uma faculdade, é necessário pesquisar bastante pela instituição que está oferecendo o curso, bem como verificar se ela conta com uma equipe de docentes profissionais e preparados para aplicar as disciplinas da melhor maneira. Além disso, é indicado pesquisar pela grade curricular do curso de gestão financeira, a fim de absorver compreender com mais profundidade o perfil do curso.

Para não ter dúvidas e não errar na escolha da melhor instituição de ensino, a Faculdade Ideal Trends disponibiliza aos futuros ingressantes o currículo lattes da coordenação geral do curso. Com isso, você ficará por dentro de todas as informações sobre a coordenação responsável, o que inclui dados de formação, anos de experiências e muito mais.

Além da ajuda dos professores, os futuros estudantes também terão um apoio completo da coordenação ao decorrer dos semestres, no qual o coordenador ficará à disposição para responder dúvidas sobre o curso, disciplinas e demais assuntos.

E, assim como os professores, o coordenador geral do curso de gestão financeira também têm um alto nível de docência, pois a Faculdade Ideal Trends preza, acima de tudo, pela qualidade e excelência de ensino aos seus alunos.

Não podemos deixar de mencionar que o curso de gestão financeira possui modalidade EAD, porém, a faculdade disponibiliza encontros nos Polos de Apoio Presencial, que ocorrem duas vezes por mês durante 4 horas, para realização de atividades e trabalhos.

Abaixo temos o link para a página oficial do Curso de Gestão Financeira da Faculdade Ideal Trends. Clique e realize já sua matrícula!

FAQ especial sobre o Curso de Gestão Financeira

Ao buscar  o curso ideal para fazer a primeira formação de nível superior ou mesmo para quem busca uma graduação complementar com o objetivo de impulsionar ainda mais a carreira profissional, é comum se deparar com diversas dúvidas antes de escolher o curso e a instituição de ensino.

Sabendo disso, separamos especialmente algumas das principais dúvidas que os candidatos têm sobre o curso de gestão financeira para ajudá-lo nessa decisão super importante.

Por que fazer um curso de gestão financeira?

Não há nada melhor do que ingressar em uma área que não para de crescer e ser valorizada, não mesmo? A certeza de sair da faculdade e saber que há um mercado de possibilidades esperando por você é a melhor coisa e traz tranquilidade para qualquer estudante.

Talvez a dúvida ainda permaneça e você ainda não tem certeza se essa área será útil na sua vida; mas não se preocupe: isso é normal e a insegurança pode surgir em qualquer momento. Mas uma coisa é certa: trabalho para este profissional nunca faltará.

Algo que sempre devemos lembrar é que a área de gestão financeira é extremamente importante para qualquer empresa. Independentemente do seu porte ou ramo de atuação, todas elas devem contar com pelo menos um profissional responsável pelas finanças. 

A gestão correta dos recursos financeiros proporciona o fortalecimento da organização, e consequentemente, garante seu crescimento e a possibilidade de realizar novos investimentos.

E além do curso ser extremamente útil para formar um profissional da área, ele também serve para os estudantes visionários, que desejam aprender a administrar seu dinheiro da melhor forma possível e contribuir para uma economia mais equilibrada.

Quem pode fazer o curso de gestão financeira?

Muitas pessoas acreditam que há uma idade específica para ingressar na faculdade, mas a realidade é outra. Independentemente da idade, o aluno pode e deve ingressar em novas áreas de atuação. Além disso, o curso tecnológico de gestão financeira, servirá tanto para obter mais conhecimentos na área quanto para ajudar profissionais a se  desenvolverem onde estão situados.

Com o passar do tempo, algumas pessoas necessitam aprender ou se atualizar; isso vai garantir com que elas tenham sempre mais chances de desenvolvimento dentro da empresa onde estão inseridas. Muito mais do que aprender, elas também terão mais chances de crescerem profissionalmente, podendo inclusive tornarem-se especialistas de referência no assunto.

Qual a diferença entre os cursos de administração financeira e gestão financeira?

Muitas pessoas podem se confundir e achar que os cursos de administração financeira e gestão financeira são a mesma coisa, mas não se engane: ambos são diferentes.

A administração financeira está ligada à organização; com isso, podemos dizer que esta área é mais voltada a processos de controle das atividades da empresa, tendo mais ligação com recursos humanos, operações e, também, à parte fiscal e tributária.

Já quando falamos da área de gestão de finanças, que é abordada pelo curso de gestão financeira, podemos dizer que trata-se de todo o profissional responsável por fazer toda a parte de planejamento e análises dos recursos financeiros. 

Além dessas diferenças nas áreas, a faculdade de administração financeira também se diferencia do curso de gestão financeira na questão da durabilidade e da quantidade de semestres. 

Enquanto o curso tecnológico de gestão financeira possui apenas 4 semestres, a faculdade de administração possui 8. Isso acontece porque o curso de gestão financeira empresarial oferece um nível tecnólogo, já a administração possui nível de bacharel.

Para não errar na escolha do curso, é preciso ler bastante sobre ambos e ver qual deles se encaixa melhor na sua necessidade, lembrando sempre que são áreas complementares.

Quanto ganha um gestor financeiro?

Essa é a principal questão levantada pela maioria dos estudantes ou profissionais do curso de gestão financeira: “Quanto vou ganhar como gestor financeiro”? Mas antes disso, é importante que saibamos que o salário pode variar muito de acordo com a empresa e com setor atuante de cada candidato.

Para se ter maior clareza, pesquisamos a estimativa salarial do Brasil de acordo com o nível de cada vaga. Confira:

  • Assistente financeiro: de R$ 1.594,00 a R$ 2.411,00;
  • Analista financeiro: R$ 3,050 a R$ 5,000;
  • Coordenador/Supervisor financeiro: R$ 4.000 a R$ 8.000;
  • Gerente financeiro: R$ 10.243,00 a R$ 11.223,00;
  • Diretor financeiro: R$ 13.139,00 a R$ 17.855,00.

É válido lembrar que esses salários são relacionados ao piso salarial brasileiro de cada cargo, e pode se diferenciar de acordo com a empresa e nível hierárquico do profissional.

Por que estudar em EAD?

Fazer um curso de gestão financeira, graduação ou pós-graduação à distância (EAD), possui muito mais vantagens do que se possa imaginar; tanto que a modalidade vem crescendo muito nos últimos anos, se comparado com o ensino presencial. 

No momento que o país vivencia umas das crises mais sensíveis de sua história, a procura por cursos EAD aumentou ainda mais, isso tudo graças à segurança, flexibilidade e mensalidades mais acessíveis que eles proporcionam, impedindo que o aluno se prenda a pensamentos como: “Quanto custa o curso de gestão financeira?” “Será que vou conseguir pagar?”

Veja abaixo outros motivos para fazer o curso de gestão financeira à distância:

  • Maior flexibilidade de horário: Somente o EAD do curso técnico de gestão financeira vai oferecer ao aluno a possibilidade de conciliar seus estudos com outros planos e obrigações, permitindo que ele escolha o melhor horário para ele estudar;
  • Custo-benefício: Como já dito, além de excelente qualidade, a modalidade à distância permite que o aluno pague um valor muito abaixo do preço de uma faculdade presencial, permitindo que ele tenha maior tranquilidade e consiga realizar todos seus planos;
  • Empregabilidade: Quem investir no curso de gestão financeira à distância, também terá alto nível de empregabilidade, uma vez que essa carreira vem crescendo muito nos últimos anos, e o fato de se ter um certificado na área fará toda a diferença na hora de aplicar para uma vaga.

Quanto custa o curso de gestão financeira?

O curso de gestão financeira empresarial tem sido muito procurado nos últimos anos e, em decorrência disso, a escolha de um curso bom é a principal  preocupação dos estudantes.

Além disso, muitos também desejam  saber o valor que será necessário investir, para,  a partir disso, compreender  se caberá ou não no seu orçamento mensal. 

Em vista dessas questões, é importante o futuro ingressante saber que o valor pode variar muito de acordo com cada instituição, e a partir da modalidade escolhida. Vale ressaltar que a modalidade EAD encontra-se como a mais em conta, se comparada com a modalidade presencial.

Por essa razão, a Faculdade Ideal Trends foca em ministrar suas aulas à distância para que o aluno tenha maior flexibilidade no horário e para que consiga pagar suas mensalidades com maior tranquilidade.

A dúvida de todos os estudantes que estão prestes a ingressar na faculdade se baseia na seguinte questão: “Qual é a melhor faculdade de gestão financeira”? E esse levantamento pode vir acompanhado de muitas outras perguntas. Mas para auxiliar nessa decisão, é sempre importante que o aluno se baseie nas notas que o MEC (Ministério da Educação) está atribuindo àquela instituição de ensino.

A nota apresentada pelo MEC é importante e deve ser avaliada pelos estudantes, pois ela reflete diretamente no desempenho das faculdades e avalia se determinada instituição leciona cursos com um padrão mínimo de qualidade para serem reconhecidos.

E outro fator de importância que deve ser seguido, é se a instituição pode influenciar de maneira positiva e significativa na hora do aluno ingressar no mercado, pois alguns cursos podem não oferecer um ensino qualificado e podem acabar prejudicando o profissional.

Com base no levantamento de todas essas questões, a Faculdade Ideal Trends é a melhor opção para os futuros gestores financeiros. Isso porque a instituição tem como foco principal oferecer aos seus alunos um ensino de qualidade e ótimas possibilidades de colocação no mercado de trabalho. 

Para chegar nesse nível de expertise, a Faculdade Ideal tem investido e focado muito na melhoria de toda sua plataforma EAD, e conta com a ajuda dos melhores docentes para proporcionarem uma experiência satisfatória e única para os estudantes.

Além disso, reúne todas as características que uma boa universidade deve ter, pois tem como objetivo principal preparar seus alunos para o mercado de trabalho, e mostrar exatamente como é o dia a dia desse profissional.