curso de gestão financeira da Faculdade Ideal Trends vai te surpreender de muitas formas.  Ainda mais porque o ensino oferecido proporciona uma formação rápida e completa. Isso ocorre por meio de um programa de ensino inovador. Desse modo, todos eles foram ministrados pelos melhores mestres do mercado.

Curso de Gestão financeira

Navegue pelos tópicos abaixo e encontre tudo o que você precisa sobre o melhor curso de gestão financeira.

Este curso de gestão, também conhecido como curso de gestão financeira empresarial, é uma graduação de nível tecnológico. Ele tem o objetivo de preparar o aluno, já que ele será o responsável por cuidar de todas as finanças das organizações.

Portanto, veja mais sobre a gestão financeira curso.

Mais sobre o curso de gestão financeira

Diariamente, os profissionais dessa área possuem várias funções. Desse modo, é importante que o estudante seja ensinado com excelência em uma gestão financeira curso.

Sendo assim, desde a primeira aula do curso de gestão financeira empresarial, o aluno terá um contato próximo com a área. Dessa forma, conhecerá diferentes conceitos, como:

  • Contabilidade;
  • Estatística;
  • Matemática;
  • Economia;
  • Planejamento estratégico e muito mais.

Em outras palavras, tudo para prepará-lo da melhor forma. Assim, ele vai conseguir sair da faculdade. E após isso, ingressar no mercado com facilidade.

Nesse sentido, para quem deseja iniciar sua carreira no setor financeiro, deve saber que existe uma grande procura por estes profissionais. Pois é uma área de extrema relevância. E tem crescido de modo exponencial nos últimos anos.

Um bom motivo para isso, é que todas as empresas, sejam elas de pequeno ou grande porte, necessitam desenvolver estratégias de captação de investimentos e recursos. Além de muitos outros meios.

Mercado de trabalho em gestão financeira: um mar de possibilidades

A princípio, o mercado financeiro está em constante evolução. Com isso, a procura e a valorização por um gestão financeira curso não para de crescer.

Isso porque os profissionais estão conhecendo cada vez mais todos os benefícios oferecidos por esse mercado. Dessa forma, se interessam cada vez mais.

O profissional do curso técnico de gestão financeira, assim que formado, recebe o diploma de tecnólogo. Nele, ele terá o direito de obter o registro no Conselho Regional de Administração (CRA). Assim, contribuem para o crescimento permanente e sustentável das organizações.

É sempre importante ressaltar o perfil desse profissional. Dessa forma, ele sempre será muito valorizado por diversos fatores. Principalmente em épocas de instabilidade econômica.

Nesse sentido, durante uma crise ou recuperação econômica de um país, é importante estudar e planejar bem as finanças. Assim, você saberá aplicar todos os recursos em investimentos rentáveis.

No mercado de trabalho, o gestor financeiro pode atuar em alguns cargos. Por exemplo, os operacionais, táticos e estratégicos. Algumas excelentes opções para este profissional, são:

  • Instituições financeiras públicas e privadas;
  • Startups;
  • Médias e grandes empresas.

Além disso, pode atuar diretamente com orçamento e gestão de custos. Fora análises econômicas, controladorias, precificações, gestão de finanças sustentáveis, de pessoas e de crise institucional.

Os gestores financeiros que decidirem trabalhar por conta própria, podem escolher atuar como consultores de finanças para empresas. Desse modo, auxiliam na análise de custos, montagem e acompanhamentos de relatórios e muito mais. Tudo isso de uma maneira terceirizada.

Esse profissional também pode ser procurado para orientar na abertura de novos empreendimentos.

Áreas de atuação da gestão financeira

O gestor financeiro é a peça-chave de uma organização. Seja ela de pequeno ou médio porte.

Isso porque, esse profissional é responsável por todos os recursos financeiros da instituição. Desde o planejamento de gastos e orçamentos até o balanço de receitas e despesas.

Por essa razão, as oportunidades para essa área sempre estão em crescimento. Dessa maneira, as empresas dão muito valor ao conhecimento deste tipo de profissional.

Dentro da área da administração financeira, existem muitos cargos de atuação. Dentre eles, podemos citar:

Analista Financeiro

É o profissional responsável por planejar, gerir e analisar os recursos financeiros de uma organização. O foco é garantir rentabilidade nas contas e investimentos. Assim como ver a necessidade de gastos.

Analista de Crédito

É o responsável por atuar na análise de dados econômico-financeiras de clientes. Ele também define limites de crédito. Tudo segundo os padrões exigidos pela empresa.

Assistente Financeiro

Antes de tudo, este profissional pode ter muitas funções diárias. Isso envolve o controle das contas e transações bancárias. Além da fiscalização e controle do fluxo de caixa, cálculos de impostos e passar as notas fiscais, entre outros.

Analista de Investimentos

Em primeiro lugar, é o profissional que atua dando suportes que ajudam os investidores. Além de gestores de fundos e corretoras de valores em suas decisões de investimentos. Eles sugerem as melhores ideias e planos.

Consultor Financeiro

Em primeiro lugar, é o especialista em realizar estudos, análises e apontar tendências. Eles possuem como referência dados de valores de uma gestão financeira.

Controller

Profissional que atua na área de controladoria de uma organização. Ele é responsável por gerar melhores resultados para a empresa. Tudo através da gestão financeira, fiscal e orçamentária.

Gerente de Contas

Sobretudo vai atuar diretamente na organização. Além do acompanhamento, planejamento, gestão das atividades, fluxos e processos. Todos afetam diretamente as finanças da empresa.

Gerente de Finanças

É o profissional com habilidades para gerenciar pessoas (supervisores). Além de informações de fluxo de caixa, desenvolvimento do planejamento financeiro e elaboração de planos para melhoria do desempenho econômico-financeiro de uma empresa.

Orçamentista

Ele principalmente vai realizar todo o levantamento quantitativo e cotações de materiais de uma empresa. Desse modo, elabora planilhas orçamentárias e composições de preços unitários.

Supervisor de Operações Financeiras

É o responsável por liderar analistas, assistentes e estagiários do setor. Assim como elaborar orçamentos e demonstrativos financeiros e econômicos. Além de projetar receitas, coletar dados da empresa, analisar objetivos e metas definidas e administrar todos os recursos financeiros.

Como está a área financeira atualmente?

Todos sabemos que em tempos de crise qualquer empresa pode sofrer alguma instabilidade. Diante disso, as incertezas da economia podem surgir.

Porém, uma coisa é fato. O mercado financeiro seguirá abrindo muitas oportunidades de trabalho nesse e nos próximos anos.

Segundo informações do relatório de guia salarial, do site Exame (publicado em Janeiro de 2021), as razões para ficar otimista com a área são muitas.

Isso porque o profissional terá uma grande responsabilidade em mãos. Pois, fará as análises e gestões de toda a organização.

Desse modo, ele será totalmente responsável por traçar estratégias de captação de investimentos e recursos, a fim de manter as finanças em equilíbrio.

Para quem deseja entrar nessa área, é indicado investir em cursos ou graduações tecnológicas. Todas elas disponibilizadas e ministradas por muitas instituições sérias, assim como a Faculdade Ideal Trends.

Com tudo isso, ao pesquisar sobre “gestão financeira o que estuda”, é possível achar uma dessas faculdades e cursos que disponibiliza com excelência.

melhor curso de gestão financeira

O que é um curso tecnólogo de gestão financeira?

Para entender alguns pontos sobre a gestão financeira curso, é preciso, antes de mais nada, saber que ela pode ser dividida em duas modalidades: um tecnólogo e uma especialização que seria uma pós-graduação.

Desse modo, um tecnólogo nada mais é do que um curso de ensino superior que ensina tudo sobre o universo relacionado às finanças.

Dentro dela, se estudam alguns tópicos, como o pagamento dos impostos, o universo do sistema tributário brasileiro, criação de planos de redução de cargas tributárias como uma maneira de economizar com impostos e taxas. Além de entender tudo sobre obrigações fiscais.

O gestão financeira curso tem uma duração de apenas 2 anos. O seu período de graduação é menor em comparação aos outros, porque eles são focados em preparar os profissionais para o mercado de trabalho de uma forma mais acelerada.

Portanto, na gestão financeira curso, é possível aprender todos os conhecimentos com algo mais focado e especializado, proporcionando uma entrada muito mais rápida dentro do mercado de trabalho.

Então, ao ver quanto ganha um gestor financeiro, é possível ver além das questões dos valores, mas também sobre todas as áreas em que dá para trabalhar.

Dentre algumas áreas, fora as que já foram citadas, tem também analista de recursos financeiros e gerente de contas para pagar e receber.

Desse modo, pesquise mais sobre quanto ganha um gestor financeiro e veja todos os benefícios de estudar nessa área dentre as melhores faculdades.

O que é ensinado no curso de gestão financeira?

O curso tecnológico de gestão financeira da Faculdade Ideal Trends tem duração de 2 anos, que totalizam 4 semestres. Portanto, elas oferecem todo o suporte para que o aluno desenvolva habilidades. Além de competências para trabalhar na área desejada.

Simultaneamente, são realizados estudos de caso reais. Desse modo, os estudantes são desafiados diariamente para desenvolverem projetos de finanças. Tudo com a orientação dos professores.

As aulas são ministradas pela modalidade EAD, online e por professores mestres e especialistas. Eles contribuem para um ensino único e de qualidade. Então, é possível ver mais sobre a gestão financeira curso.

Ao longo de uma gestão financeira curso, o aluno terá acesso a uma grade curricular de excelência.

Portanto, a gestão financeira curso conta com matérias divididas entre ciências exatas e humanas. São elas:

  • Administração Financeira – 80h;
  • Administração Financeira Avançada – 60h;
  • Análise da Viabilidade Econômica e Financeira – 60h;
  • Antropologia – 60h;
  • Comunicação – 80h;
  • Contabilidade Geral – 80h;
  • Custo e Orçamento Empresarial – 80h;
  • Desafios Contemporâneos – 60h;
  • Empreendedorismo – 60h;
  • Projeto Integrador I – 60h;
  • Estatística – 80h;
  • Estratégia Empresarial – 80h;
  • Ética e Responsabilidade Socioambiental – 60h;
  • Fundamentos da Administração – 80h;
  • Gestão de Crédito, Cobrança e Risco – 80h;
  • Fundamentos da Economia – 80h;
  • Gestão de Operações e Qualidade – 80h;
  • Projeto Integrador II – 60h;
  • Gestão de Pessoas – 80h;
  • Matemática Financeira – 80h;
  • Gestão de Projetos – 80h;
  • Negociação e Resolução de Conflitos – 60h;
  • Optativa – 60h;
  • Projeto Integrador III – 60h;
  • Atividades Complementares – 100h.

As disciplinas serão aplicadas semestralmente. Portanto, elas agregam conhecimento ao estudante durante toda sua jornada. Isso até o final da gestão financeira curso.

Ao término deste ciclo, o aluno estará apto a analisar. Além de planejar e gerenciar todas as funções de controle financeiro.

Desse modo, ele estará preparado para o mercado de trabalho. Então, veja mais sobre quanto ganha um gestor financeiro para entender todos os detalhes da área.

Quais os diferenciais do curso de gestão financeira?

Existem inúmeros motivos para você ingressar em uma gestão financeira curso empresarial. Principalmente porque a área financeira está em constante evolução.

Ela é necessária em todas as organizações. Isso independente do seu porte ou especialidade no mercado.

Porém, além do motivo já mencionado, existem muitos outros para você estudar e aprender mais sobre essa área, como por exemplo o quanto ganha um gestor financeiro.

Confira:

Garante a qualificação profissional

É uma carreira que te ajudará a ter um maior networking, ou seja, rede de contatos. Isso vai te proporcionar muitas oportunidades. Pois trata-se de uma área flexível e que é requerida por todos os setores. Tanto os industriais quanto de serviços.

Então, estude mais sobre gestão financeira curso e adquira uma excelente qualificação profissional.

Melhora a habilidade interpessoal

Primeiramente por se tratar de uma área que abrange todas as finanças e investimentos de um estabelecimento. Então, a atuação desse profissional vai ser conectada de forma mais direta com diferentes setores da organização.

Ensina boas práticas para investimento pessoal

A princípio com o aprendizado de todas as técnicas principais, os profissionais também vão aprender a administrar melhor seu próprio dinheiro. Com isso, as despesas mensais serão pré-estabelecidas e melhor controladas.

Então, além de administrar todas as próprias economias como visto em quanto ganha um gestor financeiro, dá para gerir também a de diversas pessoas.

Qual o corpo docente do nosso curso de gestão financeira?

De antemão, todos sabemos que antes de ingressar em uma faculdade. É necessário pesquisar bastante pela instituição que está oferecendo o curso.

Junto a isso, ver se ela conta com uma equipe de docentes profissionais e preparados para aplicar as disciplinas da melhor maneira. Isso deve ser validado ao realizar uma gestão financeira curso.

Além disso, é indicado pesquisar pela grade curricular de uma gestão financeira curso. A fim de entender com mais profundidade o perfil da gestão financeira curso.

Para não ter dúvidas e não errar na escolha da melhor instituição de ensino, a Faculdade Ideal Trends libera aos futuros ingressantes o currículo lattes da coordenação geral do curso.

Com isso, você ficará por dentro de todas as informações sobre a coordenação responsável. Isso inclui dados de formação, anos de experiências e muito mais.

Dessa forma, além da ajuda dos professores, os futuros estudantes também terão um apoio completo da coordenação ao longo dos semestres em uma gestão financeira curso.

Desse modo, o coordenador ficará à disposição para responder dúvidas sobre o curso. Além das disciplinas e demais assuntos relacionados.

E, assim como os professores, o coordenador geral do curso de gestão financeira também têm um alto nível de docência.

Pois a Faculdade Ideal Trends preza, acima de tudo, pela qualidade de ensino aos seus alunos.

Dessa forma, é possível afirmar que uma gestão financeira curso realizada dentro da Faculdade Ideal Trends oferece um ensino com excelência para os estudantes.

Com isso, quando eles saem da faculdade e se deparam com algumas questões, como por exemplo quanto ganha um gestor financeiro, não se decepcionam.

Não podemos deixar de mencionar que uma boa gestão financeira curso possui modalidade EAD. Porém, a faculdade libera encontros nos Polos de Apoio Presencial. Eles ocorrem duas vezes por mês durante 4 horas para realização de atividades e trabalhos.

Abaixo temos o link para a página oficial do Curso de Gestão Financeira da Faculdade Ideal Trends. Clique e realize já sua matrícula!

Curso gestão financeira

FAQ especial sobre o Curso de Gestão Financeira

Ao buscar o curso ideal para fazer a primeira formação de nível superior ou mesmo para quem busca uma graduação complementar com o objetivo de impulsionar ainda mais sua carreira. É comum se deparar com diversas dúvidas antes de escolher o curso e o local de ensino.

Sabendo disso, separamos algumas das principais dúvidas que os candidatos têm sobre gestão financeira curso para ajudá-lo nessa decisão importante.

Por que fazer um curso de gestão financeira?

Não há nada melhor do que ingressar em uma área que não para de crescer e ser vista, não é mesmo?

A certeza de sair da faculdade e saber que há um mercado de chances esperando por você é a melhor coisa. E isso traz paz para qualquer aluno.

Talvez a dúvida ainda permaneça e você ainda não tem certeza se essa área será útil na sua vida. Mas, não se preocupe. Isso é normal e a dúvida pode surgir em qualquer momento.

Mas uma coisa é certa: trabalho para este profissional nunca faltará.

Algo que sempre devemos lembrar é que a área de gestão financeira é vital para qualquer empresa. Apesar do seu porte ou ramo de atuação. Todas devem contar com pelo menos um profissional responsável pelas finanças. 

Dessa forma, a gestão correta dos recursos financeiros proporciona o fortalecimento da organização. Consequentemente, garante seu crescimento e a possibilidade de realizar novos investimentos.

Além do curso ser útil para formar um profissional da área, ele também serve para os estudantes visionários. Principalmente se desejam aprender a administrar seu dinheiro da melhor forma possível. Além de contribuir para uma economia mais equilibrada.

Quem pode fazer o curso de gestão financeira?

Muitas pessoas acreditam que há uma idade específica para ingressar na faculdade. Mas a realidade é outra. Independentemente da idade, o aluno pode e deve ingressar em novas áreas de atuação.

Além disso, o curso tecnológico de gestão financeira, serve para ter mais dados na área. Além de ajudar profissionais a crescerem onde estão.

Com o passar do tempo, algumas pessoas necessitam aprender ou se atualizar. Isso garante com que tenham mais chances de desenvolvimento. Principalmente dentro da empresa onde estão.

Muito mais do que aprender, elas também terão mais chances de crescerem profissionalmente. Inclusive, podem se tornar referências no assunto.

Qual a diferença entre os cursos de administração financeira e gestão financeira?

Muitas pessoas podem se confundir e achar que os cursos de administração e gestão financeira são a mesma coisa. Mas não se engane: ambos são diferentes.

A administração financeira está ligada à organização. Com isso, podemos dizer que esta área é mais voltada a processos de controle das atividades da empresa.

Sendo assim, ela possui mais ligação com recursos humanos e operações. Além disso, tem a parte fiscal e tributária da organização.

Já quando falamos da área de gestão de finanças, podemos dizer que trata-se de todo o profissional responsável pelos métodos e análises dos valores.

Além dessas diferenças nas áreas, a faculdade de administração financeira também se diferencia em outras áreas. Como por exemplo, na gestão financeira curso tem o tempo que dura e a quantidade de semestres.

Enquanto o curso tecnológico de gestão financeira possui apenas 4 semestres. Já a de administração possui 8.

Isso acontece porque a gestão financeira curso empresarial oferece um nível tecnólogo.
Já a administração possui nível de bacharel.

Para não errar na escolha do curso, é preciso ler muito sobre ambos. Além de ver qual deles entra melhor na sua precisão. Vale sempre lembrar que são áreas iguais.

Quanto ganha um gestor financeiro?

Essa é a principal questão levantada pela maioria dos alunos ou profissionais do curso de gestão financeira: “Quanto vou ganhar como gestor financeiro”?

Mas antes disso, é crucial que saiba que o salário pode variar muito de acordo com a empresa. Além do setor atuante de cada candidato.

Para se ter maior clareza, vimos a estimativa salarial do Brasil de acordo com o nível de cada vaga. Confira:

  • Assistente financeiro: de R$ 1.594,00 a R$ 2.411,00;
  • Analista financeiro: R$ 3,050 a R$ 5,000;
  • Coordenador/Supervisor financeiro: R$ 4.000 a R$ 8.000;
  • Gerente financeiro: R$ 10.243,00 a R$ 11.223,00;
  • Diretor financeiro: R$ 13.139,00 a R$ 17.855,00.

Desse modo, é válido lembrar que esses salários são relacionados ao piso salarial brasileiro de cada cargo. Isso pode se diferenciar de acordo com a empresa e nível do profissional.

Então, ao pesquisar e analisar sobre quanto ganha um gestor financeiro, é preciso antes de tudo, avaliar essas variáveis.

Por que estudar em EAD?

Fazer uma gestão financeira curso, graduação ou pós-graduação à distância (EAD). Isso possui muito mais vantagens do que se possa imaginar.

Ainda mais porque o modo EAD cresceu muito nos últimos anos. Ainda mais se comparar com o ensino presencial.
No momento que o país vivia uma das piores crises de sua história, a procura por cursos EAD cresceu ainda mais.

Isso tudo graças à segurança, flexibilidade e valores mais em conta que eles geram. Isso impede que o aluno se prenda a ideias como: “Quanto custa o curso de gestão financeira?” “Será que vou conseguir pagar?”

Veja abaixo outros motivos para fazer o curso de gestão financeira à distância:

Maior flexibilidade de horário

Apenas o EAD do curso técnico de gestão financeira vai dar ao aluno a chance de juntar seus estudos com outros planos e obrigações. Bem como deixar que ele decida o melhor horário para ele estudar.

Custo-benefício

Conforme já dito, além de boa qualidade, o modo remoto permite que o aluno pague um valor muito abaixo do preço de uma faculdade presencial. Isso faz que ele tenha maior conforto. Além de fazer todos seus planos.

Empregabilidade

Quem investir no curso de gestão financeira à distância, também terá alto nível de ter um emprego. Uma vez que essa carreira cresceu muito nos últimos anos. E o fato de se ter um certificado na área fará toda a diferença na hora de aplicar para uma vaga.

Além disso, é possível ter uma boa fonte de renda com essa área, assim como visto em quanto ganha um gestor financeiro?

Quanto custa o curso de gestão financeira?

Em princípio, a gestão financeira curso empresarial tem sido muito buscada nos últimos anos. Com isso, essa escolha é a principal dos alunos.

Além disso, muitos também desejam saber o valor que será preciso investir. A partir disso, entender se caberá ou não no seu lucro mensal.

Em vista dessas questões, é vital o futuro aluno saber que o valor pode variar muito. Ainda mais de acordo com cada instituição. Além do modo escolhido.

Vale ressaltar que o modelo EAD encontra-se como o mais acessível. Ainda mais se comparar com o modo presencial.

Por essa razão, a Faculdade Ideal Trends foca em ministrar suas aulas à distância. Assim, o aluno terá maior flexibilidade no horário. Além de conseguir pagar os meses com paz.

Gestão financeira

Em suma, a dúvida de todos os estudantes que estão prestes a entrar na faculdade se baseia na seguinte questão: “Qual é a melhor faculdade de gestão financeira”?
Igualmente esse dado, podem vir junto muitas outras questões.

Do mesmo modo, para ajudar nessa decisão, é sempre vital que o aluno se baseie nas notas que o MEC (Ministério da Educação) está dando naquele lugar de ensino.

Afinal de contas, a nota que o MEC mostra é vital e deve ser vista pelos alunos. Pois ela reflete na ação das faculdades.

Ainda mais, pois essa nota avalia se cada lugar passa cursos com um padrão mínimo para serem vistos.

Portanto, outro fator que deve ser seguido é se o local influencia de uma maneira boa e útil na hora do aluno entrar no mercado.

Pois alguns cursos podem não oferecer um ensino eficaz. Assim, podem acabar piorando o profissional.

Sendo assim, com base em todas essas questões, a Faculdade Ideal Trends é a melhor opção para os futuros gestores.

Afinal, o local tem como foco principal oferecer aos seus alunos um bom ensino. Dessa forma, ele terá ótimas chances de entrar no mercado de trabalho.

Contudo, para chegar nesse nível, a Faculdade Ideal investe na melhoria de toda sua plataforma EAD.

Ao passo que conta com a ajuda dos melhores docentes para darem uma boa experiência, além de ajuda única para os alunos.

Além disso, reúne todos os dados que uma boa universidade deve ter. Pois possui como foco preparar seus alunos para o mercado de trabalho. Por fim, para isso, mostram como é a rotina desse profissional.

Desse modo, para uma excelente escolha em uma gestão financeira curso, a melhor escolha é na Faculdade Ideal Trens, em que você terá um ensino de qualidade e excelência.