Saiba mais sobre Gestão de RH e porquê escolher a Faculdade Ideal Trends para complementar seu currículo acadêmico

Na Faculdade Ideal Trends você encontra o curso mais completo para Gestão de Recursos Humanos. Baseando-se numa grade curricular categórica e em uma experiência online 100% eficiente, o aluno passa por uma experiência de ensino satisfatória. Além disso, ainda encontra um atendimento personalizado ímpar.

O aluno com selo FTrends aprende com um time idôneo de docentes. As aulas são ministradas por mestres e doutores em Gestão de Recursos Humanos, com especializações em áreas correlatas. Assegurando assim que todas as informações cedidas são de maior relevância no mercado e para a profissão.

Está pronto – ou pronta – para ingressar nessa jornada? Você tem o potencial para chegar mais longe. Com as instruções certas, o caminho para a ascensão na área estará sempre aberto para as melhores oportunidades.

Conheça mais sobre a área de Recursos Humanos e como uma boa formação pode auxiliar a ingressar no mercado e crescer profissionalmente.

Acesse os tópicos para navegar com maior facilidade entre as informações sobre Gestão de Recursos Humanos e como o curso é ministrado na FTrends:

O que é o curso de Gestão de Recursos Humanos?

Uma das áreas mais cruciais para o funcionamento de uma empresa é o RH. Os profissionais de recursos humanos lidam diretamente com os colaboradores, mas também podem se responsabilizar por questões financeiras, gestão de crises e relacionamento interpessoal. 

Todo tipo de empreendimento ou companhia depende do bom relacionamento entre cada nível hierárquico. Logo profissionais formados com conhecimentos práticos são cada vez mais requisitados.

Dentro das organizações e empresas, está cada vez mais claro o quão essencial é a comunicação entre líderes e liderados, áreas muitas vezes sem qualquer relação direta e com o público geral. 

O curso de Gestão de Recursos Humanos da Faculdade Ideal Trends oferece toda a bagagem acadêmica e informações para gerar cada vez mais profissionais competentes, dos quais compreendem a importância do RH para o crescimento de uma empresa economicamente.

Nas palavras de Abraham Maslow: “Para quem só sabe usar martelo, todo problema é um prego”, isto é, para uma empresa que não sabe lidar com colaboradores e clientes, toda situação diferente automaticamente se torna um problema. 

Quando falamos do setor de RH, deve-se referir aos profissionais formados para lidar com a comunicação interna e externa, com organogramas, estratégias e técnicas de motivações. Um perito em conversar com o “martelo” enquanto lida com “pregos”.

Investir em um curso de Gestão de Recursos Humanos é assegurar que esteja embarcando no mercado de trabalho tendo conhecimentos, técnicas e habilidades bem desenvolvidas para lidar com crises, colaboradores e eventos. Tudo isso através do aprendizado de termos específicos do segmento e exercícios teóricos.

Por compreender a necessidade de profissionais de Recursos Humanos cada vez mais completos, a FTrends oferece um curso de Gestão de RH pensado para capacitar profissionais inovadores e empreendedores, inclinados a liderar equipes e processos relacionados à relação profissional. 

Os matriculados recebem instruções privilegiadas sobre estratégia e organização, vindas de docentes especializados.

Ao fim do último semestre, cada estudante do tecnólogo em Gestão de pessoas estará habilitado para oferecer soluções criativas, táticas e eficientes para contribuir, fortalecer e ampliar o papel da liderança no conceito e motivação da equipe. 

Tudo isso através de análises complexas de cenário, gestão de crise, relacionamento interpessoal e motivacional de todos dentro da empresa. Afinal, o profissional de RH atua na comunicação entre todas as pontas da organização.

Dentro da grade curricular do curso de Gestão de Recursos Humanos estão incluídas matérias e aulas elaboradas para oferecer lições ligadas à liderança humanizada, formação de equipes com alto desempenho, módulos tratando especificamente da legislação e rotinas trabalhistas de administração de pessoal e benefícios, comunicação organizacional, remuneração estratégica, entre outros conhecimentos para formar um profissional com expertise para ajudar no crescimento de pequenos negócios, ou fortalecer o domínio de uma grande multinacional.

Como é o mercado de trabalho para Recursos Humanos?

A evolução na propagação do conceito de ‘gestão humanizada’ e a necessidade crescente de amplificar a comunicação entre líderes e colaboradores, o mercado viu uma evolução no papel e no quão requisitados estão os bons profissionais formados em Gestão de Recursos Humanos.

As contratações de profissionais para expansão do setor de RH está vendo uma onda de crescimento anual. Para entrar nas estatísticas de colaboradores para Gestão de Pessoas, adquira seu diploma com a Faculdade Ideal Trends, por uma formação e um futuro ideal.

Para falar em porcentagens, de acordo com os dados retirados pelo portal ‘salario.com.br’ do Novo CAGED, eSocial e Empregador Web, dentro da área de Gestão de Recursos Humanos houve um aumento de 50,13% nas contratações formais com carteira assinada, dentro do regime CLT, entre os meses de junho de 2020 e junho de 2021.

Com empresas interessadas em investir na comunicação humanizada e em estratégias para promover essa interação, a tendência é a procura por profissionais de RH continuar subindo cada vez mais.

Tendo uma boa formação, como no curso de Gestão de Recursos Humanos da FTrends, o profissional pode ocupar os seguintes cargos:

Consultor de Recursos Humanos: o profissional ocupando o cargo de consultor de recursos humanos está responsável por responder pelas atividades de consultoria por assuntos atrelados ao RH, além de compreender diagnósticos e estatísticas, provendo a empresa com estratégias de atuação, desenvolvimento de trabalho, assim gerando soluções à liderança da organização contratante;

Assistente de Departamento de Pessoal: o profissional na área de Departamento Pessoal fica responsável por oferecer suporte na elaboração de cálculos na folha de pagamento, rescisões, férias e recolhimento de contribuições, também lidando com a manutenção no cadastro de funcionários dentro do sistema utilizado pela empresa, controlando e criando estratégias para facilitar fluxos como o de ponto eletrônico;

Analista de Treinamento e Capacitação: o profissional contratado para desempenhar o papel de Analista de Treinamento e Capacitação fica responsável pelo levantamento de prioridade no treinamento, assim promovendo uma evolução nos colaboradores de determinados setores. Logo está encarregado de preparar e procurar materiais para treinamentos internos, seleção de cursos e palestras pertinentes às necessidades;

Analista de Recrutamento e Seleção: o profissional contratado como Analista de Recrutamento e Seleção está responsável pelo processo de recrutamento e seleção como um todo. O que o torna responsável por analisar padrões de aproveitamento de cada candidato, selecionar fontes para um recrutamento eficiente, analisar cargos, salários e benefícios adequados para cada contratação efetuada;

Analista de Recursos Humanos: o profissional contratado para ser Analista de Recursos Humanos terá como responsabilidade a análise da área RH da empresa, verificando a necessidade de novas contratações, treinamentos, além de avaliar o desempenho dos colaboradores, através das estatísticas geradas e as informações colhidas, desenvolver planos de carreira e disseminar a cultura organizacional;

Business Partner: o profissional ocupando este cargo pode também ser chamado de consultor interno, pois realiza análise de perfis dentro da empresa, procurando pela presença (ou ausência) das principais soft skills necessárias dentro do segmento, mediando uma comunicação mais assertiva entre gerentes e o RH, disponibilizando dados apurados para uma melhor tomada de decisão;

Vale pontuar que dentro do setor de Recursos Humanos existem diversos cargos, logo a possibilidade de crescimento depende da disponibilidade da empresa e empenho do colaborador. Cada título também lida com outras demandas além das mencionadas, afinal, parte crucial do trabalho na Gestão de Pessoas é a comunicação e entendimento das contribuições individuais.

De olho na carteira: quais os salários para formados em Gestão de Recursos Humanos?

Tratando-se da remuneração dos profissionais tecnólogos em Gestão de Recursos Humanos, os salários dependem de diversos fatores a serem considerados: posição hierárquica do funcionário, porte da empresa e disponibilidade de capital.

De acordo com informações analisadas e disponibilizadas pelo Guia da Carreira, um Analista de Recursos Humanos pode começar a carreira com um salário médio entre R$1.690,00 e R$4.101,00, de acordo com as estatísticas de 2020 e 2021. Diferentes cargos representam uma mudança nesse número, logo é prudente pesquisar por valores para títulos específicos.

Independentemente de cargo e salário, a formação e informação são essenciais para começar a carreira com uma boa remuneração. O futuro dentro da profissão depende das decisões tomadas no caminho. Logo, você pode se conceituar na área a partir das experiências, mas também utilizando os conhecimentos adquiridos através do curso para tecnólogo em Gestão de Pessoas.

Para um futuro profissional brilhante, a Faculdade Ideal Trends te prepara para as demandas do mercado de trabalho. Conheça nossos cursos e invista no seu potencial.

O diploma por Educação à Distância tem o mesmo valor do presencial?

Não seria honesto negar que até alguns anos atrás havia um certo estigma em relação à formação através de aulas online. Contudo, a questão do valor de um diploma mudou em 100% com o passar do tempo, afinal, a praticidade deve ser valorizada.

Na FTrends a qualidade do curso se alia à praticidade e facilidade de participação em aulas ministradas remotamente. E esses são somente dois fatores que tornam o EAD uma modalidade de ensino tão estável.

Instituições como a Faculdade Ideal Trends oferecem uma formação de qualidade no âmbito online, visando formar profissionais competentes. Cursos como o de Gestão de Recursos Humanos estão se tornando cada vez mais requisitados pela administração de empresas. Por isso, plataformas que facilitam o acesso à essa formação passaram a crescer no conceito dos empregadores também.

Desde 1996, o MEC (Ministério da Educação) torna válida a formação por meios de Educação à Distância. Na época, os meios de aprendizado remoto eram extremamente diferentes e menos interativos, comparando com o que chamamos de ‘EAD’ hoje em dia.

A partir de 2017 instituições 100% online também passaram a receber a credibilidade e permissão para emitir certificados e diplomas válidos.

A evolução da tecnologia, a conexão aprimorada com a internet, pacotes acessíveis para conectividade Wi-Fi, 3G e 4G, tudo isso tornou o EAD a ferramenta completa e interativa que conhecemos hoje. Por isso a educação à distância é uma modalidade válida, valiosa e requisitada para formação acadêmica dos brasileiros.

No momento em que vivemos, a educação e a informação são bens preciosos. A garantia de acesso a elas é um investimento na instrução. Valorizar formas práticas se tornou uma necessidade dentro do mercado de trabalho. Hoje em dia, um diploma por EAD para ensino fundamental, médio ou superior é 100% valorizado.

Sobre o curso de Gestão de Recursos Humanos da Faculdade Ideal Trends

Tendo conhecido os pormenores da Gestão de Recursos Humanos, salários, cargos a serem conquistados, principais funções e possibilidades, além de aprender um pouco sobre o EAD, saiba mais sobre o curso completo da Faculdade Ideal Trends. Entenda o motivo para investir numa educação ideal, através do currículo mais completo para ensino na área de RH.

Consegue visualizar seu futuro daqui? A FTrends pode te ajudar com aulas e instruções fornecidas pelos melhores docentes sobre a área de Recursos de Humanos.

Como as aulas são ministradas?

Na Faculdade Ideal Trends, o curso de Gestão de Recursos Humanos é ministrado online. Isto é, através do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Sendo assim, todo o conteúdo didático é disponibilizado dentro da plataforma exclusiva da FTrends.

O acesso a todo o material didático da plataforma pode ser acessado a qualquer momento do dia, independentemente de hora ou período da semana. A disponibilidade atemporal torna os estudos menos engessados e mais livres, adaptando à rotina de cada aluno matriculado.

A modalidade é EAD, contudo, seguindo os termos estipulados pelo MEC, duas vezes ao mês acontecem encontros presenciais. Cada um representa um total de 4 horas/aula e são executados nos Polo de Apoio Presencial. Isso acontece ao iniciar e concluir atividades e trabalhos.

Para enriquecer a experiência acadêmica do estudante de Gestão de RH EAD, esses encontros presenciais são importantes. Desta forma o conhecimento prático e entendimento entre os alunos pode ser compartilhado em interações únicas.

A comunicação é a chave para a evolução pessoal e profissional. Conforme os semestres passam e cada um começa a integrar o mercado de trabalho, as histórias e experiências podem abrilhantar ainda mais o repertório de soluções futuras para os profissionais de Recursos Humanos. 

Qual a grade de aulas do curso?

No curso de Gestão de Recursos Humanos, ou Gestão de Pessoas, da FTrends, a convivência acadêmica remota dos alunos têm uma duração média de quatro semestres, ou dois anos de experiência e aquisição de conhecimentos práticos.

No período letivo, os estudantes terão aulas com disciplinas pensadas, fomentadas com conteúdo e desenvolvidas para fornecer informações precisas e úteis, além de treinar e qualificar os futuros profissionais para quaisquer tipos de situações a serem vivenciadas no segmento de recursos humanos.

As matérias foram desenvolvidas e serão ministradas por especialistas experientes na área. Os materiais inéditos estarão aliados às explicações precisas e suporte; assim, cada estudante sairá confiante e com conhecimento o suficiente para obter resultados satisfatórios no mercado de trabalho.

Confira a grade completa de aulas e a soma total das horas para cada matéria:

  • Administração de Pessoas e Rotinas Trabalhistas – 80h
  • Antropologia – 60h
  • Avaliação e Desempenho e Planejamento de Carreira – 80h
  • Captação e Seleção de Pessoas – 80h
  • Coaching – 60h
  • Comportamento Organizacional – 60h
  • Comunicação – 60h
  • Contabilidade Geral – 80h
  • Desafios Contemporâneos – 60h
  • Empreendedorismo – 60h
  • Estratégia Empresarial – 80h
  • Ética e Responsabilidade Socioambiental – 60h
  • Fundamentos da administração – 80h
  • Gestão de Pessoas – 80h
  • Gestão Estratégica da Inovação – 80h
  • Gestão por Competência – 80h
  • Liderança – 80h
  • Negociação e Resolução de Conflitos – 60h
  • Optativa – 60h
  • Projeto Integrador I – 60h
  • Projeto Integrador II – 60h
  • Projeto Integrador III – 60h 
  • Remuneração Estratégica e Cargos e Salários – 80h
  • Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas – 80h
  • Atividades Complementares – 100h

O intuito do curso é formar bons gestores com conhecimentos cruciais para auxiliar no crescimento da empresa em paralelo ao profissional. Afinal, o profissional de Gestão de Recursos Humanos é uma das peças fundamentais para a evolução e comunicação de um empreendimento ou organização.

Quem compõe o corpo docente?

O corpo docente acadêmico do curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos da Faculdade Ideal Trends tem como coordenador e principal nome Drº Profº Márcio de Moraes. Pós-Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP), seu currículo também inclui a formação como Doutor em Administração pela Universidade de Barcelona e a graduação em Ciência Econômicas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Para conhecer mais sobre a trajetória profissional do Drº Profº Márcio de Moraes, acesse o currículo lattes por aqui.

Com a coordenação de Márcio de Moraes, o curso de Gestão de Pessoas da FTrends fornecerá informações pensadas para uma educação superior de qualidade. Os módulos cobrem desde Antropologia até Contabilidade Geral e Negociação e Resolução de Conflitos. 

A experiência de cada docente funcionará como peças fundamentais para formar gestores capazes de contribuir para o crescimento exponencial de negócios, ao entender os colaboradores e como podem contribuir de forma mais eficiente, estimulando habilidades e competências.

Cada turma conta com 100 vagas, permitindo aos alunos receberem instruções e explicações personalizadas, esclarecendo possíveis dúvidas com competência.

Para maior transparência, a Faculdade Ideal Trends fornece links para o currículo lattes completo de cada docente, atestando suas formações e profissionalizações. 

A prioridade da instituição é assegurar ao aluno que todos os mestres e doutores estão aptos e são capazes de oferecer as informações mais atuais e técnicas mais modernas para uma gestão e rendimento produtivos.

Caso ainda haja quaisquer dúvidas, os docentes e a coordenação estarão dispostos a oferecer informações complementares ao longo de todos os semestres. Para questões financeiras ou não ligadas ao curso de Gestão de Recursos Humanos em si, existe o número da ouvidoria e atendimento personalizado da instituição.

A excelência no ensino é a marca registrada da Faculdade Ideal Trends, guiando cada estudante para um futuro profissional brilhante.

Qual o investimento que precisarei fazer para estudar na Faculdade Ideal Trends?

A aplicação financeira na formação acadêmica para Gestão de Pessoas não deve ser vista como um gasto, mas sim um investimento muito bem feito no seu potencial e futuro profissional. Sendo assim, as mensalidades e materiais se tratam de um preço que será recompensado no futuro, com uma carreira brilhante.

Nas palavras de Sir. Arthur Lewis: “Educação nunca foi despesa. Sempre foi investimento com retorno garantido”. Logo, acreditar na própria capacidade e aplicar o dinheiro em uma das principais ferramentas para a evolução é o primeiro passo para mudar o futuro pessoal, mas também da área de RH de qualquer empresa que venha a te contratar.

Invista na sua carreira. Para um futuro ideal, escolha a Faculdade Ideal Trends. Faça seu pré-cadastro clicando aqui.

FAQ de Gestão de Recursos Humanos

Para assegurar que o futuro formando em Gestão de Recursos Humanos da Faculdade Ideal Trends estará ingressando com a certeza de um futuro brilhante e conhecimentos inestimáveis, criamos um FAQ com as questões mais levantadas.

Quais os diferenciais do curso de Gestão de Recursos Humanos da Faculdade Ideal Trends?

Pensando no mercado de trabalho que espera os gestores de RH e pessoas, a FTrends elaborou um currículo que aborda temas pertinentes, focando em:

  • captação e seleção de pessoas;
  • coaching;
  • comportamento organizacional;
  • comunicação;
  • contabilidade geral;
  • ética e responsabilidade socioambiental;
  • gestão de pessoas;
  • liderança;

Desta forma o gestor de RH já saí da Faculdade Ideal Trends com bagagem o suficiente para lidar com comunicação, estatísticas, análises comportamentais, finanças gerais e ética. Por contar com competências tão amplas, nosso curso de Gestão de Recursos Humanos é o mais completo do mercado.

Como me inscrever para o curso de Gestão de Recursos Humanos?

Você pode fazer seu pré-cadastro clicando aqui.

Quem pode ingressar no curso de Gestão de Recursos Humanos?

Aprender uma nova especialidade e obter uma graduação é um investimento que qualquer um pode fazer. A educação é um dos maiores bens, bem como é um direito que todos os seres humanos deveriam ter acesso.

Tendo concluído o ensino médio, para iniciar uma graduação basta escolher o curso que melhor se encaixe no seu perfil e entrar em contato com a instituição. 

Estar sempre atualizado é uma forma de garantir que continue se destacando dentro de empresas, além de assegurar sua posição no mercado de trabalho e possivelmente alcançar novas e melhores oportunidades.

Quais são as vantagens de se formar em Gestão de Recursos Humanos?

Com um crescimento anual estável de contratações na área de RH, investir em uma formação para integrar ou crescer dentro do setor é de extrema importância. Desta forma, existe o desenvolvimento de empresas, tendo como característica a cultura organizacional bem estabelecida e humanizada.

Outras vantagens do curso de Tecnologia em Gestão de Pessoas incluem:

  • aprendizado de gestão financeira básica;
  • aulas teóricas de comunicação;
  • prática em coaching;
  • aulas para experiência em negociação e resolução de conflitos;
  • informações para aprimorar e se comunicar com a liderança;

Desta forma, o profissional de RH se estabelece como um colaborador multitarefas crucial para o ambiente de trabalho e clima organizacional da empresa.