Gerir uma área é uma tarefa desafiadora. Ser responsável por colaboradores, resultados e por todo o andamento de um setor é um trabalho árduo e que deve ser realizado por um profissional qualificado.

Se para fazer a gestão de apenas uma área já é necessário um conjunto de qualidades específicas, imagine para gerir duas.

É aí que entra o curso de Gestão de Marketing e Vendas, que engloba todo o conhecimento necessário para lidar com as duas áreas e conciliá-las para entregar o melhor resultado para as empresas que buscam por crescimento.

Ficou interessado no curso Gestão de Marketing e Vendas? Então, prossiga com a leitura abaixo, acompanhe os títulos para navegar pelo conteúdo e confira tudo o que o curso proporciona para os futuros profissionais.

Saiba mais sobre o curso de Gestão de Marketing e Vendas?

Para que a gestão de marketing e vendas seja realizada com eficiência alguns requisitos são necessários. Os profissionais que atuam na área precisam estar preparados.

Um curso de Gestão Comercial EAD de qualidade, que se conecta com a gestão de Marketing e Vendas, por exemplo, é essencial para que as tarefas diárias sejam realizadas com precisão.

Neste sentido, por se tratar de uma área primordial no desenvolvimento de estratégias eficientes que levam ao crescimento da organização, os profissionais contratados precisam estar bem preparados, principalmente com uma excelente visão de mercado. 

Devido às constantes mudanças no setor, as áreas de marketing e vendas se encontram a cada dia mais conectadas. Foi pensando nisso que o curso de Gestão de Marketing e Vendas surgiu, com o objetivo de preparar profissionais que buscam estar à frente das tendências globais. 

Para entender melhor sobre o tema, o ensino da área, como o curso de Gestão de Marketing e Comunicação, por exemplo, buscam analisar o mercado para tornar o profissional apto a gerar os melhores resultados aos clientes, além de contribuir para o aumento de lucros para a própria empresa. 

Isso porque o gestor é o responsável pelo setor e tem como foco organizar os recursos, bem como gerir o tempo de maneira eficaz para que todo o projeto siga o cronograma da forma mais adequada possível.

Além disso, todas as decisões que serão tomadas no projeto têm base nas demandas e tendências de mercado. Esse é um dos motivos pelos quais estar antenado ao que acontece neste âmbito é uma tarefa tão importante para o profissional. 

No entanto, além de contar com os requisitos acima, o gestor precisa liderar pessoas e gerir o capital com o intuito de criar estratégias de serviços e produtos de modo eficiente para o público-alvo da corporação.

Por que estudar marketing e vendas?

Trabalhar com gestão de marketing e comunicação requer um estudo muito aprofundado para que resultados sejam alcançados com qualidade.

Por isso, é essencial contar com uma equipe que tenha conhecimentos sólidos e seja devidamente capacitada para a execução das tarefas do dia a dia.

Como já foi dito anteriormente, o curso de Gestão de Marketing e Vendas é novidade no Brasil, sendo tendência em países de primeiro mundo, como os Estados Unidos. 

Nesse sentido, esse tipo de curso é ministrado em Universidades de renome e possui muita procura devido à preparação do aluno para o mercado de trabalho por meio de conhecimentos específicos e abrangentes.

Contudo, para entendermos melhor sobre como funciona este curso, iremos apresentar os temas “Marketing” e de “Vendas” separadamente, com o objetivo de  facilitar o entendimento e apresentar posteriormente como se dá a fusão das duas áreas. Acompanhe.

O que é  marketing?

Primeiramente, é importante entender o conceito de marketing, que vai muito além de fazer a propaganda de um serviço ou produto.

O marketing é a palavra utilizada para nomear um conjunto de ações que auxiliam no melhor resultado para as empresas. 

Do mesmo modo, profissional de gestão de marketing e comunicação precisa realizar atividades como, por exemplo, a análise de mercado, o que faz com que ele sempre esteja antenado ao que acontece, a todas as novidades e tendências do segmento.

Além disso, outra função deste profissional é o planejamento, distribuição e divulgação dos produtos ou serviços nos canais que vão proporcionar o que a empresa almeja. 

Sendo assim, como foi analisado, para atuar na área de gestão comercial EAD é necessário que você obtenha conhecimentos aprofundados sobre o mercado fazendo com que os resultados sejam proveitosos. 

Por esse motivo, acompanhe abaixo o que é imprescindível em um curso de Marketing.

O que você vai aprender em curso de Gestão de Marketing e Vendas?

Durante todo o curso de Gestão de Marketing e Vendas, bem como cursos ligados a ele, como Gestão Comercial EAD, são ministradas aulas correspondentes a duas áreas, sendo elas: Comunicação e Administração.

Isso acontece porque o profissional de gestão de marketing e comunicação precisa dos conhecimentos desses dois cursos para que algumas habilidades específicas sejam desenvolvidas, de modo que ajude na hora de executar as funções do dia a dia.

O olhar analítico e a sensibilidade são fatores cruciais para os futuros profissionais do curso de Gestão de Marketing e Vendas, pois esses requisitos, quando utilizados em conjunto pelos futuros profissionais, são capazes de entender e traduzir as informações para encontrar as melhores soluções para cada cliente.

Nesse sentido, um dos principais pilares  das empresas que lidam com gestão de marketing e comunicação é o conhecimento para lidar com plataformas que auxiliam na análise de dados e pesquisas. Com esse tipo de conhecimento específico, é possível:

  • Acompanhar as tendências e previsões;
  • Identificar o comportamento do consumidor;
  • Tomar melhores decisões durante a implantação dos projetos.

É muito fácil traçar o perfil das pessoas que cursam ou que desejam embarcar na gestão de marketing e comunicação, pois a maioria apresenta características muito fortes, como:

Facilidade de comunicação

Primordialmente, o profissionais bem-sucedidos na área de marketing possuem esta qualidade. Isso porque ser comunicativo quebra barreiras, facilita a troca de informações e ajuda no processo de criação e desenvolvimento de projetos.

Facilidade de planejamento

Essa característica é muito forte no profissional, porque com ela é possível realizar toda organização, análise e estruturação que um projeto de marketing precisa para conseguir alcançar resultados qualificados em sua execução.

Trabalho em equipe

Antes de mais nada, o trabalho em equipe é um dos elementos cruciais para o bom funcionamento de um time, quem dirá de um projeto. Por isso, um profissional que trabalha em equipe é tão valioso e deve ser um dos requisitos primordiais para contratação.

Estar antenado

Um profissional antenado está sempre atualizado nas tendências do mercado e também conectado a tudo de novo que está chegando, como resultado este profissional muito preparado para realizar as funções de um gestão de marketing e comunicação.

Perfil analítico

Primeiramente o profissional com perfil analítico é um dos mais buscados do mercado de marketing. Isso porque realizar a análise e tudo que envolve estudo de mercado é essencial para que todo projeto siga de maneira positiva.

Por fim, como foi visto, para definir um profissional de marketing preparado e que provavelmente será destaque em sua profissão, algumas características são cruciais.

Como funciona a faculdade de Vendas?

A princípio para ser um vendedor de sucesso é preciso preencher uma série de requisitos que o transformam em um profissional capacitado para realizar todas as funções que a profissão exige.

Além disso, por esse e outros motivos, a faculdade de vendas é uma alternativa para quem deseja ser um excelente vendedor.

Um bom curso de vendas é excelente para desenvolver novas habilidades principalmente para quem tem interesse na área, mas ainda não possui aptidão para exercer o cargo.

Ao mesmo tempo, por lidar com o público esse tipo de curso se tornou muito conhecido por capacidades já latentes.

Para atuar no setor de vendas, experiências e conhecimentos sólidos se fazem necessários. Por isso, realizar um curso especializado no segmento é tão importante.

Para manter os conhecimentos sempre atualizados e frescos, é necessário que o profissional de vendas esteja sempre em constante aprendizado, a fim de constantemente estar antenado ao que acontece no mercado para que suas técnicas não se tornem ultrapassadas.

Dessa forma, para formar pessoas capacitadas na conversão de clientes, o curso de vendas é essencial, sendo elas verdadeiras facilitadoras para novos contatos que irão gerar lucros para a empresa.

No curso de vendas, o profissional aprende técnicas de análise de mercado, comunicação com diferentes tipos de clientes, negociação, gestão de conflitos, precificação, entre outros pilares essenciais para exercer a função de vendedor em uma empresa de pequeno, médio e grande porte, bem como para estar preparado ao iniciar o seu próprio negócio.

Entenda o que é o curso de gestão de marketing e vendas

Agora que já sabemos como cada curso funciona de forma separada, partiremos para conhecer melhor o curso de Gestão de Marketing e Vendas em sua totalidade.

Primeiramente, deve-se considerar que o curso de Gestão Estratégica de Marketing e Vendas combina o que há de melhor nas duas áreas.

Isso significa que quem opta por realizar o curso adquire conhecimentos complexos que englobam os dois setores. Por isso, a formação em Gestão de Marketing e Vendas é o curso do futuro.

O principal objetivo das aulas de Gestão de Marketing e Vendas é promover aos alunos a capacidade de gerir clientes, mercados e equipes, considerando a situação atual do mundo dos negócios, garantindo conhecimentos completos, de modo a integrar os espaços virtuais e físicos.

O aluno será submetido a aulas teóricas e práticas durante todo o processo de aprendizado, visando proporcionar toda a vivência necessária para que o futuro profissional possa executar suas funções com maestria.

Ao término do curso, anseia-se que o estudante possa realizar funções como:

  • Analisar de forma crítica o posicionamento da marca, sabendo avaliar a relevância e coerência da sua proposta para o público-alvo e a sociedade;
  • Compreender o processo de formulação de uma proposta de valor que atenda às expectativas dos clientes e às promessas da marca, bem como saber avaliar o impacto no negócio;
  • Planejar as vendas de produtos e serviços para melhorar a lucratividade e produtividade da empresa;
  • Esclarecer os métodos e processos de interação com clientes e potenciais clientes para estabelecer conexões relevantes e melhor atender às suas necessidades.

Para quem é destinado o curso de Gestão de Marketing e Vendas?

O curso de Gestão Estratégica de Marketing e Vendas pode ser realizado por todo aquele que possui ensino médio completo e que esteja interessado em aprender mais sobre esse universo tão amplo. 

A faculdade de Vendas e Marketing amplia as habilidades latentes do aluno, aprimorando questões como o perfil crítico e analítico, facilidade de comunicação e trabalho em equipe, planejamento, gerenciamento e muito mais.

Como é o mercado de trabalho para o profissional formado no curso de Gestão de Marketing e Vendas?

gestão de marketing e branding

O curso de Gestão de Marketing e Vendas, por abranger duas áreas, possui um mercado bem amplo e que se caracteriza por ter uma infinidade de cargos para serem ocupados.

Ainda assim, é muito comum encontrar profissionais formados em Gestão de Marketing e Vendas atuando em setores muito diferenciados, inclusive desenvolvendo startups e novos negócios.

Isso acontece porque o curso proporciona conhecimentos bem difundidos, principalmente das áreas de comunicação e administração.

Sendo assim, as áreas mais ocupadas por profissionais formados neste curso e em cursos relacionados, como Gestão Comercial EAD, são:

Mídias sociais

Ter conhecimentos para gerir mídias sociais é uma das competências mais procuradas por empresas que desejam contratar profissionais. Isso acontece porque cada vez mais as redes sociais ganham espaço e ditam tendências. 

Para atuar com a gestão de mídias sociais é necessário possuir aptidão e desenvoltura, sendo um dos principais requisitos a serem analisados.

Eventos

Uma das tarefas mais realizadas por quem faz Gestão de Marketing e Comunicação é a organização de eventos. É comum encontrar um profissional de gestão estratégica de marketing e vendas por trás do planejamento de eventos variados, principalmente quando se trata de um cliente.

Propaganda

A propaganda é uma das principais atividades realizadas na área de marketing, caracterizada como uma das áreas que abastecem os meios de comunicação. 

Para realizar esse tipo de trabalho, o profissional precisa ter conhecimentos muito aprofundados de planejamento e estratégia, o que faz com que seja uma das áreas mais procuradas pelos futuros profissionais.

Análise de dados

A análise de dados permite que muitas campanhas saiam do papel. Isso porque o profissional que atua na área está constantemente atualizado sobre a Inteligência de Mercado, proporcionando a realização de projetos mais assertivos. 

Conheça melhor a grade curricular do curso de Gestão de Marketing e Vendas

Para proporcionar todo o conhecimento necessário para o mercado, o curso de Gestão de Marketing e Vendas deve abordar conteúdos que facilitem a execução das tarefas diárias de uma empresa. 

Sendo assim, é necessário e importante que você analise a grade curricular do curso de Gestão de Marketing e Comunicação para obter as informações que deseja e seguir em um local onde todas as expectativas sejam atendidas.

Saiba mais informações sobre o curso de Gestão de Marketing e Vendas oferecido pela Faculdade Ideal Trends e obtenha todas as referências que precisa para escolher a melhor opção para o seu crescimento profissional.

Tipo: Graduação 

Modalidade: Educação à Distância (EaD)

Duração: 2 anos 

Semestres: 4 semestres letivos

Local: Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Número de vagas: 100

COORDENAÇÃO

 Márcio de Moraes

Pós-Doutor pela Faculdade de Educação da USP

Doutor em Administração pela Universidade de Barcelona

Graduado em Ciências Econômicas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Acesse aqui o currículo lattes completo 

MATRIZ CURRICULAR

  • Administração Financeira – 80h
  • Administração Mercadológica – 80h
  • Antropologia – 60h
  • B2B, Trade Marketing, Distribuição e Logística – 80h
  • Comunicação – 60h
  • Estratégia de Preço – 80h
  • Projeto Integrador I – 60h
  • Contabilidade Geral – 80h
  • Estratégia de Vendas e Relacionamento – 80h
  • Desafios Contemporâneos – 60h
  • Empreendedorismo – 60h
  • Estratégia Empresarial – 80h
  • Ética e Responsabilidade Socioambiental – 60h
  • Projeto Integrador II – 60h
  • Fundamentos da Administração – 80h
  • Gestão da Comunicação, Marketing Digital e Novas Mídias – 80h
  • Gestão de Pessoas – 80h
  • Introdução ao Marketing – 60h
  • Marketing e Comportamento do Consumidor – 80h
  • Negociação e Resolução de Conflitos – 60h
  • Optativa – 60h
  • Produção, Publicidade e Merchandising – 80h
  • Produtos, Serviços, Marcas e Embalagens – 80h
  • Projeto Integrador III – 60h
  • Atividades Complementares – 100h
  • ATIVIDADES PRESENCIAIS NOS POLOS 

Os encontros nos Polos de Apoio Presencial ocorrem duas vezes por mês, durante 4h para realização de atividades e trabalhos.

Afinal, quais os diferenciais do curso oferecido pela Faculdade Ideal Trends?

gestão de marketing e comunicação

Antes de tudo o curso de Gestão de Marketing e Vendas da Faculdade Ideal Trends é responsável por capacitar profissionais para a realização das tarefas diárias, como conciliar técnicas de marketing aos objetivos estratégicos empresariais.

Além disso, ele irá ensinar como trabalhar o branding institucional, sempre visando fomentar o crescimento e retorno financeiro para a empresa. Com isso, ao ingressar no curso, o aluno irá se tornar apto para:

  • Desenvolver e aplicar planejamento estratégico, organizacional e de negócio;
  • Ampliar estratégias de negociação;
  • Realizar a gestão de produtos e serviços;
  • Estruturar e aplicar técnicas e promoção de vendas que estejam em consonância com os objetivos institucionais.

Nesse sentido, o mercado de trabalho para quem realiza o curso de Gestão de Marketing e Vendas da Faculdade Ideal Trends é bastante amplo e promissor.

As tarefas realizadas por esse profissional estão relacionadas ao que toda organização busca, como formas de aumentar o número de consumidores e crescimento de lucros.

Sob o mesmo ponto de vista, o estudante que opta por este curso pode atuar em empresas dos mais variados segmentos econômicos, sendo elas públicas, privadas ou de capital misto.

Além disso, pode-se ocupar cargos como diretor, consultor e analista. A média salarial do profissional pode chegar a R$ 7 mil mensais.

O profissional formado em Gestão Estratégica de Marketing e Vendas na Faculdade Ideal Trends possui todas as habilidades necessárias para ingressar no mercado e impulsionar a empresa para qual irá trabalhar e também a sua própria carreira, o que lhe concederá uma série de benefícios.

FAQ

Conheça as principais dúvidas sobre o curso de gestão de marketing e vendas

Qual a duração do curso de Gestão de Marketing e Vendas da Faculdade Ideal Trends?

O curso de Gestão de Marketing e Vendas ministrado pela Faculdade Ideal Trends tem a duração de 2 anos, ou 4 semestres letivos, realizados na modalidade EAD.

Quanto ganha um gestor de marketing e vendas formado pela Faculdade Ideal Trends?

O salário inicial do gestor de marketing e vendas é de R$ 1.800,00, podendo ser ajustado durante o tempo de casa. Contudo, este profissional pode chegar a ganhar até R$ 5.623,00 por mês, mas a média que um profissional de gestão de marketing e vendas ganha no Brasil é de R$ 3.164,00.

O que é gestão de marketing e vendas?

O profissional de gestão de marketing e vendas é responsável, por exemplo, por analisar o mercado e identificar os consumidores, quais são seus desejos e suas necessidades.

Com isso, um gestor de marketing e vendas deve ser capaz de entender as demandas, gerar valor para os clientes e trazer lucro para a empresa.

Quais são as funções de um gestor de marketing e vendas?

Antes de tudo, o escopo do profissional que realizou o curso Gestão de Marketing e Vendas é bem amplo, isso porque abrange duas áreas. Com isso, as funções mais comuns realizadas são:

  • Gerenciar time de vendas;
  • Criar planejamento de marketing;
  • Contratar e treinar vendedores;
  • Definir metas e cotas de vendas;
  • Desdobrar o planejamento de vendas;
  • Definir o MIX de marketing;
  • Acompanhar resultados e ajustar a estratégia;
  • Realizar pesquisas e analisar dados de CRM;
  • Definir um posicionamento;
  • e muitas outras funções.

Quais são as habilidades de um gestor de marketing e vendas?

Antes de mais nada, são diversas as competências que um excelente profissional de gestão de marketing e vendas deve possuir para executar sua função com excelência As principais delas são:

  • Entender como gerenciar projetos;
  • Ter a capacidade de liderar equipes;
  • Saber administrar resultados.
  • Dominar as tecnologias e estar por dentro das novidades;
  • Conhecer as principais ferramentas;
  • Ser curioso e sempre buscar soluções criativas;
  • Ter pensamento crítico e uma mente analítica;
  • entre outros.

Sendo assim, o curso de Gestão de Marketing e Vendas, disponibilizado pela Faculdade Ideal Trends, é repleto de artifícios que farão com que o futuro profissional seja reconhecido pelas suas realizações. 

Invista e venha conhecer melhor esse e outros cursos oferecidos pela Faculdade Ideal Trends para se tornar uma pessoa de sucesso.