Publicidade e Propaganda, você sabe qual a diferença entre essas áreas? Embora sejam frequentemente tratadas como sinônimos. Porém, estas palavras têm conceitos diferentes entre si e representam duas poderosíssimas ferramentas promocionais. Ambas podem se complementar dentro de um negócio.
Falando em linhas gerais, a publicidade é responsável por criar estratégias que divulguem um produto, serviço ou marca. Com isso, o foco na comunicação comercial, ou seja, precisa engajar um público-alvo. Além de despertar o desejo de adquirir algo e instigá-lo a comprar.
Em essência, a publicidade precisa chamar a atenção, promover a aceitação para um produto, serviço ou marca, e tudo isso acontece através de anúncios bem estruturados em veículos de comunicação ou mídias, tais como comerciais em rádio ou TV, outdoors, anúncios impressos, publicidade online, dentre outros materiais publicitários.
Já a propaganda tem por objetivo a disseminação de ideias, sejam elas comerciais, políticas, partidárias, religiosas ou sociais, e não há uma relação clara entre produto, serviço ou marca e consumidor.
Com isso, ambas são muito importante para um ótima gestão de marketing e vendas.
Características da publicidade e da propaganda
A propaganda se utiliza de estratégias de convencimento com uma finalidade ideológica, diferentemente da publicidade.
Para chegar a tal resultado, a propaganda conta com recursos psicológicos que atuam nos sentimentos e opiniões das pessoas, no intuito de influenciar um comportamento que pode, consequentemente, favorecer o consumo.
Apesar de terem essas diferenças de conceito, a publicidade e a propaganda andam lado a lado, trabalhando juntas de maneira inteligente, cada qual com o seu papel e importância dentro da estratégia de cada negócio.
A publicidade e a propaganda, e os seus profissionais, são imprescindíveis para elaborar campanhas, impulsionar as vendas e alavancar o crescimento das empresas de diferentes portes e áreas de atuação.
Muitas marcas cresceram e se consolidam por causa de ações assertivas de publicidade e propaganda. Um dos maiores exemplos é a Coca-Cola, que se tornou uma das marcas mais valiosas e reconhecidas do mundo por conta de suas campanhas.
As mudanças no mercado de publicidade e propaganda
Atualmente, em meio a tantas crises e às diversas mudanças devido à globalização, é natural que empresas usem de estratégias competitivas e estejam, cada vez mais, focadas em direcionar seus esforços para fortalecer a identidade das suas marcas e seus recursos, de forma a ter maior rentabilidade.
Uma das grandes mudanças foi o impacto que o mercado digital e o e-commerce sofreram quando as exigências de distanciamento social foram determinadas, em função da pandemia do novo Coronavírus.
O mercado precisou acompanhar o comportamento dos novos consumidores e, assim, criando uma demanda que exigirá que futuros profissionais de publicidade e propaganda estejam cada vez mais capacitados e atualizados em relação ao formato exigido pelas empresas.
Neste momento, a publicidade e a propaganda são as maiores e uma das mais eficazes ferramentas que as empresas possuem para alcançar seus objetivos.
Com o avanço constante de inovações na tecnologia e uso das mídias, num mundo cada vez mais conectado, o poder da publicidade e da propaganda foi potencializado.
Assim, parte-se do pressuposto que é importante qualquer empresa pensar estrategicamente para continuar a competir no mercado tão complexo e inovador, e exigir conteúdos cada vez mais elaborados para destacarem-se no mercado e se conectarem aos seus clientes, afinal “a propaganda é a alma do negócio”.
Investir em publicidade e propaganda significa promover o negócio
Dessa forma, com todas as mudanças de cenário, uma gama de atividades no setor se abre no mercado de trabalho. Com isso, o profissional, muito mais do que apenas ter uma ideia com o timing certo. Também deve buscar entender as demandas de mercado e gerar valor para o consumidor. Além disso, também precisa reconhecer e criar tendências para oferecer um trabalho inovador e eficiente.
Além disso, o profissional tem o desafio de conseguir se adaptar às mudanças. Ademais, mescla o tradicional e o novo para desenvolver estratégias que atinjam o público-alvo, garantindo a interação do consumidor com as marcas.
Através do estudo em cursos, as técnicas e possibilidades de observação são desenvolvidas, como:
- Registro de Software, Marcas e Patentes;
- Faculdade de Marketing;
- Faculdade de Publicidade e Propaganda;
- Curso de direção de arte.
Portanto, hoje são muitas as possibilidades de atuação nas áreas de publicidade e propaganda: atendimento publicitário; mídias; criação de conteúdo; gerência de produto; planejamento (pesquisas de mercado); social media, analista de performance, consultorias e dando curso de gestão de marketing e vendas.
Agora que você conheceu um pouco mais sobre publicidade e propaganda. Enrçaosabe que está dominando o mundo e que cada uma tem possibilidades múltiplas e distintas de atuação. Na hora de definir uma carreira bem sucedida, isso se torna fundamental.
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