Muitos já sabem, como a neurociência pode aprimorar a prática pedagógica, pois é uma ciência que tem como principal objetivo conhecer e estudar o cérebro humano e, assim, utilizar esse conhecimento para criar determinadas metodologias e aprimorar o aprendizado das pessoas, até mesmo aplicando isso em estratégias de marketing para melhorar benefícios voltados às empresas.

Isso porque, já foi comprovado pela neurociência que o nosso cérebro pode funcionar melhor de acordo com alguns gatilhos ou, até mesmo, incentivos e esforços. Entretanto, nesse contexto é importante reforçar que as pessoas são diferentes e, muitas vezes, o que funciona para umas, não se aplica para outras.

Justamente por essa característica humana que a neurociência é tão importante, principalmente para o aprimoramento da pedagogia. Sendo assim, confira a seguir tudo o que você precisa saber a respeito desse tipo de estudo e como ele pode mudar completamente a maneira com que aprendemos e ensinamos.

Como a Neurociência pode aprimorar a prática pedagógica

Para quem nunca ouviu falar, assim como já mencionado anteriormente, a neurociência nada mais é do que um campo de estudos científicos que tem como principal objetivo estudar todas as funções e funcionalidades do sistema nervoso, que nada mais é do que o grande responsável pelo nosso aprendizado em todas as etapas da vida.

Sendo assim, ao entrar nesse campo de estudo, é possível perceber que ele se divide em três áreas e elas são: neuropsicologia, neurofisiologia e neurociência cognitiva.

Dessa forma, quando as partes se juntam é possível entender como a mente humana funciona e quais as melhores estratégias de aprendizagem para um aproveitamento maior do cérebro.

Qual a importância da neurociência para aprimorar a prática pedagógica?

Não é de hoje que a neurociência vem ganhando um destaque importante, já que ela é, comprovadamente, uma ferramenta poderosa para a educação. Ele possibilita que professores e educadores consigam entender as principais características de aprendizado dos seus alunos e, assim, aplicar estratégias de ensino mais eficientes para cada caso.

Ou seja, é justamente através do estudo da neurociência e da compreensão do funcionamento do cérebro que profissionais da Saúde e da Educação conseguem buscar práticas mais eficazes para solucionar ou minimizar dificuldades de aprendizagem, criando-se assim uma população com um maior desempenho mental.

Isso tudo porque a prática deste estudo leva a benefícios importantes, como por exemplo:

  • Ajuda a entender o desenvolvimento do aluno;
  • Possibilita a adoção de estratégias adequadas;
  • Melhora a assimilação do conteúdo;
  • Reduz o estresse dos estudantes.

Esses benefícios tornam todo o processo de aprendizagem e desenvolvimento mais eficiente.

Como trabalhar a neurociência para aprimorar prática pedagógica?

Para conseguir aplicar algumas estratégias da neurociência em prática, é preciso saber que mesmo as mudanças mais sutis podem fazer toda a diferença no aprendizado.

Sendo assim, confira a seguir como a Neurociência pode aprimorar a prática pedagógica:

1. Utilize todos os canais de aprendizagem

Em primeiro lugar é importante saber quais são os canais de aprendizagem de uma pessoa, como a via oral, visual, auditiva, registro de memorização e motor. Use esses meios para reforçar a compreensão do conteúdo ensinado em sala de aula.

2. Envolva os alunos na construção do aprendizado

Acabou-se o tempo em que o aluno era uma espécie de aprendiz, recebendo conteúdo dos professores sem questionamentos ou questões singulares. É importante colocar os estudantes em seu devido papel de protagonismo. Busque atividades inovadoras, das quais os alunos possam ter uma participação mais ativa.

3. Entenda as motivações da turma

Conheça os motivos pelos quais a sua turma se engaja na aula e busque falar a língua deles, entendendo seus reais interesses. Isso vai te ajudar a capturar a atenção da turma, o que leva o aprendizado para outro nível.

4. Aposte na tecnologia

A tecnologia não é só o futuro, como também o presente. Assim, ao invés de lutar contra isso, se junte às tendências e complemente as aulas com a tecnologia que pode não só otimizar seu tempo, como também gerar ainda mais interesse nos alunos e tornar a experiência mais interessante e imersiva.

Neurociência como prática pedagógica possibilita a adoção de estratégias adequadas

Quando o assunto é neurociência, é impossível deixar de fora as estratégias, já que elas são as principais ferramentas para que alunos possam melhorar sua assimilação e fixação de conteúdos.

Não deixe de buscar conhecer maiores e mais complexas estratégias para conseguir obter ainda mais resultados de seus alunos. Dessa forma, você poderá alcançar cada vez mais melhores resultados não só de quem está aprendendo, como de si mesmo, ensinando cada vez melhor.