Aprender é uma questão importante na vida de qualquer ser humano, entretanto, para muitas pessoas, aprender e fixar algum conteúdo na mente não é tão simples. Sendo assim, a neurociência busca cada dia mais desenvolver tratamentos e técnicas que possam auxiliar no processo do ensino na educação do mundo inteiro.

Para quem não sabe e nunca ouviu falar, a neurociência nada mais é do que uma área de pesquisa científica. Ela é responsável por estudar o sistema nervoso e suas funcionalidades.

Sendo assim, os três elementos que norteiam esse estudo são o cérebro, os nervos periféricos e a medula espinhal, esses tecidos coordenam as atividades voluntárias ou involuntárias do corpo.

Para entender ainda mais sobre essa área da ciência, e compreender como esses estudos podem revolucionar a área da educação.

Confira a seguir tudo o que precisa saber sobre a neurociência, formas com que ela é aplicada, vantagens desse estudo, bem como sua importância na sociedade e no surgimento de novas pesquisas e pesquisadores na área. 

O que é neurociência?

Assim como já mencionado acima, a neurociência é um campo de estudo com foco em entender o funcionamento do sistema nervoso do corpo humano e suas funcionalidades. 

A neurociência também tem como objetivo estudar o comportamento e as emoções humanas.

Dessa forma, essa ciência também vai buscar explicar, não somente as reações que o corpo tem, mas também os fenômenos da mente, buscando revelar estruturas, processos de desenvolvimento e alterações que possam ocorrer ao longo da vida.

Além disso, é importante destacar também nessa definição que a neurociência busca compreender as bases biológicas, psicológicas e pedagógicas do aprendizado escolar para qualificar os processos educacionais.

Um exemplo disso é a descoberta desse campo de estudos que descobriu que a desnutrição reduz a capacidade da criança de aprender. 

É possível afirmar que a neurociência é uma ciência bem complexa e importante para o desenvolvimento moderno científico.

Visto que o cérebro e seus mistérios são uma questão fundamental para que a sociedade possa se desenvolver de maneiras melhores, assim nós humanos podemos usar cada vez mais o cérebro para uma melhor qualidade de vida. 

Como ela pode ser aplicada na educação?

Para entender a relação da neurociência com a educação, basta compreender que para aprender é preciso usar o cérebro e quanto mais se souber a respeito desse órgão, mais fácil será para conseguir estimulá-lo. Assim é possível ter altos índices de aprendizado, melhorando, portanto, a educação de um país inteiro. 

Ou seja, é preciso entender como os processos de aprendizagem funcionam, através dos estudos neurocientíficos, e com os resultados dessas pesquisas, os educadores conseguiram planejar aulas de maneiras mais eficientes e assertivas.

Isso acontece por conhecer as necessidades estudantis, assim como os caminhos mais eficientes para oferecer estímulos através do ensino.

Ou seja, é possível afirmar que a neurociência pode contribuir para a melhora da educação como um todo. Dessa forma, é possível trabalhar com estratégias sólidas para que o cérebro precisa desenvolver três funções principais:

  • Memória laboral, ou seja, informações de curto período;
  • Controle inibitório, sinônimo para resistência às distrações;
  • Flexibilidade cognitiva, o que significa adequação aos pensamentos e situações;
  • Capacidade de foco total.

O desenvolvimento pleno destas técnicas trazem benefícios ao colaborador, que se torna mais produtivo.

Quais as vantagens que a neurociência trará para o aprendizado?

Assim como já mencionado acima, a neurociência pode contribuir de maneira expressiva, para melhorar a educação de um país e uma sociedade.

Sendo assim, como consequência, ao adotar esses estudos e aplicar suas estratégias, é possível contar com diversos benefícios, como por exemplo:

  • Ajuda a entender o desenvolvimento do aluno;
  • Possibilita a adoção de estratégias adequadas;
  • Melhora a assimilação do conteúdo;
  • Reduz o estresse dos estudantes.

Trabalhar a neurociência irá promover o desenvolvimento de tais benefícios com propriedade e eficiência.

Qual a importância de realizar um curso especializado na área de neurociência?

Para responder a essa pergunta, basta apenas pensar em um ambiente como o de uma empresa que precisa não só saber como tratar e alcançar seus clientes, mas também como instigar seus funcionários, através de estratégias. 

Para isso, é importante que a empresa invista em gestores que tenham determinada formação, como por exemplo um curso de gestão de pessoas e liderança. 

Dessa forma, é assim que a neurociência funciona. É preciso que escolas e instituições de ensino invistam na formação de seus funcionários e educadores, para conquistar os benefícios citados acima.