O crescimento profissional é um dos principais objetivos de qualquer colaborador. Em diferentes cargos ou segmentos de atuação, é importante manter o Marketing Pessoal aprimorado, para uma gestão de carreira eficiente.

Para promover a conscientização em relação aos benefícios do marketing pessoal, é prudente pontuar o que é e como ele pode beneficiar na gestão profissional do colaborador. Contratados com perfis bem estabelecidos também trazem vantagens competitivas para a empresa.

Quer saber mais sobre como melhorar a gestão de carreira através do marketing pessoal? Continue lendo o conteúdo abaixo.

O que é marketing pessoal?

Segundo Kotler (2003), o Marketing Pessoal utiliza os conceitos e ferramentas de divulgação em benefício da carreira e das vivências pessoais dos indivíduos, valorizando o ser humano em todos os seus atributos, características e complexa estrutura.

No Marketing Pessoal, algumas características importantes devem ser desenvolvidas tais como: aparência, higiene pessoal, competência, caráter, honestidade, fidelidade, credibilidade e comunicação.

É possível demonstrar aos indivíduos que, com o Marketing Pessoal, eles podem se vender de forma criativa e destacar os pontos necessários de suas competências profissionais.

Marketing Pessoal e Gestão de Carreira

Como melhorar a gestão de carreira com o marketing pessoal?

Enquanto alguns criam histórias de sucesso, outros são apenas coadjuvantes. Ser protagonista é importante para garantir a sustentabilidade da carreira. Assumir o controle é uma forma desenvolvimentista de buscar o autoconhecimento.

Tornar-se protagonista em sua carreira o orienta para a autorrealização, influencia e contribui para o alcance de objetivos pessoais, profissionais e organizacionais.

Não há receita mágica ou momento certo para agir com propósito de aumentar a probabilidade de sucesso, isso pode variar de pessoa para pessoa. O que importa é partir para a ação com objetivos bem definidos e foco na meta.

Disciplina, determinação, foco em resultados, criatividade, proatividade, empatia, positividade e ética são características de um indivíduo de sucesso que, além de ser admirado no ambiente pessoal e corporativo, também são exemplos a serem seguidos.

Uma boa estratégia de comunicação perante o mercado pode ser um grande diferencial, fazendo com que as pessoas percebam as suas vantagens competitivas e competências, passando a segui-lo e falar para outras pessoas.

Assim, ao saber como falam e são vistos, posicionam-se à frente de outros profissionais e levando-se a caminhos promissores.

O networking é mais uma estratégia para lhe ajudar a se destacar ainda mais.

O Networking Digital marca presença nas redes sociais para que as pessoas tenham acesso aos seus diferenciais competitivos. Curta, compartilhe, faça comentários construtivos e colaborativos e principalmente publique conteúdos relevantes de seu domínio.

Enquanto o Networking em Eventos inclui a participação em eventos relacionados a sua área de atuação, pois além de adquirir conhecimento você estará no meio de pessoas com o mesmo interesse comum que podem gerar novos negócios ou oportunidade de trabalho.

Matricule-se

Quais as competências mais procuradas em um profissional?

Para entrar no mercado de trabalho, desenvolvendo uma carreira brilhante e com um marketing pessoal impecável, é necessário compreender quais competências profissionais são visadas em possíveis novos colaboradores.

As competências profissionais devem incluir:

Lidar com problemas

Lidar com problemas refere-se à capacidade de lidar com situações imprevistas, desafios complexos, feedbacks negativos, etc., adaptando-se e criando novas soluções coerentes e eficientes.

Inovar

Inovar trata da capacidade de criar algo novo ou que nunca tenha sido feito antes, pensando nos recursos disponibilizados pela companhia e o tempo hábil a ser aplicado.

Empatia 

A empatia é uma característica relacionada à capacidade de se colocar no lugar de outra pessoa, buscando agir ou pensar da forma como ela pensaria ou agiria. Em outras palavras, compreensão.

Educação continuada (Lifelong Learning)

Considera-se que a carreira é sua responsabilidade e você deve estar aberto para aprender novas tecnologias, idiomas, ter uma nova graduação ou pós-graduação.

Liderança

A liderança é uma habilidade que requer treino e estudo. Trata-se da capacidade de liderar pessoas ou organizações, conduzindo para um mesmo objetivo.

Iniciativa

Um dos principais requisitos em qualquer segmento de atuação, a iniciativa de refere ao ânimo ou disposição natural de quem desempenha algum papel antes dos demais

Planejamento

O planejamento é crucial em todas as áreas da vida, pois fala da capacidade de definir metas, etapas, procedimentos ou meios que devem ser usados no desenvolvimento de um trabalho.

Relacionamento interpessoal

Uma das habilidades requisitadas como habilidades para desenvolver-se no século 21, o relacionamento interpessoal é a capacidade de se relacionar bem com as pessoas no ambiente pessoal ou profissional.

Negociação

Mesmo quem não lida diretamente com comércio precisa desenvolver as habilidades de negociação. Isso porque, essa ação reflete a capacidade de buscar a concordância em relação a temas ou assuntos divergentes, polêmicos e controversos.

Inteligência emocional

Importante para conseguir aprender com as adversidades do cotidiano, a capacidade de identificar e lidar com as emoções e sentimentos pessoais e de outros indivíduos. Ela também é desenvolvida a partir dos relacionamentos interpessoais, mas tem maior reflexo em questões intrapessoais.

Criatividade

A criatividade é a fonte que alimenta a inovação. Alguém inovador também é criativo.

Sendo assim, essa habilidade por vezes inata, também pode ser desenvolvida como a capacidade para criar, inventar ou fazer inovações na área em que atua, originalidade.

Trabalho em equipe

O trabalho em equipe é uma habilidade relacionada à capacidade de atuar em uma equipe desempenhando um papel importante, onde o esforço coletivo deve ser priorizado, em oposição ao individual.

Perfil Empreendedor

Assim como a habilidade de negociação, ter um perfil empreendedor reflete a capacidade de perceber oportunidades e ideias e transformá-las em negócio de forma inovadora e criativa.

Qual a importância do curso de Marketing Pessoal?

Para desenvolver as competências que são requisitos importantes dentro de qualquer segmento, o marketing pessoal precisa evoluir, descrevendo a nata das habilidades e qualidades do empreendedor e colaborador.

Para um desenvolvimento apropriado e contínuo do colaborador, um curso livre de marketing pessoal e gestão de carreira, como o da Ideal Educação, conseguirá ensinar as habilidades necessárias para crescer no mercado de trabalho do século 21, mas também desenvolver-se socialmente.

Nesse curso, alguns dos temas discutidos incluem: 

  • Sua carreira;
  • Seu empreendimento;
  • Saúde e bem-estar para uma carreira de sucesso;
  • Requisitos para conquistar vagas no mercado de trabalho;
  • Marketing pessoal no ambiente digital.

Procurando informações valiosas sobre o processo de evolução do marketing pessoal dentro do marketing digital, o estudo é o primeiro passo e uma das características mais proeminentes da educação continuada contemporânea.