Ter uma boa oratória, ser articulado e desinibido, demonstra que você tem domínio e segurança sobre sua área de atuação e tarefas executadas. Estas habilidades irão contribuir para a sua carreira e vida pessoal.

Segundo GOMES (2017, p.108) a oratória é a arte e técnica de falar bem para um auditório, praticada por um orador que fala para uma assembleia, para um público com finalidade de persuadir ou convencer, e que está diretamente ligada à eloquência.

Boa oratória

Caso você seja uma pessoa com medo de falar em público, faz parte de um grande grupo de brasileiros com a mesma dificuldade. Mas não se preocupe, pois essa é uma habilidade que pode ser desenvolvida e aperfeiçoada com a prática e desta forma ter uma ótima oratória tornando-se bom comunicador e encantando a todos com sua retórica.

Como ter uma boa oratória?

Assim como mencionado no início do conteúdo, a boa oratória é uma prática, uma habilidade desenvolvida e aprimorada através da prática.

Especialistas indicam que as principais formas de exercitar a eloquência podem começar com alguns passos.

Estude o tema a ser apresentado

Estude, pesquise, leia e participe de eventos sobre o tema que irá abordar, seja em reuniões com clientes, apresentação em faculdade ou de trabalho. Isto vai contribuir para a condução do diálogo e deixará sua oratória muito mais consistente.

Organize a apresentação

Faça um sumário com os tópicos que irá abordar, bem como os objetivos, finalidades, conteúdos e metodologia da apresentação e isto lhe ajudará a transmitir a sua mensagem com mais clareza.

Tenha calma

Praticando a oratória vai lhe deixar mais calmo durante a apresentação, principalmente se seguiu a primeira dica de pesquisar e estudar o assunto para ter domínio sobre ele. E, ainda assim, se cometer algum erro, peça desculpas e continue a apresentação, afinal todos erramos.

Seja espontâneo

Continue agindo naturalmente, com espontaneidade, conversando com o público de forma despretensiosa, de igual para igual. Esta abordagem costuma ser mais bem recebida pelo interlocutor.

Utilize recursos audiovisuais

Os recursos audiovisuais são importantes para que os participantes compreendam melhor a mensagem e guardem as informações por muito mais tempo.

Sendo utilizados de forma apropriada, os recursos facilitam a boa ordenação da mensagem, permitindo que apresente as informações de forma coerente destacando os tópicos mais relevantes da apresentação.

Conheça o público e o local da apresentação

Conheça o perfil do público que participará de sua apresentação bem como espaço físico e recursos que terá à sua disposição.

Quais são os benefícios?

A eloquência ao falar é um dos fatores que mais destacam profissionais de sucesso, pois quem sabe se expressar transmite uma imagem pessoal mais eficiente. Veja como a oratória pode lhe auxiliar:

Poder de persuasão

A arte do convencimento é o poder de persuasão que as exercem sobre as outras quando desenvolvem suas habilidades de oratória. Isso acontece pois organizam o raciocínio e melhoram a sua argumentação.

Aumento de eficiência e interesse em sua fala

Um dos maiores desafios é ter e reter a atenção das pessoas. A oratória aliada a um discurso inteligente e interessante é a ferramenta que possibilita essa competência.

Lidar melhor com o medo de falar

Como já citamos anteriormente, falar em público é um dos grandes inimigos daquelas pessoas que querem e precisam alavancar a própria carreira.

O medo pode ser superado, pois vem da falta de conhecimento e preparo, quando há uma dedicação em aprender e aplicar as técnicas de oratória direcionadas às apresentações em público.

Dominar a linguagem não-verbal

Gestos, impostação vocal, postura e expressões faciais são linguagens não-verbais e pontos centrais para o desenvolvimento de uma boa conversação. Tudo isto forma a imagem pessoal que depende da dinâmica não-falada

Como um curso de oratória irá ajudar?

Para ampliar ainda mais o seu conhecimento das técnicas, posturas e boas práticas de oratória em diversas situações do mundo do trabalho e para a sua vida pessoal você pode ingressar em um curso livre de Oratória.

No curso de oratória, você irá aprender sobre teorias comunicacionais, canais de comunicação, tipos de argumentos, argumentos escritos e orais, argumentos falaciosos e apelativos, inteligências múltiplas, expressões corporais, tom da voz e repetição estratégica.

Também será ensinado sobre oratória no dia a dia, oratória no ambiente profissional, oratória no ambiente virtual, recursos linguísticos, elementos coesivos, enfáticos e retóricos, comunicação verbal e não-verbal, técnicas da linguagem, técnicas da boa escuta, recursos gráficos, palestras: montagem e planejamento.

Após realizar o curso livre de Oratória você será capaz de:

  • Analisar a estrutura e os tipos de argumentação;
  • Analisar a história e a importância da comunicação;
  • Analisar a oratória considerando suas definições e constituição;
  • Analisar as técnicas de linguagem e o papel da imposição verbal;
  • Analisar os aspectos comunicacionais e os canais de comunicação;
  • Aprender como as palestras devem ser preparadas e planejadas;
  • Averiguar a importância e o uso da oratória na prática;
  • Compreender a função da técnica da boa escuta;
  • Compreender o processo comunicativo;
  • Compreender os aspectos gerais da argumentação;
  • Entender as teorias comunicacionais;
  • Entender o elo existente entre oratória, retórica e argumentação;
  • Entender os principais fundamentos da oratória;
  • Identificar os recursos e os aspectos linguísticos;
  • Investigar as técnicas da oratória;
  • Investigar o uso de argumentos falaciosos e apelativos.

Para se estabelecer em qualquer segmento do mercado de trabalho a oratória será não somente uma habilidade bônus, mas também uma necessidade. Pessoas eloquentes expressam credibilidade e, assim, trilham o caminho certo para o sucesso.

Referências Bibliográficas

GOMES, Acir de Matos, “Autoajuda” para bem falar em público, In: FERREIRA, Luiz Antonio, Artimanhas do dizer: retórica, oratória e eloquência, São Paulo: Blucher, 2017 p,108-124.