Ser um corretor de imóveis pode parecer simples para algumas pessoas que acreditam que essa profissão se baseia na venda de imóveis apenas. Entretanto, não é isso que acontece na prática, já que, para ser um corretor imobiliário é necessário formação e autorização específica (e um Curso Livre de Ética e Direito Imobiliário), que por sua vez permite que atuem nesse mercado.

Ou seja, é importante que o corretor de imóveis esteja preparado e tenha alguns conhecimentos prévios para atuar nessa determinada profissão, conhecendo quais são os seus direitos e deveres.

Além de conhecer os direitos dos possíveis compradores e clientes, o conhecimento possibilitará uma boa atuação no mercado.

Confira a seguir ainda mais informações a respeito do que de fato é o direito imobiliário, as práticas para ser um corretor de sucesso. Entenda o que é o curso de ética e direito imobiliário, conferindo motivos pelos quais fazer esse tipo de formação pode ser muito vantajoso.

O que é Direito Imobiliário? 

Em primeiro lugar, é preciso entender o que é direito imobiliário e depois se debruçar a respeito de sua importância.

Pois bem, essa área trata de qualquer tipo de discussão jurídica que envolva imóveis. Mesmo que essa relação também seja estudada por outro ramo do direito.

O direito imobiliário acaba sendo uma área de atuação diretamente relacionada com os “direitos reais”, envolvendo, em grande parte, compra e venda, doação, posse e usucapião de um imóvel.

Para trabalhar com esse tipo de direito, o profissional vai se debruçar sobre o conhecimento de assuntos como: direito das obrigações, direito contratual, direito notarial, responsabilidade civil, direito de família, consumidor, etc.

Quais são as práticas de Direito Imobiliário para ser um corretor de imóveis de sucesso?

Uma vez que se entende o que é o direito imobiliário, é necessário saber que para ser um corretor de sucesso e ter vasto conhecimento. Isso é válido tanto para ter informações a respeito de suas concessões como corretor, mas também para conhecer os direitos de seus clientes e respeitá-los.

Além desse conhecimento, também é importante destacar que um corretor de imóveis precisa adotar técnicas de vendas, para entender bem questões que abrangem o direito imobiliário. Assim, a credibilidade e autoridade profissional serão geradas.

Em suma, é importante destacar que essa área de atuação vem ganhando cada vez mais concorrência. Por isso, o setor acaba exigindo mais conhecimento e aprimoramento para que seja possível se destacar.

Dessa forma, através do aprimoramento a respeito da legislação que rege o mercado imobiliário, é possível atuar com sucesso e orientar seus clientes nas variadas questões relacionadas a compra e aluguel de imóveis.

Portanto, confira a seguir alguns dos principais conhecimentos que um corretor deve dominar a respeito do direito imobiliário:

  • Lei do corretor de imóveis (Lei 6.530);
  • Lei do inquilinato;
  • Imóveis abandonados;
  • Contrato de corretagem;
  • Intermediação do corretor;
  • Diferença entre corretagem e intermediação;
  • Importância do contrato.

Quanto mais informação um profissional tiver, mais credibilidade na área acabará sendo gerada.

Por que fazer o Curso Livre de Ética e Direito Imobiliário? 

Mesmo sendo um corretor de sucesso, é importante se preocupar em buscar formação de ética e direito imobiliário. Isso é relevante pois aperfeiçoando-se nessa área, é fácil não perder clientes ou realizar vendas de forma pouco coerente.

Isso porque, além de ser um diferencial, através dessa formação é possível se destacar no ramo imobiliários. Isso acontece porque é crescente o número de empreendimentos e investimentos no país.

Com essa quantidade de empreendimentos, cresce também as demandas a respeito do conhecimento jurídico relacionados ao setor. Outra vantagem é que trata-se de uma área com grande demanda, tendo a figura do advogado como central, em razão da variedade e complexidade das transações que envolvem imóveis.

Assim, trata-se de um ramo com boas oportunidades, interessante para exercer a profissão. Além de garantir maiores remunerações e uma possibilidade ampliada de alcançar a independência financeira, o que também pode fazer com que consiga abrir seu próprio negócio, como por exemplo, a própria corretora de imóveis.

Em suma, fazer o Curso Livre de Ética e Direito Imobiliário é um fator que só tem a agregar no seu desempenho como corretor e trazer resultados positivos para a sua atuação no mercado, aumentando suas chances de ascender e se destacar no setor.