A comunicação e oratória é a chave central para o sucesso de qualquer profissional ou companhia, já que ela é uma vantagem importante e característica de destaque em inúmeras situações, trazendo benefícios para aquelas pessoas que a dominam ou que buscam se aperfeiçoar nesse requisito.

Isso porque, saber se comunicar é uma qualidade que te ajuda não só no quesito profissional, como também na vida pessoal, atraindo vantagens, como por exemplo, o aumento da autoestima e o seu destaque para cargos de liderança.

Ou seja, é possível afirmar que essa é uma característica que deve ser almejada por todos.

Sendo assim, confira a seguir tudo o que você precisa saber a respeito da importância de uma boa comunicação e oratória, descobrindo a real utilidade desta característica, seu grande diferencial, os diferentes tipos de oratória, como adotar e alinhar alguns tipos de estratégia neste sentido, além de ver dicas para melhorar sua comunicação.

Qual a utilidade da oratória?

Para quem não sabe, a oratória serve para dar suporte às pessoas que precisam ou planejam falar bem em público. De acordo com estudiosos e filósofos, pessoas que sabem se comunicar e falar em público precisam dominar quatro objetivos principais:

  • Instigar a imaginação;
  • Favorecer a compreensão;
  • Despertar paixão;
  • Influenciar a determinação.

Em suma, dominar estes fundamentos é importante, já que ter uma boa oratória significa obter uma base para formular impressões claras, simples e interessantes para uma aula ou apresentação profissional.

Vale a pena destacar que falar em público não é para qualquer um e é considerado por muitos como uma arte.

Além disso, ela é considerada como um diferencial na hora de conquista de patrocínios, vagas de trabalho, aprimorar um relacionamento interpessoal ou para a integração de times.

Qual a importância de uma boa oratória?

Assim como já mencionado anteriormente, a arte de se comunicar é uma característica muito importante para a vida profissional de alguém, isso por alguns motivos.

O principal deles é que essa é uma vantagem e pessoas que tem uma boa oratória conseguem se destacar, alcançando posições de liderança.

Além disso, grandes oradores também são capazes de influenciar um grupo de pessoas, conseguindo fazer apresentações atrativas, saber representar bem a empresa para a qual trabalha, por exemplo.

Toda companhia precisa de alguém que saiba se comunicar e estar à frente das apresentações.

Desta forma, é importante notar que a importância de uma boa oratória se dá para diferentes cargos e não só para aqueles de lideranças, já que, antigamente eram só as funções mais altas e algumas áreas específicas que tinham essa habilidade presente no desenvolvimento de funções profissionais.

Em síntese, é possível concluir que ter uma boa comunicação é como possuir uma “carta na manga” para que possa se destacar.

Quais os tipos de oratória?

Apesar da oratória ser um fator importante, nem toda oratória é a mesma coisa e é preciso saber que existem diferentes formas de se comunicar.

Dessa maneira, através desse conhecimento é possível usar esses diferentes métodos de maneira estratégica e conseguir se fazer entender de uma maneira ainda melhor.

Portanto, leia adiante quais são os diferentes tipos de oratórias e suas principais características:

1. Oratória Pedagógica

Como o nome mesmo já diz, esse tipo de comunicação tem como principal premissa aprender a compartilhar o conhecimentos através de apresentações simples e didáticas.

Assim, a modalidade mencionada de oratória é muito presente em salas de aula e instituições educacionais em geral, prezando por apresentações repletas de interações, workshops, palestras e seminários.

2. Oratória Religiosa

Outro tipo de oratória muito conhecido é aquele que é aplicado na difusão de valores morais e conselhos sobre conduta.

A principal característica desse tipo de comunicação envolve a adoção de um tom mais brando e um discurso reflexivo.

3. Oratória Política

Esse é um tipo de oratória muito popular e estudado por estadistas, vendedores e lideranças.

Isso porque, bem como o nome já diz, a oratória política combina vivacidade, persuasão e entusiasmo, visando convencer os ouvintes sobre os benefícios de determinada atitude.

4. Oratória Forense

Por último, mas definitivamente não menos importante, a oratória forense nada mais é do que um tipo de oratória judiciária, que tem como principal característica o raciocínio lógico, provas, argumentação e demonstrações para defender um ponto de vista.