Embora a didática e docência sejam duas palavras com ligação, existem algumas diferenças entre elas por conta de alguns fatores que causam essa diferença. 

Existem inúmeros questionamentos sobre esses dois termos, que certamente confundem a cabeça de muitos estudantes e simpatizantes da área educacional. 

Desse modo, podemos entender que embora estejam dentro da mesma área, a didática e a docência possuem diferenças. Quer saber mais? Continue a leitura para obter as informações necessárias. 

Qual o papel do professor? 

Ser professor é o início de todas as outras profissões, pois é com eles que começamos a aprender e a questionar o mundo. 

Não há como se formar em qualquer área sem ter passado por inúmeros professores, sejam eles do ensino fundamental, médio ou superior. Afinal, é com eles que passamos a nos interessar por áreas distintas. Dessa forma, podemos ver o quanto o papel do professor faz parte da formação da nossa personalidade.

Sem maiores delongas, você sabe exatamente qual o papel do professor? Bem, muitos irão responder que o papel dele é ensinar, e não estão errados. Porém, há muita coisa além disso. 

Com o mundo globalizado e a informação na nossa cara a qualquer momento, muitos indivíduos aprendem sobre áreas distintas, apenas pela internet. Entretanto, isso não é o suficiente.

O papel do professor é essencial em todos os aspectos de aprendizagem, em que o mesmo passa por alguns processos, como por exemplo: 

  • Mediar o conhecimento;
  • Facilitar a aprendizagem;
  • Desenvolver habilidades;
  • Aprimorar competências;
  • Ensinar a boa convivência em sociedade.

Como dito anteriormente, na atualidade existem diversas informações que são necessárias em qualquer momento, por conta do fácil acesso à tecnologia. 

Entretanto, não tem como aprender de verdade sem um professor auxiliando. Afinal, eles são essenciais na formação e aprendizagem. 

Desse modo, com as informações na ponta da língua de qualquer estudante, o papel do professor passa a ser de um mediador, facilitando o processo de aprendizagem no conhecimento dos alunos, não sendo apenas a transmissão do que ele já sabe. 

Assim, o professor facilita e estimula os alunos a criarem oportunidades que possam permitir a construção do seu caminho diante do conhecimento adquirido, criando experiências de ensino que fortaleçam a aprendizagem.

Com a docência, o professor estimula o desenvolvimento de habilidades na área, aprimorando as competências necessárias para aprender e executar funções. Além disso, é ensinado a boa convivência nos grupos de uma forma didática.

O que é a didática?

Há duas dimensões quando fala-se na formação dos professores, sendo a técnica e a didática que irão contribuir para que a aprendizagem dos alunos ocorra de um modo concreto e permanente.

Dentro disso, na formação técnica o professor aprende os conteúdos que irão lidar a vida toda na profissão, em que é preciso: 

  • Dominar teorias;
  • Dominar conceitos;
  • Dominar habilidades;
  • Dominar todos esses fatores dentro da sua área de atuação.

Sendo assim, sabemos que a didática na docência é o complemento crucial dentro da formação técnica, pois é com elas que as habilidades serão formadas na hora de ensinar. 

Na docência, a didática é uma forma de adquirir habilidades suficientes para estruturar um projeto de ensino que forneça uma aprendizagem de qualidade aos estudantes.

A didática e a técnica necessitam se complementar, visto que é preciso dominar os conteúdos técnicos. 

Porém, para compartilhar esse conhecimento de uma forma perene é preciso ter didática e disciplina, sendo esses dois fatores imprescindíveis para a formação dos docentes.

Dentro disso, as habilidades desenvolvidas por meio didático, ajudam a definir com clareza os objetivos que o professor irá passar em cada aula, selecionando e organizando os conteúdos necessários. 

Assim, o professor passa a identificar os melhores métodos de aprendizagem que possam ser utilizados para cada conteúdo que será passado para o seu público.

Para que os alunos tenham um ensino didático, é preciso organizar os ambientes que facilitam a aprendizagem, usando da tecnologia ao seu favor. 

Desse modo, é necessário avaliar o conhecimento adquirido pelos alunos, auxiliando eles para ter a formação do seu pensamento crítico. 

Para se tornar um professor didático, quais são os pré-requisitos necessários?

Para ser um professor didático e se atualizar a cada mudança que ocorre no mundo, é fundamental estar atento às tendências e nunca parar de estudar. 

Desse modo, para ser um docente, é preciso de algumas habilidades, ou seja, os pré-requisitos para uma aprendizagem de qualidade. Dentre elas estão: 

  • Criatividade;
  • Inovação;
  • Estímulo ao pensamento crítico;
  • Letramento tecnológico;
  • Curadoria de conteúdo;
  • Empatia com todos.

É a criatividade que traz um ambiente onde os alunos sintam–se bem estando presente nas aulas. 

Com uma geração ligada à tecnologia e uma informação rápida, é preciso ter criatividade dentro do período de aprendizagem, inovando os métodos de ensino, sendo o mais didático possível. 

A educação estimula o desenvolvimento de diversas habilidades que os alunos precisam ter para sua profissão.

Com isso, os professores têm necessidade de fazê-los desvendar a autonomia, estimulando o pensamento crítico, para que eles possam refletir, analisar e criticar de forma ética e responsável opiniões sobre qualquer tema proposto, seja dentro da aula ou na vida.

Quando falamos sobre letramento tecnológico e a curadoria de conteúdo na docência, estamos dizendo que os professores devem se atualizar e fazer parte do uso da tecnologia dentro da sala de aula. 

Assim, será mais simples passar as informações para os alunos, deixando as aulas bem mais interessantes, além de melhorar o engajamento e a conexão com os seus alunos. 

Um outro fator de extrema importância que é preciso ter na área da docência é a empatia, desenvolvimento, respeito e a parceria com seus alunos, entendendo quais são suas dificuldades, facilidades e até mesmo suas limitações.

Com isso, é necessário se colocar no lugar do aluno, entendendo suas diferenças, a  geração na qual eles fazem parte para desenvolver um papel justo na sala de aula.

Em conclusão, é preciso compreender qual o papel da didática no ato de ensinar. Dessa forma, o professor necessita estar sempre por dentro da atualidade e inovações tecnológicas, buscando sempre novos conhecimento, garantindo êxito na sua profissão.