O empreendedorismo tem crescido no Brasil e no mundo, mais precisamente nos últimos anos durante e no pós-pandemia.

Engana-se quem pensa que empreendedorismo trata apenas a respeito de um dono do seu próprio negócio, pois pode ser um empreendedor, até mesmo um funcionário de uma empresa que possui ambição e pretende auxiliar para crescer junto à corporação.

Se você quer entender sobre qual é a importância do empreendedorismo, diferenças entre empreendedorismo de mercado e o social, e mais, continue a leitura e tire todas as suas dúvidas acerca do assunto.

Qual é a importância do empreendedorismo?

O empreendedorismo tem grande importância para o desenvolvimento de um país, visto que ele traz diversos benefícios como a geração de inclusão social, tornando a tecnologia mais acessível para todas as pessoas.

Com essa modalidade, é possível gerar empregos formais e informais, podendo através desse meio, criar novas tecnologias, serviços e produtos de valor para o mercado de consumo, que por sua vez, tem estado cada vez mais em alta.

Qual é o perfil de um empreendedor?

Ser empreendedor vai muito além de ter o seu próprio negócio, pois para isso, é preciso ter características que levam a criação do empreendedorismo. Mas você sabe qual é o perfil perfeito para se tornar um empreendedor?

Muito se ouve falar sobre empreender, sem muitas explicações pode haver um equívoco de como ele funciona.

Sendo assim, para ser um empreendedor de sucesso, é preciso ter habilidades para saber avaliar as oportunidades, analisar meios de organização do time empresarial, assim colocando todos os recursos em prática para conseguir ter os resultados almejados.

Um indivíduo com o perfil empreendedor necessita de características como:

  • Ter paixão pelo o que faz;
  • Ser decisivo;
  • Ter atitude;
  • Ter equilíbrio e foco para lidar com as situações;
  • Ter visão e criatividade;
  • Ter a capacidade de saber direcionar;
  • Ser organizado;
  • Saber buscar inovação.

Nada é mais importante dentro do empreendedorismo do que ter um perfil empreendedor, visto que para se tornar uma pessoa de negócios, a paixão tem que estar presente, ou seja, é preciso gostar do que faz.

Entretanto, isso não é suficiente se o indivíduo não possui habilidades como ser decisivo, ter foco, visão e criatividade. Essas são características fundamentais para o sucesso no empreendedorismo.

Para se ter êxito como empreendedor, é necessário estar atento às novidades do mercado, sempre buscando inovação dentro do seu negócio. Com isso, pode ter certeza que está fazendo a coisa certa e, logo, os resultados irão aparecer.

Empreendedorismo de mercado x Empreendedorismo social

Entendemos do que se trata o empreendedorismo, o perfil necessário para ingressar nesse meio, e a importância que ele traz ao empresário e também para o desenvolvimento do país.

Contudo, existe uma distinção entre empreendedorismo de mercado e empreendedorismo social. Você sabe a diferença?

O empreendedorismo de mercado, é o mais conhecido popularmente, onde há a abertura de uma corporação desde o início, ou seja, um pequeno ou grande negócio que seu foco é se destacar perante a concorrência, aumentando a competitividade no setor em questão.

Além disso, o foco principal do empreendedorismo de mercado é crescer como empresa, tendo autoridade dentro do seu nicho, se tornando referência e obtendo a lucratividade desejada.

No empreendedorismo social, o foco está na melhoria da sociedade, auxiliando a resolver problemas que são enfrentados pela mesma.

Desse modo, são criados projetos sociais nessa forma de empreendedorismo onde seus lucros estão concentrados em resolver problemas enfrentados dentro da coletividade.

E quais são as diferenças?

Os produtos e serviços gerados a partir do empreendedorismo social necessitam de muita criatividade na busca por inovação. Sendo assim, os projetos mais comuns dentro desse modo de empreender estão:

  • Criação de espaços culturais;
  • Expansão da inclusão digital;
  • Revitalização de comunidades;
  • Criação de artesanatos;
  • Criação de centros de distribuição;
  • Dar acesso a consultas médicas, psicológicas e odontológicas a população;
  • Projetos de atendimentos populares de advogados;
  • Distribuição de energia;
  • Saneamento. 

O empreendedorismo social visa dar acessibilidade à população em serviços que não são acessíveis aos mesmos.

Com isso, há o aumento da cultura para o país, a melhora nas situações dentro das comunidades, e o maior acesso à inclusão digital para a população.

Concluindo, podemos entender que o empreendedorismo tem uma enorme importância para o desenvolvimento social e econômico do país, visando no aumento de empregos formais e informais que podem gerar milhares formas de compras de produtos ou serviços, aumentando a acessibilidade a todos os públicos.