Em algum momento, você já deve ter ouvido falar do curso livre de estratégia da saúde, onde geralmente são feitos após a conclusão de uma graduação na área da saúde, sendo uma especialização para tratar de pessoas de regiões carentes.

Há locais em que não há hospitais próximos e, com isso, a estratégia da saúde da família é essencial para estar cuidando de uma comunidade.

Se você quer entender melhor sobre o que se trata a saúde da família, continue essa leitura.

O que é saúde da família? 

A Estratégia de Saúde da Família (ESF) é um projeto governamental, criado no ano de 1994, completando 29 anos agora no ano de 2023.  

Contudo, esse projeto foi feito com a iniciativa de promover uma melhor qualidade de vida à população brasileira. Pensado principalmente nos mais carentes.

Com a ESF, pode-se entender quais são os potenciais causadores de enfermidades em determinada população. Assim arrumando soluções para melhorar a qualidade de vida dessas pessoas. 

A proposta principal desse projeto é organizar o atendimento de acolhimento à sociedade, seguindo as condutas do Sistema Único de Saúde (SUS). Também facilitando o acesso a tratamentos de diversas doenças, fornecendo especialistas para cada caso.

A ESF, tem como pretensão fazer uma mudança no regime assistencial vigente. No qual, de alguma forma, há mais medidas para prevenção de enfermidades do que o tratamento para uma possível cura.

O programa atende milhares de pessoas por todo o país, focados principalmente em municípios que têm menos acesso à saúde pública.

Dentro do Estratégia de Saúde da Família (ESF), é contado com uma equipe de trabalho multidisciplinar, que como falado anteriormente atua em regiões que possuem menos acesso à saúde, podendo ultrapassar até 4 mil pessoas.

A equipe pode contar também com a realização de diversas campanhas de prevenção de doenças que são mais frequentes na região em questão.

Podemos contar com 43 mil equipes ou mais espalhadas por todo o território nacional, de acordo com o Ministério da Saúde. Todos auxiliando em tratamentos de inúmeras doenças e também na prevenção das mesmas.

Embora tenha esse projeto populacional pelo Brasil inteiro, ainda há pessoas que não conhecem, assim, não aproveitando a disponibilidade prestada desses serviços.

Quais são as etapas da estratégia da Saúde da Família?

A Estratégia da Saúde da Família possui muitas etapas, onde é de extrema importância manter a atualização e o cadastro das famílias e indivíduos para poder ter uma base dos dados e análise da situação em que os mesmos estão, de acordo com características: 

  • Sociais;
  • Econômicas;
  • Culturais;
  • Demográficas;
  • Epidemiológicas territorial.

É preciso ter uma definição dos territórios de atuação, mapeamento e o reconhecimento da área que está adjunta. Isso auxilia na compreensão a fração da população determinada, tendo sempre uma atualização do local. 

Geralmente há uma implementação de atividades seguindo todos os critérios de risco à saúde, onde é priorizada uma solução para os problemas de enfermidade nos quais são mais frequentes em cada região. 

Dentro das regiões, de acordo, com as doenças que estão mais em alta em cada região, é inserido um trabalho interdisciplinar em equipe, integrando profissionais de diferentes formações para atender cada caso específico.

Há uma promoção e desenvolvimento de ações que buscam visar as parcerias entre os projetos sociais e setores, promovendo a consciência de prevenção e saúde, a população conforme as prioridades da gestão municipal.   

Após cada atendimento nas comunidades, é preciso ter uma valorização dos entendimentos e normas, aumentando a possibilidade de criar vínculos, confiança entre profissionais e pacientes com base na ética, mantendo respeito e compromisso com o indivíduo.

As duas etapas finais se dão na promoção e estímulo para manter a participação das comunidades no controle social, no planejamento e até mesmo na realização das ações que necessitam serem tomadas. 

Há também um acompanhamento e avaliação de regularização das ações nas quais são implementadas, visando a conformidade dos processos de trabalho.

Por que cursar a Estratégia Saúde da Família? 

Agora que você entendeu do que se trata a Estratégia Saúde da Família (ESF), pode ter gerado uma dúvida em como entrar nesse projeto e para isso é preciso ter uma capacitação nessa área.

Se você é da área da saúde e gosta de poder ajudar a população, curte gestão de pessoas, por exemplo, é necessário buscar as maiores universidades de capacitação em Estratégia saúde da família.

Nessa área atuam diversos profissionais da saúde, sendo os principais: 

  • Psicólogos;
  • Psiquiatras;
  • Nutricionistas;
  • Educadores físicos;
  • Pediatras;
  • Geriatras;
  • Ginecologistas e obstetras.

Além de poder ajudar pessoas do Brasil inteiro que não tem acesso a saúde, esse curso é uma escolha maravilhosa dentro da área da saúde, deixando o profissional cheio de qualificações e de vivências inesquecíveis. 

Se você quer atuar nessa área, busque pesquisar as melhores universidades que atendam a sua expectativa financeira e de qualidade de ensino. Seja um profissional qualificado e de destaque na área da saúde.