Existem determinadas especialidades pensadas especificamente para facilitar o processo de envelhecimento, um processo natural do corpo. Para começar a falar deste assunto tão importante, primeiramente é preciso entender o que é Geriatria e Gerontologia.

Segundo a SBGG (Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia), geriatria é a especialidade médica que se integra na área da gerontologia com o instrumental específico para atender aos objetivos da promoção da saúde, da prevenção e do tratamento das doenças, da reabilitação funcional e dos cuidados paliativos.

Ainda segundo o órgão, a Geriatria e Gerontologia ainda abrange desde a promoção de um envelhecer saudável até o tratamento e a reabilitação do idoso. Portanto, o geriatra é o médico que se especializou no cuidado de pessoas idosas. A Gerontologia é o estudo do envelhecimento nos aspectos – biológicos, psicológicos, sociais e outros.

O especialista em gerontologia é o profissional com formação de nível superior nas diversas áreas do conhecimento (Psicologia, Serviço Social, Nutrição, Terapia Ocupacional, Direito etc), titulado pela SBGG, apto para lidar com questões do envelhecimento e da velhice, com um olhar interdisciplinar a partir da sua área original de conhecimento.

Quer saber mais sobre esse segmento e como um Curso Livre de Geriatria e Gerontologia pode auxiliar na capacitação? Continue lendo o conteúdo abaixo.

Geriatria e Gerontologia

Por que a Geriatria e a Gerontologia são tão importantes?

Atualmente a população idosa acima dos 60 anos vem crescendo a cada ano. Com esta perspectiva de aumento neste número expressivo, é muito importante entender e acompanhar este processo de envelhecimento.

Portanto, o envelhecer é um processo irreversível e natural na vida de qualquer pessoa e este processo, quando ocorre de forma saudável, é a melhor maneira para se ter uma vida longa e feliz.

Hoje em dia esta etapa da vida é encarada com muita tranquilidade, são muitos os idosos que continuam atuando no mercado de trabalho, carregados de experiências, boas histórias e determinação.

Quando a fase laboral chega ao fim, se envolvem em atividades de lazer, cultura, atividades físicas e outras que são fundamentais para o exercício do corpo e da mente. Dentro desta possibilidade diversos profissionais atuam diretamente na promoção da saúde e bem-estar.

Entre eles, o médico geriatra que tem um papel essencial no cuidado e acompanhamento do idoso em todos os aspectos físicos e psíquicos. Já que busca a preservação, a recuperação da autonomia funcional, o equilíbrio emocional e a independência para as mais diversas atividades.

Atuam também no atendimento de pacientes idosos acometidos com qualquer tipo de doença que necessite de cuidados médicos, ou ainda em pacientes paliativos com doenças progressivas e irregressíveis, proporcionando bem-estar do cidadão até o final da vida.

Como promover um cotidiano mais saudável ao idoso?

Na busca por um envelhecer de forma saudável, o Gerontólogo também tem um papel importantíssimo nesta caminhada com ações de planejamento, organização e acompanhamento. Além de preservar o bem-estar e a qualidade de vida do idoso, e entender e amenizar os problemas que atingem a população mais velha.

Neste momento os cuidados são essenciais, com intervenções que se antecipem aos problemas mais comuns que afetam os idosos, que são disponibilizados quando há uma boa gestão hospitalar. 

Atividade física, boa alimentação, atividades que estimulam o cérebro, como jogos ou palavras cruzadas, são excelentes e trazem uma enorme contribuição para a qualidade de vida do idoso.

Também podem ser usados na promoção de uma melhora do estado psicológico e físico do idoso:

  • Quebra-cabeças;
  • Aprendizado de novos idiomas;
  • Cursos de informática básica;
  • Cadernos e livros para pintura com aquarela.

Dessa forma, para atingir o objetivo proposto os profissionais especializados em Gerontologia atuam em conjunto. Pois são muitos os fatores que precisam ser observados, cuidados e monitorados que impactam diretamente na vida do idoso.

O olhar e cuidado de uma equipe multidisciplinar bem estruturada, empenhada e dedicada trazem ótimos resultados no processo de envelhecimento.

Como se especializar em Gerontologia e Geriatria?

Com este aumento da população idosa e a expectativa de vida longa, muitas são as Instituições de ensino que oferecem cursos de gerontologia para profissionais que desejam atuar nesta área de atendimento à população idosa.

São cursos para profissionais com formação de nível superior em diversas áreas (Psicologia, Serviço Social, Nutrição, Terapia Ocupacional, Direito etc.) todas elas exercendo seu papel com o foco na qualidade de vida do idoso.

Para aprimorar os aprendizados nas formações já citadas, há o Curso Livre de Geriatria e Gerontologia.

Apesar disso, não existe uma área melhor ou mais importante que a outra. Juntas se completam e estão aptas para lidar com questões do envelhecimento e da velhice. Isso, com um olhar interdisciplinar a partir da sua área original de conhecimento.  

Além de cursos voltados para profissionais de nível superior, o curso de Cuidador de idoso também tem sua importância nesta jornada do cuidado com a população idosa. Desse modo, ele capacita profissionais para trabalho domiciliar, em hospitais, em instituições de longa permanência, entre outros. Além disso, um curso de Gestão de Empreendimentos de Saúde também pode ser importante.   

Enfim, são muitas as áreas e profissionais que podem trabalhar neste segmento de cuidado ao idoso. Porém, o mais importante é que sejam pessoas afetuosas e com amor pela profissão escolhida. A população idosa necessita de cuidados que vão além dos remédios, das quais incluem respeito, carinho, empatia e muito amor.  

De modo geral, envelhecer é um processo natural, envelhecer com saúde é fundamental!