Tido como uma das maiores realizações, realizar um Investimentos no mercado imobiliário e a casa própria certamente é um dos sonhos de boa parte dos brasileiros.

Porém com aquisição de um imóvel, ganha-se também a responsabilidade de entender como cuidar do mesmo, falando de mercado. Por exemplo, como usar investimentos para valorizar esse imóvel e outras questões financeiras.

É nesse exato ponto onde se entra o curso de gestão de negócios imobiliários. Além de adquirir conhecimento a respeito do funcionamento desse mercado, dentro deste curso também se aprende técnicas específicas de negociação e persuasão. É aplicado tudo para que seu poder de compra, venda ou locação de imóveis esteja sempre em alta.

Vale ressaltar que quando se fala em imóveis, o mercado imobiliário entende que a palavra acaba por englobar diferentes tipos de construções, como residências, prédios, salas comerciais, terrenos, incorporadoras, entre outros.

Curso de negócios imobiliários

O que de fato é este curso de negócios imobiliários? De uma maneira mais simples, podemos definir essa formação como conhecimentos especializados no setor imobiliário e que possui objetivo de capacitar o estudante não apenas para o gerenciamento de vendas, mas também para compras e permutas de imóveis.

Com duração de dois anos, após a formação e podendo ser feito de maneira remota através do ensino a distância (EAD), o estudante poderá trabalhar em diversas áreas do setor imobiliário.

Algumas áreas incluem incorporadoras, imobiliárias, empresas de loteamento e urbanização ou, até mesmo, atuar como autônomo. Entre as principais atividades, podemos destacar:

  • Gerenciamento e supervisão nas intermediações comerciais;
  • Consultoria imobiliária;
  • Gerenciamento e supervisão de condomínios;
  • Atuação na área de construção civil.

Dentro do curso, os alunos também são preparados para avaliar todos os pontos positivos e negativos da transação, seja ela de venda ou compra. Além disso, aprendem a identificar possíveis imprevistos e, consequentemente, também aprendem como se preparar caso eles ocorram.

Quem pode se especializar nessa área?

Tendo dito isso, fica a questão, para quem se destina esse curso? Um dos principais alvos desse curso são os estudantes interessados, ou que já atuem na área de corretagem de imóveis. Além dele podemos destacar gerentes e documentalistas. Isso somente em uma imobiliária, porém em outras áreas como na construção civil.

Ainda temos aqueles que atuam como design de interiores, profissional responsável por planejar, idealizar e realizar não apenas a decoração, mas todo espaço após a finalização da construção.

Vale destacar que essa área em particular, o setor de design de interiores, além de ter crescido bastante, se destaca pelas tendências implementadas no mercado imobiliário. Uma delas é a união de elementos vintage com designs mais modernos. 

Esse direcionamento tem levado não apenas ambientes residenciais, mas também diferentes tipos de imóveis. Prédios e salas comerciais, que utilizam da história da empresa ou algo vivenciado pelo proprietário, somado a estilização mais moderna criam uma tendência totalmente nova.

Especialização crucial

Importante lembrar que além de dar um upgrade na questão estética do imóvel, optar por usar elementos clássicos e contemporâneos é muito chamativo para qualquer estabelecimento. Já que enquanto pessoas mais antigas ou mesmo as saudosistas aproveitam do ambiente clássico para desfrutar de uma melhor experiência.

Clientes mais jovens, além de serem atraídos pela contemporaneidade, acabam sendo instigados pelo que é mais antigo, e consequentemente tem um tom mais vintage, algo que curiosamente soa muito bem para esse público.

Pessoas que trabalham com imobiliária ou design, também é indicado o curso, profissionais que se interessem ou já atuem na área de gerenciamento de condomínios. 

Ou seja, qualquer profissional que deseje realizar atividades que visam a organização e administração de um condomínio pode se matricular nesse curso em específico. Até porque dentro dele também é possível aprender as principais funções do cargo, que são: organizar os processos do condomínio, se ele residencial ou empresarial.

Além claro de ter que lidar com as questões trazidas pelos condôminos, que normalmente são relacionadas a quesitos como manter o ambiente harmônico, proteção do patrimônio e a segurança dos que vivem ou trabalham naquele ambiente.

Vale ressaltar que apesar de ser um curso de ensino superior, ele é um tecnólogo não um bacharelado. Explica-se assim o motivo do processo de formação ser menor do que os cursos tradicionais oferecidos pelas universidades. Todavia, isso não significa que ele não seja adequado para quem deseja seguir por essa área.