Jogos digitais são sistemas como tantos outros, com a diferença de ter hardware e software como componentes essenciais e bastante específicos. 

Muitas pessoas associam o conceito de jogos digitais com videogames, mas o conceito a ser explorado é infinitamente mais amplo e evolui junto à tecnologia.

Jogo digital é o termo usado para classificar jogos em que a plataforma é um  dispositivo técnico, seja computador, celular, console, etc.  

Inicialmente projetados somente para diversão, os jogos digitais se tornam um assunto sério  quando falamos de mercado de trabalho.

Em crescente expansão, a área de desenvolvimento  de jogos digitais apresenta oportunidades ímpares para quem deseja transformar entretenimento  em uma carreira profissional sólida e promissora. 

Dados da Pesquisa Game Brasil, (PGB) de 2021 mostrou que 72% da população brasileira tem  o costume de se divertir frequentemente com jogos eletrônicos em seus dispositivos móveis, computadores, ou consoles de videogames.

Essa alta na demanda por jogos digitais se tornou mais evidente durante a pandemia, onde 46% dos entrevistados disseram que o hábito se intensificou com o isolamento social.

Jogos Digitais

O mercado de jogos digitais 

O mercado de jogos digitais movimenta anualmente no Brasil mais de US$1 bilhão e está entre  os setores que mais crescem no país, oferecendo oportunidades para quem é qualificado na área.

A Associação Brasileira de Empresas de Desenvolvedoras de Games (ABRAGAMES)  busca atualmente atrair investimentos de empresas estrangeiras para fortalecer o mercado  nacional, trazendo boas perspectivas aos profissionais de jogos digitais para os próximos anos. 

O mercado de atuação mais conhecido desse profissional é o entretenimento, mas igualmente  significativo em outras áreas. Entre eles, está o mercado de jogos educativos em constante crescente nas Instituições de Ensino em todos os seus níveis de aprendizagem.

Na área da  saúde são criados jogos de simulação de cirurgias e também games são usados em tratamentos. 

Além das áreas mencionadas, existem diversos setores que utilizam as estratégias e recursos dos jogos digitais para impulsionar o negócio de atuação, como por exemplo moda, marketing, construção civil e outras diversas áreas de mercado. 

Para muitas pessoas, jogo digital é apenas mais uma forma de diversão, mas você já pensou em  ganhar dinheiro trabalhando nessa área?

Curso Livre de Roteirização de Jogos Digitais

Perfil do profissional de Jogos digitais 

Algumas pessoas consideram que para seguir a carreira no mundo dos jogos digitais basta gostar muito de videogames, mas isto nem sempre é verdade.

Gostar de videogames não é um  pré-requisito, mas uma característica importante para se manter dentro do segmento. Experiência prévia também não é uma necessidade, muitos profissionais bem-sucedidos no ramo começaram suas carreiras em outras  áreas.

O profissional de jogos digitais deve empenhar-se em desenvolver algumas qualidades  importantes. Para começar, saber trabalhar coletivamente é essencial. O desenvolvimento de  um jogo geralmente envolve um número grande de profissionais que precisam interagir para o  bom andamento do projeto.

Saber explicar detalhes de sua área de trabalho para os colegas de outras áreas é fundamental, assim como documentar o próprio progresso.

Mesmo que você opte  por ser um profissional independente, e busque trabalhar através de contrato com empresas e  gerenciar o próprio projeto, a habilidade de comunicação e colaboração torna-se essencial,  relevante e de grande importância. 

Diversas áreas

Já o perfil de um colaborador de uma empresa de jogos digitais varia de acordo com o porte da  empresa. Em pequenas empresas no Brasil, buscam-se profissionais com formação em diversas  áreas para contribuir em várias etapas no desenvolvimento do jogo como, por exemplo:

  • Design;
  • Programação;
  • Áudio;
  • Roteiro em texto, entre outros.

Quanto mais abrangente for a contribuição do profissional  dentro do projeto, maior será a sua importância. Em empresas maiores, o profissional altamente qualificado em uma área específica tende a ser mais procurado.

Empresas grandes geralmente trabalham em jogos grandes e de alta qualidade, o que reflete na necessidade de contratar  profissionais mais qualificados em sua área de trabalho.

Em ambos os casos é importante ter  uma boa noção geral de como se dá todo o processo de desenvolvimento do projeto, uma vez que todos atuam e trabalham em um mesmo produto: um jogo.

Além de cursos específicos para o desenvolvimento de jogos digitais, alguns cursos superiores  da área de Tecnologia da Informação se relacionam com a formação desse o profissional, como: Ciência da computação, Sistemas de informação, Sistemas para internet, etc.  

Como seguir carreira em jogos digitais? 

Seguir carreira no mundo dos jogos digitais depende de alguns passos, ao começar com Curso Livre de Roteirização de Jogos Digitais, pois o aprendizado é o início ideal.

Em seguida, aprenda novas tecnologias e linguagens de programação. Jogos e tecnologia são conceitos que caminham lado a lado, é um dever manter-se atualizado às tendências tecnológicas e aprender a incorporá-las aos seus projetos.

A programação é uma das etapas mais complexas e importantes do desenvolvimento de games, para ter sucesso na carreira na área de jogos digitais, é importante conhecer diversas linguagens e tipos de games. 

Participe de eventos, competições e fóruns na área.

Você sabe o que é networking? 

É uma estratégia muito usada no mundo empresarial que consiste em formar redes de contato. A boa  notícia é que você pode aproveitar essa ideia para impulsionar sua carreira.

O site da  ABRAGAMES tem diversas notícias e informações de eventos relevantes no tema, tanto para empresas como para profissionais independentes na área. 

Busque inspiração para os roteiros. No mundo dos jogos você precisa ser muito criativo para  tornar seu produto atrativo, o usuário deve se encantar pela história e ficar realmente engajado em cumprir todas as fases do game.

Você precisa ser criativo na hora de elaborar o seu enredo, um ponto de partida é o curso livre de Roteirização de Jogos Digitais da Ideal Educação, você  será capaz de construir roteiros para o desenvolvimento de jogos digitais, aplicando as melhores  práticas de interpretação e elaboração desses roteiros para uma melhor jogabilidade. 

Acompanhe as tendências de consumo, pois entender os padrões de consumo de quem compra jogos é outro passo essencial para quem deseja alcançar o sucesso. Afinal, são essas pessoas  que você precisa atrair e conquistar.

Por último, mas não menos importante, invista em formação de alta qualidade. Portanto, é preciso investir em formação de alta qualidade. Em um mercado tão competitivo, o sucesso vem para  aqueles que buscam sempre o que há de melhor, inclusive nos estudos. 

Conteúdo produzido em conjunto com o autor Eduardo Pereira.