Este é um tema de grande relevância a ser avaliado pelos profissionais que atuam neste setor ou, então, às pessoas que desejam ingressar no mercado de Tecnologia da Informação, a TI.

Há anos nota-se as tendências desse mercado que mantém indicadores de crescimento exponencial com a perspectiva e objetivos de suprir as necessidades e demandas no cenário organizacional de muitas instituições.  Isso independentemente do segmento de atuação, estando presente em todas as áreas de negócio.

TI

Em nosso cotidiano, é perceptível o uso e a aplicação das tecnologias em praticamente todas as áreas que vivenciamos. Principalmente com os recursos e serviços que encontramos na palma das mãos e na ponta dos dedos. Um exemplo é quando utilizamos qualquer dispositivo móvel.

Assim, se direcionarmos o olhar mais profundo às organizações, como empresas, instituições de ensino, sistema bancário, a saúde, a indústria automotiva ou qualquer outro segmento. Assim, nota-se a aplicação de tecnologias da informação que sustentam todos os processos e gerenciamento da informações para o sucesso do negócio.

As tendências de crescimento na área de Tecnologia de Informação não possuem barreiras e limites. Com isso, para sustentar todo esse cenário, será essencial recursos para capacitar. Além de uma mão de obra qualificada para atender as necessidades que o mercado exigi.

Tecnologia da Informação: uma área para o futuro

As diversas possibilidades, estratégias e infinidades de recursos disponíveis pelas Tecnologias da Informação, permitem o desenvolvimento de sistemas, implantação de infraestruturas, análise e segurança de dados. Além de integrações e comunicações que proporcionam soluções às necessidades de uma organização ou sociedade.

O cenário contemporâneo, independente do setor, cada vez mais, torna-se dependente das Tecnologias da Informação e Comunicação. Além de estar em constante inovação e evolução quanto aos recursos de tecnologia e, assim, notório será para o futuro, principalmente com a gestão de startups e empreendedorismo digital.

Há como não retroceder e apenas ascender. Porém, para esta evolução, é essencial a presença do profissional de TI com extrema capacitação técnica e formação de qualidade para atuar neste mercado de tantas oportunidades.

Diante deste cenário, o presente e o futuro promissor, apresentará cada vez mais os processos automatizados nas indústrias pela robótica. Diversas áreas já possuem o auxílio ou predominância de sistemas automáticos:

  • Indústria automotiva;
  • Segmentos de informática;
  • Medicina, com cirurgias através de vídeo;
  • Hotelaria com o sistema automatizado de reserva.

Nas empresas, com seus Sistemas Integrados de Gestão (ERP) eliminando os processos manuais, as instituições de ensino disponibilizam ambientes virtuais de aprendizagem e gestão de conhecimento, nas instituições financeiras que mantêm e oferecem recursos e funcionalidades em ambientes digitais.

A aplicação da Inteligência Artificial em diversas áreas, a Análise de Dados à tomada de decisão, a Segurança da Informação, a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e inúmeros outros segmentos de mercado que, de alguma forma, utilizam os recursos da Tecnologia da Informação para o sucesso de seu negócio.

Contudo, para que todas essas organizações possam aplicar as Tecnologias da Informação em suas áreas de atuação é essencial o profissional capacitado, com formação sólida, altamente qualificado, especializado e com conhecimento das tecnologias para atender as demandas e necessidades do mercado em constante crescimento.

A importância das questões legislativas na TI

O profissional de TI também deve se atentar às legislações vigentes de propriedade intelectual, registros e licenças de uso sistemas e softwares, abrangendo programas de computador e aplicativos para dispositivos móveis, marcas e patentes de invenções em geral.

Sistemas e softwares utilizados pelos profissionais de TI possuem o registro de copyright e podem ter diferentes tipos de acordos para ser disponibilizado, neste registro é especificado a finalidade da licença de uso, comercial e/ou particular.

Nos casos de sistemas comerciais existem várias modalidades de licenciamento, onde o profissional de TI deve se atentar às regras e avaliar se será necessário adquirir uma cópia para cada dispositivo, para cada usuário que irá utilizar e por quanto tempo poderá ter acesso à ferramenta.

Uma das regras que é necessário ter minuciosa atenção, é quando o software recebe o registro de licença uso gratuito (freeware). Alguns softwares que recebem o registro freeware não permitem o seu uso comercial, o direito é somente para uso particular ou pessoal.

Quando um terceiro copiar, vender ou utilizar sistemas e softwares sem possuir direitos ou licenças de uso, um caso de violação de direitos autorais pode ser ativado.

Mesmo que a cópia não seja idêntica ao material de origem, a violação de direitos autorais ainda pode estar em vigor mesmo para cópias com alguns desvios do original, e as multas são altíssimas.

O segmento de atuação dos profissionais de TI

Hoje, o profissional de TI não está limitado à atuação em apenas uma frente de conhecimento e atuação. Ou seja, não há mais barreiras, nem limites e tão pouco fronteiras para o uso e aplicação das tecnologias. Isso independente do mercado de atuação. 

Assim, hoje, percebe-se que há uma imensidão de oportunidades para o profissional da área de Tecnologia da Informação. Tanto no mercado interno, como no internacional, pois a gestão de startups e empreendedorismo digital precisa cada vez mais desse profissional.

De acordo com a National Foundation for American Policy, em 2021 havia mais de 1,2 milhões de vagas abertas para profissionais da área de Tecnologia da Informação nos Estados Unidos.

Além das excelentes oportunidades para atuação no mercado interno e, também nos Estados Unidos. Além de existem grandes demandas para especialistas em TI nos países europeus, como Irlanda, Bélgica, Alemanha e, principalmente, Portugal.

Frente às inúmeras oportunidades já mencionadas, menciona-se ainda que a previsão é que até 2030. Então, devem ser abertas e disponibilizadas 85 milhões de vagas na área de Tecnologia da Informação ao redor do mundo.

Para os profissionais de TI em atuação, há uma percepção mais implícita de tais necessidades e demandas exigidas pelo mercado. Assim, conseguem grandes oportunidades com ótimas condições de trabalho e excelente remuneração salarial. 

Contudo, àqueles que desejam e pretendem ingressar neste segmento. Além de que talvez, não tenham uma visão tão clara e percepção quanto à aplicação dos recursos de TI. Assim, podem surgir as incertezas e as inseguranças quanto ao ingresso nesta área.

A tecnologia da Informação faz parte do cotidiano de todas as pessoas, tanto para realizar atividades profissionais, educacionais, financeiras, saúde, esportivas e lazer. Além de outras relacionadas.

Para ter essa certeza, basta observar ao seu redor por alguns segundos. Com isso, irá perceber a aplicação destas tecnologias. Por trás de tudo isso, há um profissional de TI.