Nos dias de hoje, as práticas pedagógicas são instrumentos fundamentais no processo de aprendizagem, por meio delas é possível manter os alunos envolvidos e motivados a absorver conhecimentos, assim criando vínculos e estreitando laços que irão fortalecer o processo completo.

As práticas pedagógicas envolvem diversas questões que vão do planejamento, estratégia, conteúdos, forma de execução e acompanhamento, tudo isto com o objetivo de garantir o aprendizado e aumentar o rendimento do aluno.

É preciso atentar-se que estamos vivendo uma era totalmente digital, onde as práticas pedagógicas tradicionais precisaram ser revistas e repensadas, assim adequá-las ao novo cenário que encontramos.

Serão precisos práticas inovadoras e modernas que consigam acompanhar esta geração sem desmotivar o aluno. Através de cursos livres voltados à auxiliar estudantes com transtornos e distúrbios de aprendizagem, o profissional poderá se especializar em casos específicos.

Quer saber mais sobre as técnicas de educação pedagógica e Curso Livre de Transtornos e Distúrbios da Aprendizagem? Continue lendo o conteúdo abaixo.

Práticas pedagógicas

A educação pedagógica e o professor

Cabe ao professor o papel de mediador, proporcionando uma educação flexível, consciente e inovadora, onde o aluno se sinta confortável, lembrando que cada estudante é único e, assim, diversas práticas poderão ser adotadas.

Precisamos ainda lembrar que hoje em dia é bastante comum encontrarmos no ambiente escolar alunos com dificuldades de aprendizagem, neste contexto o papel do educador é fundamental.

Isto não quer dizer que uma prática é melhor que outra, todas são fundamentais e importantes.

É preciso entender quem são os alunos e escolher a melhor para cada momento, levando em consideração todo o período em que o estudante está na escola, não somente em sala de aula.

As boas práticas ocorrem a todo momento até mesmo nos intervalos ou em momentos de atividades coletivas fora da sala. Algumas formas de promover práticas pedagógicas fora da sala incluem:

  • Gincanas estudantis;
  • Aulas extracurriculares;
  • Workshops interativos com temáticas voltadas ao desenvolvimento pedagógico;
  • Curso Livre de Transtornos e Distúrbios da Aprendizagem;
  • Palestras educacionais com linguagem acessível.

Cada instituição de ensino monta suas atividades pedagógicas de acordo com as expectativas, realidades, cultura e tradição, práticas essas que podem e devem ser alteradas a todo momento pelos mais diversos motivos, como, por exemplo, avanço da tecnologia, não aceitação dos alunos, baixo rendimento, entre outros.

O importante é saber que em qualquer momento a mudança deve ocorrer, sempre pensando no processo de aprendizagem e satisfação do aluno.

5 práticas pedagógicas eficientes

Existem diversas práticas pedagógicas. Entre elas, pode-se destacar 5 formas simples de aprimorar a aplicação de atividades, das quais tem como principal característica produzir impacto na qualidade do aprendizado oferecido aos alunos:

Uso da Tecnologia

O uso da tecnologia é uma prática importantíssima nos dias de hoje, uma vez que os alunos estão super antenados ao assunto.

Os estudantes da geração mais atual já nasceram em uma era da tecnologia, na qual ela é predominante e está presente em quase todas as questões do cotidiano, e não seria diferente na escola.

Por meio do uso da tecnologia é possível realizar pesquisas, criar jogos interativos e educativos, elaborar materiais com fotos e vídeos, entre outros.

A escola deve acompanhar e monitorar o uso das tecnonologias para que, de fato, o objetivo seja alcançado. Entretanto, é preciso ir além, proporcionando aos alunos um laboratório de informática, professores capacitados e engajados, possibilitando uma educação voltada para o futuro.

Conscientização

Esta prática vai além do contexto dentro de uma sala de aula, ela é muito importante para âmbito escolar e até mesmo na vida do aluno.

A escola não tem apenas a função de desenvolvimento cognitivo, mas integral com professores capacitados para mediar processos de aprendizagem social e emocional.

A conscientização é uma prática buscando constantemente que os alunos tenham uma boa relação entre si e também com seus professores, respeitando o ambiente escolar e desenvolvendo consciência do certo e errado, procurando um bom caminho a seguir. 

Socialização

Desse modo, a socialização pode ser entendida como o processo pelo qual o aluno assimila e aprende as regras básicas do modo de vida, sendo um fator muito importante na convivência com o aluno.

No ambiente escolar são construídas uma série de questões que serão utilizadas para a vida, como troca de ideias, valores, princípios e discussões dos mais diversos assuntos, é muito importante valorizar as atividades que promovam a interação.

Esta prática pode ajudar na observação e cuidado com o aluno, estimulando o desenvolvimento cognitivo e social do aluno.

Valorização do aluno

Valorizar, estimular, encorajar e incentivar o aluno também é uma prática pedagógica importantíssima na vida escolar do aluno. Quando isto não ocorre, o que se encontra são alunos com baixo rendimento, desinteressados e dispersos.

É preciso dar ao aluno oportunidades para que ele se desenvolva de forma prazerosa e criativa. Como a participação nas atividades, sentindo-se importante e tendo todas suas ações valorizadas.

Desta forma, o aluno participa ativamente da construção do aprendizado com ganhos fundamentais em seu desenvolvimento.

Acompanhar os alunos com dificuldades de aprendizagem

Em suma, todo aluno é único na sua forma de ser, cada um na sua maneira e ritmo, uns com mais dificuldades, outros com menos. Haverá desenvolvimento e progresso de acordo com isso. Cabe ao professor acompanhar, desenvolver atividades estratégicas e monitorar constantemente cada um. 

Práticas específicas são excelentes ferramentas para o dia a dia no ambiente escolar, como pequenos projetos, material didático acessível, jogos e atividades lúdicas.

É um trabalho duro que exige do professor conhecimento e domínio do ambiente, sendo possível e com muito sucesso quando planejado e estruturado previamente.

Por fim, falar de práticas pedagógicas e ir além do que colocar ideias no papel é preciso escutá-las. Além de testar, mudar e inovar. Ou seja, são muitas as atividades que podem ser utilizadas no dia a dia.

Portanto, o mundo está em constante mudança. Ou seja, a cada dia novas tecnologias surgem com novos conceitos e formas de práticas. Dessa forma, elas chegam para melhorar o dia a dia no ambiente escolar. Estar preparado é fundamental, por isso investir em um Curso Livre de Transtornos e Distúrbios da Aprendizagem pode auxiliar o profissional, assim como a instituição.