No dia 25 de outubro de 2022 a FTrends – Faculdade Ideal Trends realizou a entrega do Título de Professor Emérito ao Prof. Dr. Márcio de Moraes (in memoriam), durante sessão solene do CONSU – Conselho Superior, no Auditório da FTrends, no bairro Santo Amaro em São Paulo – SP.

A cerimônia contou com a presença do Prof. Fabio Heinzen Fonseca (diretor geral da FTrends e presidente do CONSU), Profa. Denise Sawaia Tofik (diretora acadêmica da FTrends), José Paulo Pereira Silva (CEO do Grupo Ideal Trends e presidente da Ideal Educação – mantenedora da FTrends), professores, coordenadores e funcionários da FTrends, além de familiares e amigos do Prof. Márcio.

Professor Emérito é um título conferido àqueles profissionais que se destacaram em sua área de atuação, pela relevância e/ou magnitude de sua produção e atividade científica, desfrutando de grande reconhecimento pela comunidade acadêmica.

Prof. Dr. Márcio de Moraes, ou Prof. Márcio como costumava ser chamado, nasceu em 17 de dezembro de 1956, em São Roque (SP), região metropolitana de Sorocaba.

Graduado em Ciências Econômicas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo no ano de 1980, obteve título de Doutor em Administração pela Universidade de Barcelona no ano de 2007, alcançando o Pós-doutoramento pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

Sua carreira profissional iniciou formalmente em 1985 no grupo Pirelli onde atuou como Coordenador de Produção.

Sua paixão pela educação foi evidenciada a partir de sua trajetória como Diretor Administrativo e Financeiro no Instituto Metodista de Ensino Superior nos idos de 1988. Nesta renomada instituição foi responsável, neste período, pelo acompanhamento e implantação do projeto de transformação do Instituto em Universidade alcançado no ano de 1997.

Atuou como Coordenador de Projetos e docente de cursos de graduação e pós-graduação na Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP) até 1999 quando assumiu a Vice Reitoria Administrativa na Universidade Metodista de São Paulo, estando responsável pela gestão financeira e de pessoas, além de conduzir as operações nos três campi na IES.

No mesmo ano de 1999 assumiu a Direção Geral da Rede metodista de Educação, conglomerado estratégico composto por todas as instituições educacionais metodistas da federação. Nesta função foi responsável pela implantação da Central de Serviços Compartilhados (CSC) e pela supervisão administrativo-financeira das unidades educacionais compostas por 2 universidades, 3 centros universitários, 4 faculdades e 8 unidades de educação básica.

Incansável e apaixonado pela educação, Prof. Márcio sempre esteve, apesar de suas atribuições e compromissos administrativos acadêmicos, conectado e participante das atividades acadêmicas, atuando como docente, como membro efetivo em conselhos e colegiados, opinando e contribuindo no desenho e construção de alternativas criativas e sustentáveis para os cenários educacionais, tendo sido, inclusive, autor de diversos artigos e capítulos de livros abordando assuntos da gestão acadêmica.

No ano de 2006 assumiu a Reitoria da Universidade Metodista de São Paulo, aquela para a qual, justamente, acompanhou e conduziu o processo de transformação de Centro Universitário para Universidade. Lá ficou até meados de 2016, acumulando os papéis de Diretor Geral e Reitor e foi diretamente responsável pela implantação, consolidação e crescimento do projeto de Educação à Distância. Em 6 anos desde sua implantação o projeto atingiu mais de 13.000 alunos, distribuídos em cerca de 45 polos de apoio presencial. Ainda nesta etapa reposicionou estrategicamente a Universidade, conjugando as ofertas à distância aos reconhecidos e tradicionais cursos presenciais, desafio extremo, especialmente àquela época.

Além de sua sólida e expoente carreira na esfera educacional no Ensino Superior, Prof. Márcio desempenhou importantes papéis em associações como a Associação Brasileira das Universidades Comunitárias (ABRUC) onde atuou como conselheiro fiscal entre os anos de 2009 e 2014, o grupo Universia Brasil, onde atuou como conselheiro entre os anos de 2013 e 2016, o Instituto Metodista de Serviços Educacionais (COGEIME) onde atuou como Diretor Superintendente entre os anos de 2009 e 2012 e a Associação Internacional de Escolas, Faculdades e Universidades Metodistas (IAMSCU – EUA) onde atuou como Vice Presidente e Presidente entre os anos de 2011 e 2017.

Destaca-se, ainda, seu papel articulador e condutor de integração em processos educacionais. Nesse sentido, foi membro fundador do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB) responsável pela integração de docentes e discentes provenientes de países lusófonos objetivando a internacionalização da educação.

Ainda nesse sentido, Prof. Márcio atuou por mais de 49 anos como professor voluntário na Escola Bíblica Dominical da Associação da Igreja Metodista, participando da formação de adolescentes, jovens e adultos.

Também admirador do esporte como ferramenta inclusiva, coordenou e conduziu o projeto Escola de Esportes, em parceria com a prefeitura de São Bernardo do Campo, que permitiu a inclusão de milhares de jovens no contexto do esporte, alguns deles chegando, inclusive ao alto rendimento e à seleção brasileira.

Em todos os locais por onde passou algumas características suas ficaram evidenciadas: o respeito às opiniões, por mais diversas que parecessem; o trabalho incessante e incansável, até que os resultados viessem; o cuidado com o próximo, especialmente com aqueles mais vulneráveis e carentes; a visão meritocrática, reconhecedora de dedicação e empenho.

Prof. Márcio foi um ser iluminado, apaixonante. pai, avô e esposo dedicado, sempre fez questão de ter a família em seu cotidiano profissional, como um valor supremo. Todos aguardavam ansiosos por suas palavras e conselhos. Transitava e circulava por entre a Universidade, era avesso aos escritórios, gostava de conhecer e viver “o chão de fábrica”, ouvir das pessoas suas histórias, suas inquietudes e sonhos.

Nos últimos anos, Prof. Márcio atuava em um grande e audacioso novo projeto: participar como Coordenador de Curso em uma nova Faculdade, a Faculdade Ideal Trends. Desafiado à construção, desde o alicerce, deste ousado projeto educacional, Prof. Márcio estava animado e ansioso. Um novo sonho, um recomeço.