O lançamento da Ideal Books mostra que equilibrar as vitórias e derrotas da vida é o segredo para conquistar o sucesso pessoal e nos negócios. Durante toda nossa vida, acumulamos experiências, tanto boas quanto ruins, e são elas que determinam tudo que o pode acontecer em nossa vivência.  

Portanto, isso vai depender apenas de como vamos encará-las, seja como aprendizado ou derrotas – e está aí a chave para o sucesso. Inclusive, para quem deseja empreender. 

Com essa introdução e usando de toda sua experiência como fundador do Grupo Ideal Trends, que hoje conta com mais de 30 empresas e 100 mil clientes espalhados pelo mundo. 

Dessa forma, José Paulo Pereira Silva usa sua maneira singular de encarar os desafios como foco ao escrever o livro Sabedoria nos Negócios e na Vida. 

Na publicação, ele dá dicas de como ressignificar as situações cotidianas, tanto na vida pessoal quanto profissional, de um modo que elas estimulem o uso da sabedoria. 

Portanto, essa é uma característica que não é apenas de quem tem mais tempo de vida. Porém, também daqueles que sabem usar as informações a seu favor.

José Paulo, que é expert na mentoria de pessoas, e já formou centenas de colaboradores em sócios, inicia a publicação definindo o conceito da palavra ‘sabedoria’. Segundo ele, ‘o termo está relacionado a um conjunto de saberes que contemplam uma manifestação de conhecimentos, constituídos, basicamente, da experiência vivida’. 

Desse modo, não há receita, é preciso apenas ter atenção aos fatos. “A sabedoria se manifesta na compreensão das coisas passadas e também na assimilação do presente, compreendendo que o agora é responsável pelo futuro desejado”, ressalta na introdução do livro. 

Ilustrações sobre o livro | Ideal Books

Um exemplo simples, mas que esboça bem o que ele passa na publicação, conta que se você chega em uma casa com um pão e compartilha com quem está presente durante a refeição, esse alimento vai acabar. 

Porém, quando você leva ao seu encontro os seus aprendizados, informações, aprendizados e sabedoria, é possível multiplicar todos eles. Isso porque, uma vez que ao compartilhar esses conhecimentos, eles se multiplicam, por não serem bens palpáveis, mas sim, duráveis. 

Ao aplicar essa lição no dia a dia, isso só agrega. “As ações de uma pessoa sábia não se restringem a um dos campos da sua vida.

A sabedoria tem esse caráter: viver a sua verdade em todos os momentos, mesmo diante de dificuldades. Isso implica também na compreensão de nossa identidade: corpo – mente – espírito.

O espírito alimenta e retroalimenta a mente com doses de sabedoria. O corpo age e reage de acordo com as convicções da mente. A mente confronta e analisa os conhecimentos adquiridos para tomar uma decisão.  Então, a decisão tomada deve ser fruto de um bom discernimento.

O autor destaca: “Um bom discernimento é realizado com sabedoria”. 

Com exemplos históricos e organizacionais, José Paulo ensina, de maneira didática, a extrair o que realmente vale a pena de cada situação e a gerenciar o aprendizado. Principalmente, nos momentos em que se faz necessário tomar decisões. 

O novo livro, contém alguns exercícios, também motiva a autoestima, a gerenciar as finanças de maneira positiva, a identificar o que é prioridade, ouvir a opinião de quem se pode confiar.

Além disso, motiva a administrar um grupo de modo que todos trabalhem para o mesmo sentido. Principalmente, para traçar metas alcançáveis. 

No geral, o livro é um verdadeiro guia para quem deseja ser feliz, de uma maneira literal, em todos os ramos da vida.