Você já ouviu falar em estatísticas básicas? Essa área nada mais é do que uma especialidade que tem como principal objetivo analisar e processar dados, construindo instrumentos e desenvolvendo sistemas de codificação para essas informações, com o objetivo de ajudar companhias a desenvolver melhores estratégias positivas. 

Em geral, é possível afirmar que as estatísticas básicas são um conhecimento matemático necessário para buscar compreender métricas e dados em uma companhia, com o objetivo de entender melhor os resultados de estratégias e assim conseguir aperfeiçoar algumas performances de mercado para atingir o sucesso.

Sendo assim, confira a seguir tudo o que você precisa saber a respeito das estatísticas básicas, conferindo o que de fato elas são e para que elas servem, quais os princípios dessas estatísticas e porque usá-las, conferindo os principais benefícios e diferenciais que o uso dessas estatísticas pode trazer para sua companhia.

O que é estatística e para o que serve? 

Para quem nunca ouviu falar de estatística, é interessante saber que esse nada mais é do que uma área de estudo matemática que busca desenvolver técnicas importantes para coletar dados e organizá-los, bem como realizar interpretações, análises e representações dessas informações que foram captadas.

Dessa forma, durante os estudos da estatística, é possível dividi-los entre o estudo da coleta de dados, no qual é possível conhecer os princípios da área, entendendo conceitos como: o que é uma amostra, população, variantes e tipo de variável. Além disso, também é possível fazer o estudo da análise desses dados. 

Nesse segundo tipo de estudo é possível lidar com a frequência absoluta e relativa, as medidas centrais e as de dispersão, assim como a representação e interpretação desses resultados, em que estudamos os tipos de gráficos, a melhor representação para cada caso, e, com base nessa interpretação, gerando-se também as medidas centrais.

Em suma, é possível notar que apesar de muitas vezes não ser encarada como uma profissão, o uso das estatísticas estão presentes no cotidiano de todos e usado constantemente em nossa sociedade, justamente por que o levantamento dessas informações e desse estudo é importante para entender diversas coisas da sociedade. 

Por exemplo, é comum ver em noticiários pesquisas de diversas naturezas que trazem para a sociedade dados para interpretação e realização de inferências sobre ela. Como estatísticas de criminalidade, saúde e habitação. Dados esses que depois servirão como norte para a construção de políticas públicas que realmente são necessárias. 

Portanto, é possível concluir que a estatística está presente nas decisões simples até nas mais complexas do nosso cotidiano, e essas informações não podem ou não deveriam ser repassadas de qualquer maneira. 

Existem regras específicas para a coleta de dados, para sua análise e até mesmo para a definição da estimativa de confiabilidade da pesquisa, enfim, todas essas regras surgem baseadas em ferramentas desenvolvidas no estudo da estatística.

Quais são os princípios das estatísticas básicas?

Assim como já mencionado anteriormente, a estatística é um dado muito importante e por isso, ela só pode ser levantada por estudiosos que realmente se debruçam sobre os dados, buscam entendê-los e analisá-los com um determinado propósito. 

Sendo assim, dado a infinidade de coisas que se pode colocar nas estatísticas, essa área se divide em alguns conceitos básicos que precisam estar bem definidos, são eles os conceitos iniciais de estatística, mais especificamente: 

  • População;
  • Amostra;
  • Variável;
  • Tabela de frequência;
  • Representação por gráfico.

Diversas informações podem ser condensadas em estatísticas, por isso a precisão de dados deve ser mantida.

Por que cursar Estatística Básica?

Ingressar na profissão de estatística pode ser uma ótima ideia, já que essa é uma área muito importante para diversos órgão e empresas. Ou seja, é possível construir uma carreira bem sucedida e atingir não só o sucesso profissional, como também a independência financeira. 

Além disso, o Curso Livre de Estatística Básica tem como objetivo formar especialistas em matemática voltada para a análise e interpretação de dados.

A pessoa formada nessa área, chamada de estatístico, será o profissional responsável por coordenar o levantamento de informações e montar bancos de dados. Com formação nessa área é possível trabalhar em diversas áreas de análise e inteligência de mercado. 

Isso porque esses profissionais podem realizar projeções e desenvolver modelos matemáticos para fazer diagnósticos de mercado, traçar tendências e acompanhar o alcance de ações de marketing, por exemplo, atividade muito importante para qualquer empresa que quer conquistar o sucesso.