ma das funções mais importantes de um jogo é a roteirização em games, e pode abrir muitas oportunidades para quem é apaixonado por games. Atualmente um dos principais mercados, os videogames recebem cada vez mais investimentos bilionários, fazendo diversos desenvolvedores optarem por atuar no setor. U

Podemos ver que as oportunidades podem aparecer devido o grande número de faturamentos que essa indústria tem apresentado, somente em 2022, o mercado global de jogos faturou mais de 196 bilhões de dólares, sendo que no Brasil, essa indústria movimenta por ano cerca de R$12 bilhões.

E de acordo com projeções, a expectativa do setor é que até o ano de 2026, um faturamento global de mais de trezentos e vinte bilhões de dólares seja alcançado, um dos pontos que favorecem essa estimativa é que somente no nosso país, cerca de 74,5% da população é adepta a algum tipo de game eletrônico.

Curso de jogos digitais

Apesar dessa ser uma indústria bilionária, ela pode ser mais acessível do que parece. Isso porque é possível entrar nesse ramo através da faculdade de Jogos Digitais, onde o profissional irá aprender a desenvolver técnicas para construir personagens e cenários, além de animações das telas.

Todo esse processo é feito por intermédio de uma representação gráfica executada por softwares específicos para a construção gráfica, edição de imagens, modelagem de cenários e, até mesmo, a animação de personagens. Outra habilidade que pode ser adquirida durante o curso é a capacidade de criar roteiros para game.

Dessa maneira o profissional estará totalmente envolvido no conceito do jogo desenvolvido, criando regras e condições para  o jogador avançar na história ou universo que o game se passa.

Vale lembrar que o curso dura três anos, dependendo da especialidade e da instituição, porém apesar de mais curto, ele contém muito mais cargas práticas que teóricas, compensando o menor período de estudos.

Possíveis carreiras

Existem diferentes caminhos no qual um profissional pode seguir na carreira de jogos digitais, sendo que alguns estão mais ligados a produção e criação do game e outros mais para divulgação ou venda do projeto para os estúdios.

Ainda sim é possível listar as principais funções que se pode desempenhar na área. E elas são:

  • Programador;
  • Tester;
  • Game Designer;
  • Animador;
  • Level Designer;
  • Roteirista;
  • Produtor-Executivo;

Como diz o próprio nome da função, o programador é responsável por desenvolver toda programação do jogo, bem como a funcionalidade do jogo, transformando todo o projeto do designer no jogo em si. Além disso, são os responsáveis pela correção de bugs e movimentos dentro do game.

Assim como o nome de programador diz muito sobre sua função, o tester passa por algo parecido, aquele que possui essa função tem o dever de testar todas as funções do jogo antes da versão final. Pontos como, gráficos, áudios, jogabilidade e funcionalidades. 

Colocando de uma maneira mais direta, esse profissional tem como responsabilidade, jogar o jogo em busca de erros, bugs, e defeitos para que no lançamento tudo esteja perfeito para os jogadores.

Dentro das profissões também podemos destacar o level designer, que seria o responsável pela criação do designer das fases do jogo, todo cenário é responsabilidade dessa função. Também temos o game designer, aquele que inicia todo o projeto, o game designer é o encarregado de dar a visão geral e o conceito trazido pelo projeto do jogo.

Não menos importante, pelo contrário, sendo uma das mais importantes funções dentro da produção de um jogo temos o roteirista. Esse funcionário ou equipe são aqueles que ditarão o rumo do jogo, bem como história e acontecimentos, além de personagens e cenários no qual eles se passarão.

Em muitos estúdios de desenvolvimento é comum que o produtor-chefe esteja envolvido diretamente com a criação do roteiro do jogo, um bom exemplo é o lendário designer e produtor de jogos Hideo Kojima, que já desenvolveu jogos como Death Stranding e Metal Gear Solid.

Vale destacar, para o curso é necessário alguns requisitos, como conhecimentos em navegação na internet, acesso a um computador com internet e uma configuração mínima que inclui as especificações: Windows 7,8 ou superior, Linux, Mac OS X, Android ou IOS, além de um processador Dual Core com 1.5 GHz ou superior e pelo menos 2GB de memória RAM.