A maior parte de nossas ações são pautadas em conhecimentos, que nos auxiliam na tomada de decisão. Escolhas relacionadas a como agir em situações simples, como operar um cartão de débito ou crédito, até uma situação mais complexa, como gerenciamento e educação financeira familiar.

O gerenciamento das finanças eficiente advém de uma educação financeira, um tema que vem tomando grande relevância.

Devido aos altos índices de endividamento familiar, a educação financeira vai além de ensinar a poupar recursos.

Um Curso Livre de Educação Financeira engloba discernir quais ações são efetivamente aplicáveis e o momento oportuno, influência nos hábitos e comportamentos resultando em bem-estar familiar.

Quer saber mais sobre a importância da educação financeira? Continue lendo o conteúdo abaixo.

educação financeira

Qual a importância da educação financeira?

Segundo o Banco Central do Brasil (2013), a definição de Educação Financeira é o meio para promoção de conhecimentos e informações relacionadas ao comportamento básico, dos quais contribuem para a melhora da qualidade de vida do indivíduo e da comunidade.

Assim, podemos dizer que a educação financeira é, principalmente, o instrumento que promove o desenvolvimento econômico e social.

A educação financeira além de ensinar a economizar, norteia como funciona e o que engloba o mundo do dinheiro.

Quais produtos aplicar ou evitar, de acordo com o perfil investidor de cada pessoa, ensina como coordenar o ato de poupar para que seja frequente e, que o dinheiro seja investido com sabedoria, tendo assim o retorno esperado para que seja transformado em reserva financeira, a ser usado, por exemplo, em situações não previstas.

A independência financeira é o desejo de muitas pessoas, contudo, é um processo custoso e muito difícil de alcançar, que pode ser adiquirido por meio de um curso de gestão financeira.

O planejamento e acompanhamento das finanças não é somente a consciência da decisão a ser tomada, mas a estratégia aplicada e a definição prévia de quais resultados serão alcançados, determinando, assim, a importância da educação financeira e a sua valia em todos os momentos da vida.

Qual o impacto da falta de educação financeira na vida do jovem?

A falta de educação financeira no Brasil, é um tema frequentemente discutido. O despreparo dos jovens para lidar com o dinheiro e todas as consequências está intimamente ligado à educação.

A falta desta característica cotidiana deve ser observada, levando em consideração seus efeitos e consequências, pensando nisso, a Ideal Educação desenvolveu o curso Livre de Educação Financeira, onde todos poderão ter acesso aos conceitos e práticas financeiras.

No Curso Livre de Educação Financeira da Ideal Educação, é possível aprender sobre pontos como:

  • Desenvolvimento de competências relacionadas ao consumo prudente;
  • Como poupar;
  • Investimentos financeiros aplicados;
  • Uso inteligente do capital financeiro..

O crescimento do endividamento é um dos fatores que desestabiliza as finanças pessoais das famílias, principalmente as que possuem baixa alfabetização, baixa renda e desejos por bens tangíveis que são sonhos de consumo das pessoas, achando que isto trará um conforto para o bem-estar eterno (LOPES, 2012).

Por que cursar Educação financeira é importante para os jovens?

A ausência de conhecimento financeiro vem aumentando consideravelmente e acarretando, assim, nos altos índices de inadimplência no Brasil.

Em meados de janeiro de 2022 estava com 64,82 milhões de brasileiros inadimplentes, de acordo com as publicações do mapa da inadimplência, divulgado mensalmente pelo Serasa.

Esse endividamento em muitos casos se inicia na juventude, no período em que os jovens se deparam com as despesas antes custeadas pelos pais, agora sobre sua total responsabilidade. Então, observa se o consumo excessivo, tanto de crédito como de produtos.

O pouco ou nenhum conhecimento sobre a importância de poupar recursos e saber os produtos certos a investir. Isso ocasiona vários problemas tanto na vida pessoal, quanto profissional.

O endividamento pode ocasionar muitos problemas. Dentre eles, o impacto ruim no trabalho e nos estudos, pois, como se torna um problema, é projetado no dia a dia. Além do desempenho diário e em todos os resultados esperados e/ou não alcançados.

A imersão na educação financeira acarreta na mudança de hábitos e pensamentos. Desse modo, o jovem que em sua maioria tende a gastar compulsivamente, passa a consumir sabendo o que pode ser evitado. Além de enxergar as melhores opções de investimentos. Então, ele se torna um adulto com seus sonhos realizados e seus objetivos financeiros alcançados.

Esse jovem entenderá qual seu perfil e, com o conhecimento adquirido, saberá diversificar os investimentos financeiros. Assim, realizando a escolha mais adequada, ou seja, definindo as opções enquadradas em seu perfil de investidor.

Com isso, uma graduação em gestão financeira acaba se tornando uma opção para o futuro desses jovens.

Assim, através de uma educação financeira eficiente, os resultados transformam o futuro, sendo de um valor imensurável todo esse conhecimento para vida pessoal e familiar.