Todo negócio é formado por pessoas, este capital humano é o maior patrimônio existente, já que bons resultados dependem do bom desenvolvimento de cada colaborador, para desenvolver-se uma gestão de equipe eficiente.

Primeiramente, o sucesso ou fracasso de um negócio pode estar diretamente ligado à gestão de equipe, que é primordial para impulsionar os resultados e é, também, um dos maiores desafios dos líderes.

gestão de equipes eficiente

O que é gestão de equipe?

A gestão de equipe é o termo que se refere à aplicação de um conjunto de boas práticas, com vistas a administrar e garantir o bom desempenho do time de uma empresa de forma sinérgica, extraindo o melhor de cada um na realização de um trabalho.

Estas práticas têm como finalidades assegurar que, colaboradores motivados, alinhados e engajados com os valores, objetivos e tarefas da empresa garantam o equilíbrio entre a qualidade dos projetos e a produtividade individual e coletiva, em prol das metas traçadas a longo prazo.

Como é explicado nos módulos do Curso Livre de Gestão de Equipes, ou em um curso de gestão de pessoas.

Curso Livre de Gestão de Equipes

Dicas para uma gestão de equipe de sucesso

Uma boa gestão de equipe pode ser a chave para tornar a empresa uma referência de sucesso e destacar-se dos seus concorrentes.

Confira algumas dicas imprescindíveis para se obter uma gestão de equipe eficiente e com bons resultados:

Absorva os melhores talentos

O primeiro desafio para uma gestão de equipe eficiente começa na realização de um processo de contratação preciso. 

Encontrar o talento certo, compatível e alinhado à cultura, missão, valores e visão da empresa, e que tenha, simultaneamente, a capacidade de atender às demandas e automotivação para melhorar seu desempenho.

Conheça a sua equipe

Qualquer gestão de equipe bem feita requer conhecer os colaboradores, entender as habilidades específicas de cada um, saber quais são os pontos fracos e fortes, bem como quais são suas expectativas em relação ao trabalho.

Assim, pode-se designar as tarefas de forma mais assertiva, de acordo com as aptidões individuais, e elevar os índices de produtividade da equipe como um todo.

Seja o exemplo

A equipe é um espelho das atitudes do líder! É muito importante que os colaboradores tenham um modelo para se inspirarem, que olhem para o líder e sintam confiança e credibilidade.

Na gestão pelo exemplo, o líder deve ter atitudes e comportamentos coerentes e positivos, comprometido, motivado e focado em resultados, sempre de forma colaborativa. Esse tipo de gestão contribui para se obter equipes mais humanas, criativas, produtivas e engajadas.

Alinhe a equipe estrategicamente

Uma boa gestão de equipe demanda aperfeiçoar o direcionamento dos colaboradores, garantindo que todos os esforços apontem com eficiência para a mesma direção.

É necessário compartilhar a Missão, Visão e Valores da empresa, de forma que haja integração e pertencimento entre todos.

Além disso, deve-se definir objetivos claros, metas mensuráveis, prazos, e alinhar as ações para que cada um saiba como caminhar em direção ao sucesso de forma conjunta, em sinergia.

Promova o engajamento

Uma boa estratégia na gestão de equipe é potencializar políticas de engajamento em relação aos colaboradores, produzindo melhores resultados, além de criar um ambiente favorável à inovação.

Portanto, é preciso valorizar o capital humano para que as pessoas se sintam mais motivadas e sejam capazes de contribuir além do que se espera delas.

Motive sua equipe

A motivação é a base para que outros pilares da gestão de equipe tenham os resultados esperados. Portanto, é fazer com que os colaboradores se sintam apaixonados por trabalhar todos os dias.

Embora a motivação seja um sentimento individual, diretamente atrelado ao engajamento. Dessa forma, cabe ao líder entender o que estimula cada colaborador, canalizando essas individualidades em prol do coletivo.

Promover ações que envolvam questões estruturais, como a criação de um sistema de recompensas com promoções, bonificações, por exemplo, bem como relações humanas, como desenvolvimento pessoal, bem-estar etc., contribuem para que a motivação permaneça e se construa um forte senso de meritocracia.

Promova treinamentos contínuos

Treinar, desenvolver e capacitar colaboradores periodicamente tem o poder de motivar e ampliar a geração de resultados cada vez melhores dentro da empresa.

Então, é importante identificar as necessidades de cada setor e ter políticas de treinamento, desenvolvimento e formação profissional, o que levará à conquista de excelentes resultados.

Saiba se comunicar

A comunicação é a ponte que une líder e equipe, sua qualidade está diretamente relacionada ao desenvolvimento de uma gestão de equipe eficiente.

Neste sentido, é importante promover uma comunicação assertiva, transparente, objetiva e colaborativa, deixando claro metas individuais e coletivas, evitando ruídos e garantindo que todos estejam no mesmo estágio de evolução e sabendo para onde ir em direção aos resultados.

Saiba ouvir

Saber ouvir os colaboradores para além de suas qualificações profissionais, em questões mais pessoais. Com isso, é uma forma de criar um vínculo de confiança, fazendo as pessoas notarem que realmente se importam com elas.

Assim, o líder que sabe ouvir entende as necessidades da equipe e desenvolve ações para oferecer um gerenciamento mais adequado. Isso impulsiona a motivação e, consequentemente, a retenção de talentos e melhor performance.

Aposte na cultura dos feedbacks frequentes

Para manter uma alta performance, cada colaborador precisa entender os pontos em que o desempenho esteja satisfatório e aqueles a serem melhorados.

Desse modo, é importante que se estabeleça uma cultura de feedbacks frequentes em todos os níveis organizacionais, com transparência, de forma empática e construtiva. No entanto, essa prática é um canal de relacionamento importante, pois estabelece uma conexão legítima entre líderes e liderados.

Atente-se para a gestão de conflitos

Os conflitos são naturais e inevitáveis em qualquer equipe.

Dentro dessa concepção, deve-se saber lidar com os vários perfis, gerações diferentes, expectativas diferentes, respeitando e conciliando tudo isso em prol de ótimos resultados. Buscando assim, uma solução que seja adequada para todos os lados.

O papel do líder na gestão de equipe

Hoje o mundo dos negócios é regido por gestões democráticas, voltadas para o desenvolvimento, a valorização e um olhar humanizado aos colaboradores.

O chefe, aquela figura centralizadora, que se impõe por meio de ordens e autoritarismo, ficou no passado.

O jeito de conduzir e gerir uma equipe está diretamente relacionado à produtividade do negócio. Construir um time de sucesso é a prioridade de um bom líder, figura essencial nas empresas, pois precisa enxergar à frente, ter pensamento estratégico para garantir constância e valor nos resultados.

O líder também é incumbido de manter e aprimorar a motivação e engajamento da equipe. 

Fazer uma gestão de equipe eficiente pressupõe uma aproximação maior entre líder e liderados, fazendo com que todos desempenhem com excelência as suas funções, alcançando melhores resultados e se destacando no acirrado mercado que vivemos.

Para isso, algumas habilidades são necessárias a este líder:

  • Ter olhar estratégico e conhecimento de mercado;
  • Planejar;
  • Ter inteligência emocional;
  • Delegar funções;
  • Acompanhar resultados;
  • Saber se comunicar;
  • Saber ouvir;
  • Ter empatia;
  • Ser resiliente;
  • Ser conciliador;
  • Utilizar metodologias ágeis.

Não existe fórmula pronta para uma boa gestão de equipe. Desse modo, aprender mais sobre como gerir uma equipe de forma que os objetivos sejam superados é impulsionar sua carreira.

Por isso, é importante aprender formas de promover o trabalho autônomo de um time. No Curso Livre de Gestão de Equipes, são ensinadas técnicas de obter resultados, através de uma equipe unida, em sintonia e que compreenda o papel do individual e do coletivo.

Citando o jogador de basquete Michael Jordan “O talento vence jogos, mas só o trabalho em equipe ganha campeonatos”.