A Educação à Distância (EaD) vem crescendo de forma acelerada nos últimos tempos. Muito desta expansão se deve aos avanços das TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação), as quais vêm ampliando o alcance e as possibilidades da EaD.
O desenvolvimento das TICs se dá principalmente na área educacional, segmento que auxilia no processo de remoção das barreiras geográficas que impediam o encontro da aprendizagem, qualificação profissional e desenvolvimento social.
Conteúdos digitais para aprimoramento acadêmico
A explosão dos conteúdos de informação digitais implica constantes transformações no ensino e na aprendizagem e, por consequência, também no papel tradicional dos serviços informativos prestados pela biblioteca universitária que, contrariando o senso comum, não deixou e não deixará de existir com o surgimento das novas tecnologias.
Nesse contexto, é o momento da biblioteca se reinventar para se adaptar a essa nova realidade, atendendo às necessidades e expectativas desse novo perfil de usuário.
Desse modo, no atual momento é apropriado para observar as mudanças voltadas à criação de novos produtos e serviços, de forma presencial ou remota, do tradicional ao híbrido.
Portanto, agregam diferentes recursos para atender às necessidades informacionais e, principalmente, gerando a interatividade com o usuário, valendo-se mais das redes sociais e da aprendizagem colaborativa.
Na obra de 2010 “Mídias sociais nas empresas: colaboração, inovação, competitividade e resultados”, os pesquisadores Jue, Marr e Kassotakis indicam que as mídias sociais utilizadas no contexto das bibliotecas universitárias incluem:
- Blogs e microblogs;
- Wikis;
- Redes sociais;
- Fóruns de discussão;
- Podcasts;
- Webconferências;
- Simulações virtuais
- Feeds de RSS, dentre outros.
Estes ambientes geram desafios e criam um ambiente dinâmico. Logo, o profissional bibliotecário tem oportunidade de entender de exercer um papel fundamental de apoio à aprendizagem. Além disso, tem o difusor do conhecimento e da informação junto aos professores, alunos e pesquisadores da Instituição na qual é vinculado.
O futuro da Educação à Distância
A EaD ainda deve passar por diversas evoluções, devido ao rápido avanço das TICs. Como tendência, a Educação à Distância continuará a impactar a vida acadêmica em geral.
Em suma, haverá muitas oportunidades para que a biblioteca universitária se envolver em discussões sobre as formas de oferecer serviços inovadores que sejam efetivos e garantam o acesso à informação. Dessa forma, continuam o ciclo benéfico de apoio em práticas educativas.
O futuro também pode trazer como um grande desafio para o bibliotecário o papel de ser mediador da informação. Com isso, pode aliar o uso das novas tecnologias para satisfazer essa demanda. Com isso, cria mecanismos que auxiliem na articulação do conhecimento por parte dos usuários da biblioteca.
Deixar um comentário