O empreendedorismo no século 21 conta com uma série de pequenas obrigações para tornar a empresa humana, eficiente e, de forma geral, sustentável aos colaboradores e empresários. Principalmente por meio da cultura organizacional. A faculdade de gestão de pessoas é uma das principais necessidades expressadas pelo mercado.

Tendo em mente que a educação é uma das formas de instrução e aquisição de conhecimentos, inclusive práticos, para uma empresa de sucesso. A cultura organizacional e o curso de gestão de pessoas estão ganhando espaço 

Não é surpresa alguma que a cultura organizacional e a faculdade de gestão de pessoas estejam ganhando espaço o suficiente para serem consideradas “obrigações” e não diferenciais.

A compreensão de como uma boa cultura organizacional afeta a produtividade, lucros e satisfação dos colaboradores com o ambiente corporativo. Pode ser o ponto-chave para incentivar empreendedores, ou aspirantes ao cargo, a procurarem instrução sobre os processos de gestão de pessoas.

Quer saber sobre como a cultura organizacional e a gestão de pessoas se conectam quando falamos de prover um local de trabalho saudável? Então continue lendo o conteúdo disponibilizado a seguir.

Cultura organizacional

O que é cultura organizacional?

De forma bastante simples, a cultura organizacional (ou cultura corporativa e empresarial) é um conceito. Mas também é uma abordagem nova ao o que é gestão estratégica de pessoas e o papel dos Recursos Humanos dentro de uma organização.

A cultura organizacional procura dar significado (e forma) à como uma empresa enxerga os próprios negócios. Promovendo um tratamento mais humano e eficiente de seus colaboradores, parceiros e clientes.

Logo, pode-se dizer, que o processo promovido pelo auxiliar de recursos humanos, deve estar incutido na cultura organizacional para refletir nas práticas gerais e políticas da empresa.

Parte desta cultura trabalha nos ideais corporativos e políticos da própria organização. Por exemplo, uma companhia que produz cosméticos e se compromete em não realizar mais testes em animais. Essa escolha reflete na forma como os colaboradores, parceiros e clientes enxergam aquela corporação. Assim, ela será vista como engajada com o meio-ambiente.

O dress code, política de férias e outros pontos também são parte da cultura organizacional. Ou seja, não existe uma única forma de promover essa base. A cultura empresarial é personalizável de acordo com os ideiais do do empresário, assim como explicado na faculdade de gestão de pessoas. Pois ele representa a essência do negócio.

Sendo assim, os processos de gestão de pessoas precisam trabalhar a cultura a ser promovida desde os cargos mais altos da organização. Até os estagiários ou cargos mais simples da hierarquia promovida pela companhia.

Os ideais e essência da cultura organizacional precisam ser colocados em prática para estarem relacionados diretamente. Assim, modelando desde os pontos primários desta mudança.

Quando se trata de cultura organizacional e processos de gestão de pessoas. A intenção vale ouro, mas não basta colocá-la em prática. Assim, promove uma melhor relação com o colaborador ou cliente.

Tudo começa pela educação do empreendedor. Logo, há uma relevância primordial no investimento em cursos, como a faculdade de gestão de pessoas.

Qual é a relação da cultura organizacional com a gestão de pessoas?

O princípio base para uma gestão moderna de empreendimentos é a compreensão de que uma organização, ou empresa, é composta por pessoas. Logo, uma parte considerável da administração desta companhia precisa estar voltada aos processos de gestão de pessoas.

A faculdade de gestão de pessoas possui módulos que explicam, com detalhes e materiais abrangentes. Como uma administração precisa valorizar o colaborador, para obter resultados superiores à média estabelecida pelo mercado.

Isso acontece porque parte dos processos de gestão de pessoas focam justamente na visão do colaborador em relação à empresa. A cultura organizacional depende primordialmente de como esse culture code é promovido e estabelecido. Isso incutido de forma aos recursos humanos o que faz se espalhar pelas outras áreas.

De forma direta, a cultura organizacional explica a partir de:

  • Palestras com colaboradores;
  • Conversas com a liderança;
  • Eventos corporativos internos;
  • Lembretes em newsletter enviadas pelo RH.

Logo, assim como já foi explicado nos outros tópicos, educar-se sobre processos que estabelecem o colaborador e o cliente como bases da cultura organizacional. É uma forma de lapidar o próprio sucesso, por isso a relevância da faculdade de gestão de pessoas.

Qual o objetivo de uma boa gestão de pessoas?

A cultura organizacional é promovida através de uma série de ações cotidianas, das quais tornam possível uma comunicação eficiente com os colaboradores e clientes, a base para o sucesso de uma companhia na atualidade.

Contudo, pontua-se que assim como uma faculdade de gestão de pessoas auxilia a tornar a administração do RH um processo mais humano, a cultura da organização deve prezar pelos seguintes pontos:

Erros são toleráveis

Como a empresa terá foco na experiência humana dentro da organização. Entende-se que a tolerância aos erros deve ser mais abrangente, afinal, pessoas erram e, o importante, precisam aprender com esses equívocos.

Não é possível exigir que o colaborador seja perfeito 100% do tempo, ocasionalmente haverá pequenos deslizes que, se não afetarem de forma extrema o desempenho da empresa, podem ser abraçados como lições, tal qual ensinadas em uma faculdade de gestão de pessoas.

Resultados em primeiro lugar

Outro diferencial que separa uma empresa com uma forte cultura organizacional de uma com princípios menos propagados, está na busca pelos resultados.

Toda empresa procura bons números, mas somente um empreendimento com foco na promoção de uma cultura organizacional forte consegue resultados positivos a partir das experiências pessoais de cada colaborador, compreendendo a relevância do pós-venda para tal.

A cultura organizacional explica em alguns módulos da faculdade de gestão de pessoas a solicitação por resultados. Mas os promove como sucesso coletivo e não somente empresarial, tornando esse processo mais eficiente.

União de equipe

O ponto mais forte da cultura organizacional está em como a área de Recursos Humanos destaca a relevância do trabalho de equipe, afinal, a empresa é feita à imagem dos colaboradores.

Uma equipe que consegue desenvolver-se como um todo, acaba tendo maiores chances de obter sucesso a longo prazo.

Por isso, assim como uma faculdade de gestão de pessoas é importante para compreender as ferramentas de inclusão da cultura organizacional no plano geral da empresa, o trabalho em equipe também deve fazer parte dos princípios.

Uma empresa com fortes princípios está destinada a continuar existindo, independentemente de quanto tempo passe. Gestores que lideram pelo medo são efêmeros, enquanto um líder que guia sua equipe produz resultados atemporais.