Dentro de uma estratégias de Marketing e Vendas, há uma infinidade de técnicas e formas de aplicar conhecimentos. As estratégias atuais vigentes priorizam o relacionamento com o cliente e a divulgação de empreendimentos nas ferramentas de busca, isto é, as formas mais eficientes de alavancar uma marca.

Com estratégias de gestão de marketing especificamente pensadas para aprimorar o processo de atuação dos responsáveis por vendas, mas também produção de conteúdo para divulgação, os profissionais especializados em marketing digital estudam formas de posicionar o empreendimento.

Assim, para compreender como elaborar uma boa estratégia (e funcional), podemos citar algumas das mais populares. Quer saber mais sobre o assunto? Continue lendo o conteúdo abaixo.

estratégias de marketing e vendas

Quais as principais estratégias de marketing?

Pensando primariamente na eficiência a curto prazo, o tecnologo em marketing passa a traçar estratégias voltadas para os mecanismos de busca.

Apesar de existirem divulgações offline, das quais podem compensar para determinados serviços, atualmente colocar a empresa numa posição de destaque no Google será a preocupação inicial.

Por esta razão, três das principais estratégias de marketing atual incluem:

Inbound Marketing

O Inbound Marketing é a estratégia para gestão de marketing mais utilizada entre as empresas, mas também aquela com maiores resultados e durabilidade estendida. Pensando na reputação a longo prazo, o Inbound consiste em técnicas de funil de venda para gerar valor ao cliente.

Ou seja, através de interações e técnicas online, a gestão de marketing cria um funil de vendas com intuito de atrair leads, convertê-los em clientes, fechar negócio e encantar, ou fidelizar.

Por exemplo, um tecnologo em marketing vai compreender com maior propriedade como utilizar técnicas de SEO para promover uma prospecção melhor de leads, assim como funciona o processo de fidelização.

Todo esse processo pode ser feito com maior propriedade através de formas orgânicas, isto é, postagens bem elaboradas, conteúdos ricos em informações, atendimento personalizado para cada cliente, gerando valor reputacional e duradouro ao público-alvo (e nos mecanismos de busca).

Outbound Marketing

O Outbound Marketing, no entanto, é uma forma menos orgânica de chamar atenção de leads, pois funciona através de anúncios pagos, por exemplo.

Enquanto o Inbound Marketing confia na construção orgânica do reconhecimento e na geração gradual de resultados, o Outbound Marketing é algo imediatista.

Assim como notado por profissionais tecnologo em marketing, os resultados do Outbound Marketing, de fato, são mais instantâneos, mas costumam ter valor menos perene a longo prazo, sendo uma solução que depende 100% da comunicação pós-venda para fidelizar os clientes atraídos pela propaganda.

Redes sociais

Uma das estratégias para gestão de marketing em vigência mais populares do momento, e com maior potencial de crescimento, está nas redes sociais e na elaboração de postagens e interações elaboradas especificamente para o momento.

O crescimento através das redes sociais depende do segmento e do entendimento dos profissionais tecnologo em marketing e de social media das tendências, assim adaptando a comunicação virtual da empresa com o que os mecanismos de pesquisa demandam.

Por exemplo, a forma como postagens são elaboradas, o uso de hashtags, emojis, o tipo de conteúdo que interessará ao público-alvo, como usar as diretrizes da plataforma ao seu favor, tudo isso pede por acompanhamento de profissionais especializados em redes sociais.

No curso tecnico marketing, as estratégias para redes sociais são bem exploradas e sua importância é pontuada. Contudo, nada é 100% idêntico, logo a empresa precisa estar sempre se atualizando em relação às demandas da própria plataforma e dos clientes.

Como montar a sua estratégia de marketing e vendas?

Todas as estratégias mencionadas podem ser utilizadas simultaneamente ou individualmente pela empresa, mas para conseguir aplicá-las é necessário uma compreensão bastante exata da visão, missão e valores do empreendimento, assim como a persona e recursos disponíveis.

Para elaborar uma estratégia de gestão de marketing funcional, assim como as pensadas pelos responsáveis pela administração de marketing das principais empresas no seu segmento, é necessário seguir 4 critérios gerais:

  • Conheça seu público-alvo;
  • Realize pesquisas constantes sobre o segmento abordado;
  • Priorize o aprimoramento do funil de vendas;
  • Dê ênfase à comunicação eficiente entre empresa e cliente.

A comunicação interna também é um fator-chave para o bom crescimento do empreendimento. Já que não há como elaborar estratégias externas, se não houver essa harmonia interna.

Qual a importância e benefício de uma gestão de marketing bem definida?

Pensando em empresas que mantiveram a reputação intacta ao longo dos anos, pode-se pontuar a importância de um marketing eficiente durante todo esse período. Assim como a valorização de colaboradores que fortalecem a imagem da empresa, como tecnologo em marketing e outras áreas responsáveis pela comunicação.

O marketing (digital ou tradicional) funciona como uma bússola, oferecendo um norte de crescimento e reconhecimento para a empresa. Logo, a graduação marketing sempre será bem-vinda para valorizar essa ferramenta em constante evolução.

Alguns dos benefícios de uma gestão de marketing bem definida incluem:

  • Recursos melhor aplicados;
  • Segmentação eficiente;
  • Previsão e adaptação às mudanças no segmento;
  • Otimização no desenvolvimento de serviços e produtos;
  • Coerência absoluta na comunicação geral do empreendimento.

Uma boa gestão de marketing valoriza a marca, tornando-a um case de sucesso para o segmento abordado. Uma reputação bem construída possui uma base firme, o que torna mais fácil firmar o valor de mercado no futuro.