A Gestão de Startups é um dos cursos mais relevantes dentro de um antro com grandes mercados ascendentes.

O Brasil é um dos países no Top 10 nações com maior crescimento no empreendedorismo, segundo pesquisa realizada pelo GEM (Global Entrepreneurship Monitor) em 2021. Isso significa que há espaço e mercado para crescimento de startups e outros segmentos do empreendedorismo digital.

Tendo um mercado amplo e receptivo aos novos nomes e ideias, fica a cargo do empreendedor e visionário colocar esse plano em prática. 

O solo fértil faz surgir a necessidade de aprender mais sobre a gestão de startups e empreendedorismo digital, promovendo um crescimento ainda mais sustentável da porcentagem positiva de pessoas bem-sucedidas.

Quer aprender um pouco mais sobre o básico de como começar a otimizar a gestão de startups? Continue lendo o conteúdo abaixo.

gestão de startups

O que é Gestão de Startups?

Antes de mais nada, é prudente compreender o que é a Gestão de Startups e, só então, mergulhar nas estratégias mais populares do momento para o empreendedorismo digital.

A gestão de startups é um segmento empresarial que conta com uma junção de outras áreas, assim aprimorando a visão do empreendedor para conseguir analisar as necessidades de cada função e investimento.

As técnicas mais utilizadas na Gestão de Startups torna possível administrar financeiramente, empresarialmente, administrativamente, entre outras áreas, o empreendimento, obtendo resultados positivos através da modernização e aprimoramento.

Assim, o empreendedorismo digital abraça entre seus interesses e estudos a administração, marketing online, atendimento ao público, RH, financeiro, etc, para gerir eficientemente e pensando nos resultados a curto, médio e longo prazo.

Como gerenciar cada fase da sua startup?

Entendendo bem o que é a gestão de startups, pode-se discutir com mais precisão cada fase da elaboração e detalhes dessa fundamentação com pontos específicos a serem anotados.

Vale a pena lembrar que toda startup é um empreendimento, mas nem todo empreendimento é uma startup. Em um curso sobre empreendedorismo digital, exploram bastante essa diferença.

O que caracteriza uma startup é o tom de inovação, logo um serviço inédito no mercado, um produto que está começando a ser comercializado agora, todos constituem a startup.

Para gerenciar uma startup eficientemente, é necessário levar em conta que haverá pelo menos 4 fases nesse processo:

Ideação

Dentro do empreendedorismo digital, a primeira fase é a da ideação, ou seja, a criação de soluções a partir do zero, a fundação das primeiras ideias que levarão ao funcionamento apropriado das estruturas seguintes.

Pensando que os dados precisam ser analisados rapidamente, mas eficientemente, a técnica MVP (Minimum Viable Product) acaba sendo uma das mais recomendadas. Nela, você identifica a necessidade, elabora a hipótese, começa o desenvolvimento ágil, passa a validar e testar o protótipo com clientes selecionados.

Para aplicar em uma startup, é preciso ter a receita necessária e os primeiros investimentos estimados.

Parte das terminologias e siglas, além de técnicas especializadas de análise e registro de dados, são ensinadas no curso de gestão e empreendedorismo.

Operação

A empresa tendo passado pela ideação, passa-se então para a operação, ou seja, contratação de colaboradores, divulgações, prospecção de clientes e aplicação dos investimentos capitais.

Nesta fase, a elaboração do modelo de negócios pode ser o diferencial da startup. Alguns pontos a serem avaliados nesse período devem incluir o ticket médio, o custo de aquisição por cliente, custo e a taxa por clique, análise de churn rate (cancelamento) e a receita de novos clientes.

O empreendedorismo digital é uma área de estudo relevante desde o primeiro momento da ideação, mas ganha ainda mais espaço na operação, pois lida com uma infinidade de pontos técnicos específicos de marca completamente atuantes no antro online.

Tração

Assim como pontuado no curso de startup, o momento de tração é o de crescimento. O motor de tração de um carro faz ele acelerar, o motor de tração de uma startup faz ela lucrar.

Para gerar a tração, o empreendedor deverá entender e valorizar aquilo que faz a máquina funcionar a todo vapor.

Também é importante avaliar o que poderá atrapalhar no futuro e, assim, fortalecer aquilo que gera resultado e aos poucos ir aprimorando cada área. Esses fatores são absolutamente imprevisíveis dentro do empreendedorismo digital, por isso a observação do nicho deve ser constante.

Scale-Up

O scale-up ainda constitui o processo de crescimento, mas agora voltado ao ponto de fidelização e atração de novos clientes.

Aqui profissionais de marketing passam a auxiliar na gestão de startup, pois para chamar atenção e fortalecer a imagem da marca, é necessário torná-la visível nas redes sociais. Para isso, os métodos de growth hacking são úteis, criando conteúdos bem elaborados, de acordo com o formato demandado pelo Google.

O empreendedorismo digital confia plenamente no bom desempenho nas ferramentas de busca, por isso técnicas de SEO acabam sendo de suma importância para o bom empreendedor e gestor de startup.

Como agilizar e modernizar a gestão da sua startup?

Tendo entendido cada uma das fases de gerenciamento de uma startup, o empreendedor passa a compreender formas de agilizar determinados processos que podem ser automatizados.

Sendo assim, cinco dicas para modernizar e agilizar a gestão de startup incluem:

  • Aprenda a identificar os principais desafios;
  • Escolha usar metodologias de maior eficiência;
  • Descubra um bom padrão de gerenciamento;
  • Integre processos;
  • Encontre boas ferramentas para a produtividade.

Assim como pontuado no curso empreendedor digital, um dos pontos mais importantes para o dono de startup é justamente conhecer bem o próprio negócio, desta forma conseguindo identificar o que está atrapalhando o processo de crescimento.

Ferramentas podem facilitar no processo de integração de tarefas, o que pode auxiliar na gestão de tempo utilizados pelos profissionais. Assim como pelo próprio gestor de uma marca focada no empreendedorismo digital.

O ponto mais importante para o sucesso de uma startup está no reforço da cultura interna da organização. Porque, no final, a metodologia de gerenciamento e o incentivo são parte dela e precisam sempre ser ressaltados e vividos.